O curso oferece os conhecimentos básicos de produção criativa, desde a definição da função do produtor criativo, até a dinâmica de trabalho de uma equipe realização audiovisual, as várias funções de uma equipe e sua relação com os vários departamentos - produção, foto, som e arte. São apresentadas as fases de uma produção: desenvolvimento, pré-produção, produção, pós-produção e finalização. É apresentada a metodologia para o trabalho de produção, com análise técnica, montagem de cronograma de filmagem, ordem do dia e o trabalho do assistente de direção. Abordamos também questões de direito autoral e sua ligação com a obra audiovisual. Os alunos tem como atividade de extensão a produção de filmes de curta-metragem voltados para a comunidade externa à USP.
Introdução à produção, conceitos teóricos e suas aplicações práticas são apresentados em aulas expositivas e testados em exercícios práticos. As atividades de extensão representam 20 horas do total de horas trabalho do curso.
Conhecer o trabalho de uma equipe de produção e sua dinâmica de trabalho. Entender o trabalho do produtor, do produtor executivo e da equipe de produção. Entender como se estrutura o trabalho de preparação e pré-produção. Oferecer noções básicas necessárias para o entendimento de direito autoral e direito de imagem. Unidades temáticas: Produção criativa Introdução ao trabalho de realização. Realização audiovisual. Planejamento de produção
Filmes: •Living in Oblivion – Diretor: Tom Di Cillo, DVD, 1995 – em inglês com legendas. Bibliografia Principal: • PARDO, ALEJANDRO - El productor creativo: ¿tautología o excepción? em Felici, Javier Marzal & Gómez, Francisco Javier eds El productor y la producción en la industria cinematográfica, Madrid, Editorial Complutense, S. A., 2009. • DIAS, Adriana; BRITZ, Iafa; BRAGA, Rodrigo Saturnino, FILM BUISINESS – O NEGÓCIO DO CINEMA, Elsevier Editora, 2010 • HONTHANER, Eve Light. The complete film production handbook. Focal Press, 2001. • RODRIGUES, Chris - O Cinema e a Produção: para quem gosta, faz ou quer ou fazer Cinema. • SILVER, ALAIN. The Film Director’s Team, 2002. • SINGLETON, Ralph S. Film Budgeting. Lone Eagle, 1989. • SINGLETON, Ralph S. Film Scheduling. Lone Eagle, 1989. • Bibliografia Secundária: • BAUMGARTEN, Paul A. Producing, Financing and Distributing Film, A comprehensive legal and business guide, Limelight Editions, 1992. • BLUMENTAL, Howard; GOODENOUGH, Oliver. This Business of Television. Billboard Books, 1997. • COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. SP, FTD, 1998. • DANIELS, BILL & LEEDY, DAVID and SILLS, STEVEN D. Movie Money – Understanding Hollywood’s (creative) ACCOUNTING PRACTICES, Silman-James Press, Los Angeles, 1998. • DURIE, John. Marketing and Selling your Film Around the World, A guide for independent Filmmakers, Los Angeles, Silman-James Press. • FILHO, DANIEL. O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2003. • KATZ, STEVEN D. Film Directing Shot by Shot – Visualizing from Concept to Screen. Michael Wiese Productions, CA, 1991. • LOBRUTO, Vincent. The filmmakers guide to production design, Allworth Press, 2002. • Manual do Produtor, ANCINE. Disponível no website www.ancine.gov.br • PRESTON, WARD. What an Art Director Does – An introduction to Motion Picture Production Design, Silman-James Press, Los Angeles, 1994. • PUTTNAM, DAVID. Movies and Money, Vintage Books, New York, 1999. • RABIGER, MICHAEL. Directing – Film Techniques and Aesthetics Focal Press, 1989. • RABIGER, MICHAEL. Directing the Documentary, Focal Press, 2nd Edition, 1992. • ROSEN, DAVID with HAMILTON, PETER. Off Hollywood – The Making and Marketing of Independent Films, Grove Weidenfield, New York, 1990. • SQUIRE, JASON E. The Movie Business Book, Fireside, NY, 1992.