Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0669 - Administração e Produção Audiovisual I
Producing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Esta disciplina visa oferecer aos alunos conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual e seu mercado de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
60853 - Luiz Augusto Duarte Dantas
 
Programa Resumido
Introdução à produção, conceitos teóricos e suas aplicações práticas são apresentados em aulas expositivas e testados em exercícios práticos.
 
 
 
Programa
Marketing cinematográfico: o que é; como funciona o mercado internacional; comparação com o mercado brasileiro; marketing cultural – distorção ou vantagem. O cinema como negócio: introdução; segmentos e janelas; distribuição para salas, vídeo, TV paga, cabo, TV aberta, sindication; circuito exibidor – mercado e estrutura. O mercado publicitário: dimensão do mercado; produção; agências de publicidade; contato; orçamento; ética.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas, projeções, palestras e atendimento individual e em grupo.
Critério
Participação nas aulas. Exercícios e trabalhos programados.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto, no prazo regulamentar estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
Filmes:
•Living in Oblivion – Diretor: Tom Di Cillo, DVD, 1995 – em inglês com legendas. Bibliografia Principal:
•	PARDO, ALEJANDRO - El productor creativo: ¿tautología o excepción? em Felici, Javier Marzal & Gómez, Francisco Javier eds El productor y la producción en la industria cinematográfica, Madrid, Editorial Complutense, S. A., 2009.
•	DIAS, Adriana; BRITZ, Iafa; BRAGA, Rodrigo Saturnino, FILM BUISINESS – O NEGÓCIO DO CINEMA, Elsevier Editora, 2010
•	HONTHANER, Eve Light. The complete film production handbook. Focal Press, 2001. 
•	RODRIGUES, Chris - O Cinema e a Produção: para quem gosta, faz ou quer ou fazer Cinema. 
•	SILVER, ALAIN. The Film Director’s Team, 2002. 
•	SINGLETON, Ralph S. Film Budgeting. Lone Eagle, 1989. 
•	SINGLETON, Ralph S. Film Scheduling. Lone Eagle, 1989. 
•	
Bibliografia Secundária:
•	BAUMGARTEN, Paul A. Producing, Financing and Distributing Film, A comprehensive legal and business guide, Limelight Editions, 1992.
•	BLUMENTAL, Howard; GOODENOUGH, Oliver. This Business of Television. Billboard Books, 1997.
•	COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. SP, FTD, 1998.
•	DANIELS, BILL & LEEDY, DAVID and SILLS, STEVEN D. Movie Money – Understanding Hollywood’s (creative) ACCOUNTING PRACTICES, Silman-James Press, Los Angeles, 1998.
•	DURIE, John. Marketing and Selling your Film Around the World, A guide for independent Filmmakers, Los Angeles, Silman-James Press.
•	FILHO, DANIEL. O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2003.
•	KATZ, STEVEN D. Film Directing Shot by Shot – Visualizing from Concept to Screen. Michael Wiese Productions, CA, 1991.
•	LOBRUTO, Vincent. The filmmakers guide to production design, Allworth Press, 2002.
•	Manual do Produtor, ANCINE. Disponível no website www.ancine.gov.br
•	PRESTON, WARD. What an Art Director Does – An introduction to Motion  Picture Production  Design, Silman-James Press, Los Angeles, 1994.
•	PUTTNAM, DAVID. Movies and Money, Vintage Books, New York, 1999.
•	RABIGER, MICHAEL. Directing – Film Techniques and Aesthetics Focal Press, 1989.
•	RABIGER, MICHAEL. Directing the Documentary, Focal Press, 2nd Edition, 1992.
•	ROSEN, DAVID with HAMILTON, PETER. Off Hollywood – The Making and Marketing of Independent Films, Grove Weidenfield, New York, 1990.
•	SQUIRE, JASON E. The Movie Business Book, Fireside, NY, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0669

Clique para consultar o oferecimento para CTR0669

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP