Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0673 - Legislação e Mercado Audiovisual
Audiovisual Industry and Legislation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2000 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Oferecer conteúdos de legislação e mercado audiovisual, e sobretudo relacionados com a interdependência entre eles.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53372 - Carlos Augusto Machado Calil
 
Programa Resumido
Ver programa.
 
 
 
Programa
1. Cinema – Estudo da legislação brasileira, desde os primórdios da intervenção estatal no setor cinematográfico até o presente momento. Análise dos mecanismos de incentivo fiscal à disposição da indústria do audiovisual. Legislação comparada: Alemanha, França, Espanha e Inglaterra. 
Histórico da indústria internacional de cinema, a partir do modelo consagrado por Hollywood. O papel nela exercido pelos produtores (Irving Thalberg, David O. Selznick), produtores-realizadores (John Ford, Alfred Hitchcock, Frank Capra) e pelas companhias majors. A evolução para o modelo da produção independente. Mecanismos de financiamento, sistemas de distribuição, organização da exibição. A política exterior da indústria americana: monopólio e livre comércio.
Tentativas de implantação da indústria de cinema no Brasil. Estudos de caso: a Vera Cruz e a Embrafilme.
O filme enquanto produto e sua difusão por meio das novas tecnologias. Tentativa de esboçar o perfil do público brasileiro. Economia do audiovisual.
2. Rádio e Televisão – A legislação das telecomunicações, da radiodifusão e da TV a cabo. O Código de Telecomunicações em vigor e o projeto de sua reforma visando à democratização. Normas e leis referentes à profissão de radialista. A ética profissional no radialismo. Os mercados da televisão aberta, da televisão por assinatura, do rádio AM e FM. A Internet como futuro mercado. Controles de audiência. Vendas de quotas de patrocínio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, pesquisas.
Critério
Prova escrita, breve ensaio sobre um dos aspectos abordados em aula.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: C I N E M A 
AMÂNCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme. Niterói, EdUFF, 2000.
BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do Cinema Brasileiro. SP, Annablume, 1995.
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BORDWELL, David; STAIGER, Janet; THOMPSON, Kristin. The classical Hollywood cinema. New York, Columbia University Press, 1985.
BRITZ, Iafa; BRAGA, Rodrigo Saturnino; LUCA, Luiz Gongaza de. Film business, o negócio do cinema. RJ, Elsevier editora, 2010.
CALIL, C.A. A Vera Cruz e o mito do cinema industrial, em Vera Cruz, imagens e história do cinema brasileiro. SP, @books, 2002.
_____. Cinema e indústria, em: O cinema no século. RJ, Imago, 1996.
_____. O dono do chapéu, em: revista CineMais, RJ, 1o trimestre, pp. 97-111, 1999.
_____. Panorama histórico da produção de filmes no Brasil, em: Estudos de cinema, PUC/SP, n. 3, pp. 13-34, 2000.
CRETON, Laurent. Économie du cinéma: perspectives stratégiques. Paris, Nathan, 1994.
FITZGERALD, F. Scott, O último magnata. (The last tycoon)
GATTI, André. Embrafilme e o cinema brasileiro. Endereço:
http://www.centrocultural.sp.gov.br/cadernos/lightbox/lightbox/pdfs/Embrafilme.pdf 
GREGORY, Mollie. Making films your business. New York, Schocken Books, 1979.
GUBACK, Thomas H. La industria internacional del cine. Madrid, Fundamentos, 1980.
JOHNSON, Randal. The film industry in Brazil. Pittsburgh, University of Pittsburgh Press, 1987.
________. The Nova Republica and the crisis in Brazilian Cinema, em: Latin American Research Review, vol. XXIV, no 1, 1989.
MARSON, Melina Izar. Cinema e políticas de Estado. Da Embrafilme à Ancine. SP, Escrituras, 2009.
VV.AA. Cinema no mundo – América Latina. SP, Escrituras, 2007.
_____ . Cinema no mundo – Europa. São Paulo, Escrituras, 2007.
 _____. Cinema e economia política. SP, Escrituras, 2009. (Alessandra Meleiro, org.)
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ROFEKAMP, Jan. How to sell your short films. Montreal: I.S.F.C., 1989.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Uma situação colonial? SP, Companhia das Letras, 2016. 
SCHATZ, Thomas. O gênio do sistema. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.
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SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo: Annablume, 2008.
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SQUIRE, Jason. The movie business book. Nova York: Fireside, 1992.
VAZ, Toninho. O rei do cinema. RJ, Record, 2008.
VIDAL, Gore. De fato e de ficção. SP, Cia. das Letras, 1987. 
VV.AA. Cinema e mercado. Alessandra Meleiro (org.).  SP, Escrituras, 2009 (capítulos I, II, III, V e VI) + BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Brasileiro: propostas para uma história. SP, Companhia das Letras, 2009 (texto “Cinema e Estado” pp. 173-181).
XAVIER, Ismail (org.). O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
ZAVERUCHA, Vera. Lei do Audiovisual passo a passo. BSB; RJ, Ministério da Cultura, 1997.

Bibliografia básica: R Á D I O & T E L E V I S Ã O & M Í D I A
BUCCI, Eugênio (org). A TV aos 50. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2000. 
CÓDIGO de Telecomunicações. Brasília, Congresso Nacional.
GILDER, George. Vida após a televisão; vencendo a revolução digital. RJ, Ediouro, 1996.
HAMBURGER, Esther. “Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no cotidiano”, em: História da vida privada no Brasil, 4, pp. 439-487. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
HOINEFF, Nelson. A nova televisão. RJ, Relume Dumará, 1996.
WU, Tim. The Attention Merchants. Nova York: Vintage Books, 2016.
WU, Tim. Blind Spot: the attention economy and the law. Antitrust Law Journal, Nova York, v. 82, p. 771-809, 2019 (2017).
 

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