Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0669 - Administração e Produção Audiovisual I
Producing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa oferecer aos alunos conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual e seu mercado de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
60853 - Luiz Augusto Duarte Dantas
 
Programa Resumido
Introdução à produção, conceitos teóricos e suas aplicações práticas são apresentados em aulas expositivas e testados em exercícios práticos.
 
 
 
Programa
Marketing cinematográfico: o que é; como funciona o mercado internacional; comparação com o mercado brasileiro; marketing cultural – distorção ou vantagem. O cinema como negócio: introdução; segmentos e janelas; distribuição para salas, vídeo, TV paga, cabo, TV aberta, sindication; circuito exibidor – mercado e estrutura. O mercado publicitário: dimensão do mercado; produção; agências de publicidade; contato; orçamento; ética.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas, projeções, palestras e atendimento individual e em grupo.
Critério
Participação nas aulas. Exercícios e trabalhos programados.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto, no prazo regulamentar estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
Filmes:
•Living in Oblivion – Diretor: Tom Di Cillo, DVD, 1995 – em inglês sem legendas.

Bibliografia Principal:

•CHURCHILL, SHARAL. The Indie Guidebook to Music Supervision, Filmic Press, Los Angeles, 2002.
•HONTHANER, Eve Light. The complete film production handbook. Focal Press, 2001.
•RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
•SILVER, ALAIN. The Film Director’s Team, 2002.
•SINGLETON, Ralph S. Film Budgeting. Lone Eagle, 1989.
•SINGLETON, Ralph S. Film Scheduling, Film Budgeting Workbook, Lone Eagle, 1989.
•SINGLETON, Ralph S. Film Scheduling. Lone Eagle, 1989.

Bibliografia Secundária:

•BAUMGARTEN, Paul A. Producing, Financing and Distributing Film, A comprehensive legal and business guide, Limelight Editions, 1992.
•BLUMENTAL, Howard; GOODENOUGH, Oliver. This Business of Television. Billboard Books, 1997.
•COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. SP, FTD, 1998.
•DANIELS, BILL & LEEDY, DAVID and SILLS, STEVEN D. Movie Money – Understanding Hollywood’s (creative) ACCOUNTING PRACTICES, Silman-James Press, Los Angeles, 1998.
•DURIE, John. Marketing and Selling your Film Around the World, A guide for independent Filmmakers, Los Angeles, Silman-James Press.
•FILHO, DANIEL. O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2003.
•FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro, produtos e serviços. Quality Mark ed., 1998. (11ª ed.)
•GAINES, Philip & RHODES, J. DAVID. Hollywood on $5,000, $10,000, or $25,000 a Day – The Survival Guide for Low-Budget Filmmakers, Silman-James Press, Los Angeles, 1994.
•KATZ, STEVEN D. Film Directing Shot by Shot – Visualizing from Concept to Screen. Michael Wiese Productions, CA, 1991.
•LOBRUTO, Vincent. The filmmakers guide to production design, Allworth Press, 2002.
•Manual do Produtor, ANCINE. Disponível no website www.ancine.gov.br
•PRESTON, WARD. What an Art Director Does – An introduction to Motion Picture Production Design, Silman-James Press, Los Angeles, 1994.
•PUTTNAM, DAVID. Movies and Money, Vintage Books, New York, 1999.
•RABIGER, MICHAEL. Directing – Film Techniques and Aesthetics Focal Press, 1989.
•RABIGER, MICHAEL. Directing the Documentary, Focal Press, 2nd Edition, 1992.
•ROSEN, DAVID with HAMILTON, PETER. Off Hollywood – The Making and Marketing of Independent Films, Grove Weidenfield, New York, 1990.
•SQUIRE, JASON E. The Movie Business Book, Fireside, NY, 1992.
•VOGEL, Harold L. Entertainment Industry Economics. Cambridge Univ. Press, 1986.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0669

Clique para consultar o oferecimento para CTR0669

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP