Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0668 - Som II
Sound Recording Mixing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Conhecer as características da audição humana e suas implicações na percepção da trilha sonora audiovisual.
Conhecer a notação decibel.
Conhecer os processos de calibragem e padronização das salas de exibição e salas de mixagem.
Conhecer as técnicas de captação e registro do som sincrônico em plataformas multipista.
Conhecer técnicas de captação e registro sonoro estereofônico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
780731 - João Baptista Godoy de Souza
 
Programa Resumido
Captação e registro do som sincrônico, características da audição humana e os processos de registro sonoro.
 
 
 
Programa
A fisiologia da audição. Fenômenos psicoacústicos. 
Curva do limiar da audição. Curva de igual sonoridade, o trabalho de Fletcher e Munson.
A notação decibel: dBU, dBV e dBSPL.
Processos de calibragem de estúdios de som.
Primeiras experiências em gravação de som sincrônico em plataformas multipista. Jim Weeb: A captação de som sincrônico multipista nos filmes de Robert Altman.
Técnicas avançadas de captação e registro do som sincrônico. A captação de som direto nos longas-metragens Contra Todos e Antônia.
Estratégias de captação e registro sonoro estereofônico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas participativas.
Exibição e análise de material audiovisual.
Audição e análise de material de áudio.
Exercícios de realização.
Critério
Apresentação de seminário.
Entrega de relatório de atividade prática de realização audiovisual.
Avaliação escrita.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou avaliação escrita.
 
Bibliografia
     
FLORES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013.

GUERRA, Samuel Larson. Pensar el sonido: una introducción a la teoria y la práctica del lenguage sonoro cinematográfico. México: UNAM, centro Universitario de Estudios Cinematográficos, 2010.

HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. Boston: Focal Press, 2002.

LABRADA, Jeronimo. Registro sonoro: técnica básica. San Antonio de Los Baños: Escola Internacional de cine y TV, 1989.

LOBRUTO, Vincent. Interviews with creators of film sound. Westport: Praeger Publishers, 1994.

PASQUARIELO, Nicholas. Sound of movies: interviews with the creators of Feature Sound Tracks. San Francisco: Port Bridge Books, 1997.

SOUZA, João Baptista Godoy de. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros “Contra todos” e “Antônia”: a técnica e o espaço criativo. 2100. Tese (Doutorado em Cinema) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

YEWDALL, David Lewis. Practical art of motion picture sound. Boston: Focal Press, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0668

Clique para consultar o oferecimento para CTR0668

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP