Conhecer as características da audição humana e suas implicações na percepção da trilha sonora audiovisual.Conhecer a notação decibel.Conhecer os processos de calibragem e padronização das salas de exibição e salas de mixagem. Conhecer as técnicas de captação e registro do som sincrônico em plataformas multipista.Conhecer técnicas de captação e registro sonoro estereofônico.
Captação e registro do som sincrônico, características da audição humana e os processos de registro sonoro.
A fisiologia da audição. Fenômenos psicoacústicos. Curva do limiar da audição. Curva de igual sonoridade, o trabalho de Fletcher e Munson.A notação decibel: dBU, dBV e dBSPL.Processos de calibragem de estúdios de som.Primeiras experiências em gravação de som sincrônico em plataformas multipista. Jim Weeb: A captação de som sincrônico multipista nos filmes de Robert Altman. Técnicas avançadas de captação e registro do som sincrônico. A captação de som direto nos longas-metragens Contra Todos e Antônia.Estratégias de captação e registro sonoro estereofônico.
FLORES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013.GUERRA, Samuel Larson. Pensar el sonido: una introducción a la teoria y la práctica del lenguage sonoro cinematográfico. México: UNAM, centro Universitario de Estudios Cinematográficos, 2010.HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. Boston: Focal Press, 2002.LABRADA, Jeronimo. Registro sonoro: técnica básica. San Antonio de Los Baños: Escola Internacional de cine y TV, 1989. LOBRUTO, Vincent. Interviews with creators of film sound. Westport: Praeger Publishers, 1994.PASQUARIELO, Nicholas. Sound of movies: interviews with the creators of Feature Sound Tracks. San Francisco: Port Bridge Books, 1997.SOUZA, João Baptista Godoy de. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros “Contra todos” e “Antônia”: a técnica e o espaço criativo. 2100. Tese (Doutorado em Cinema) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.YEWDALL, David Lewis. Practical art of motion picture sound. Boston: Focal Press, 2007.