Introduzir os alunos nos princípios teóricos e práticos da montagem de obras audiovisuais. Como atividade de extensão, é proposta a edição de um filme de curta-metragem voltado à comunidade externa à Universidade. A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas trabalho do curso.
Introdução à teoria e à prática da montagem audiovisual.
1. Introdução à montagem cinematográfica. Montagem narrativa, montagem discursiva e de correspondências. 2. Griffith e Pudovkin: constituição do cinema narrativo clássico a partir da montagem. 3. Conceitos fundamentais da teoria da montagem de S.M. Eisenstein. 4. André Bazin e a montagem proibida: plano-sequência / profundidade de campo. 5. Novos realismos no cinema mundial dos anos 2000. 6. Introdução à prática de montagem digital.
Amiel, Vincent (2007), Estética da montagem. Lisboa: Texto e Grafia. Bazin, André (2014), O que é o cinema?. São Paulo: Cosac & Naify. Bordwell, David & Thompson, Kristin (2004), “Editing”, in Film Art: An Introduction. New York: McGraw Hill. Burch, Noël (1992), “Como se articula o espaço-tempo”, in Práxis do cinema. São Paulo: Editora Perspectiva. Catálogo da Mostra A montagem no Cinema. CCBB SP, 2005. Dancyger, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. RJ: Elsevier, 2003. Eisenstein, S.M. O Sentido do filme, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990. Eisenstein, S.M. A forma do filme, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990. Michelson, Annette. Kino-Eye: the writings of Dziga Vertov. California, USA, University of California Press, 1984. Mourão, Maria Dora e Leone, Eduardo. Cinema e montagem. SP: Brasiliense, 1987. Murch, Walter. Num piscar dos olhos. RJ: Zahar, 2004.