Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0682 - Rádio e Mídias Sonoras III
Radio and Sound Media III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
a disciplina Rádio e Mídias Sonoras III busca três objetivos fundamentais:

1) oferecer aos alunos uma experiência mais aprofundada no âmbito da produção radiofônica através da realização de trabalhos mais complexos. Esses trabalhos serão preferencialmente selecionados entre os roteiros produzidos na disciplina Rádio e Mídias Sonoras II. A partir da produção destes trabalhos será desenvolvida uma discussão mais consistente sobre aspectos da produção radiofônica em si, especialmente direção de atores e locutores, produção de ambientes e efeitos sonoros e produção de trilha musical.

2) Oferecer aos alunos uma experiência prática no âmbito da produção musical.

3) Oferecer um referencial teórico mais elaborado na área de linguagem radiofônica com o objetivo de subsidiar a produção a ser realizada.

4) Oferecer aos alunos uma discussão geral sobre o uso da trilha musical no cinema.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2560191 - Eduardo Vicente
 
Programa Resumido
Panorana da teoria radiofônica, panorama histórico do radiodrama e da música popular e erudita.
 
 
 
Programa
• Teoria de rádio, enfocada principalmente na produção de autores como Brecht, Arnheim, Schafer, Schaeffer e Balsebre
• O radiodrama e seus principais autores: Brecht, Beckett, Durhenmatt e Cortázar, entre outros.
• Produção de peças radiofônicas ficcionais e/ou experimentais.
• Captação e produção de ambientes e efeitos sonoros.
• História da música ocidental: audição de obras significativas.
• História do jazz e do blues: audição de obras significativas.
• História da MPB: audição de obras significativas.
• Direitos autorais no meio musical – direitos de edição, rádio, cinema e TV.
• Panorama da indústria fonográfica no Brasil e no mundo.
• A veiculação musical no rádio e na internet.
• Visita a emissoras de rádio em AM e FM
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizados dois trabalhos para a avaliação dos alunos: 1) Programa radiofônico ao vivo de produção coletiva valendo até 4.0 pontos. 2) Programa radiofônico ficcional ou experimental valendo até 6.0 pontos (em grupos de até 6 alunos)
Critério
Participação nas aulas; realização de trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
Será considerada para recuperação a realização de prova escrita valendo até 10.0 pontos.
 
Bibliografia
     
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofónica. Barcelona, Editorial Gustavo Gilli, 1980.

BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofónico. Madrid: Catedra, 2000

BENNETT, Roy Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986

HERZHAFT, Gerard. Blues. Campinas: Papirus, 1998

MEDITSCH, Eduardo. Teorias do Rádio. Porto Alegre Insular-Intercom, 2006

SCHAFER, R. Murray. Afinação do Mundo. São Paulo: UNESP, 2001.

SCHAEFFER, P. Ensaio Sobre o Rádio e o Cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942. Belo Horizonte: editora UFMG, 2010.

SEVERIANO, J. e HOMEM DE MELLO, Z. A Canção no Tempo. São Paulo: Editora 34, 2001

SPERBER, George B (org.). Introdução à Peça Radiofônica. São Paulo, EPU, 1980.
 

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