a disciplina Rádio e Mídias Sonoras III busca três objetivos fundamentais: 1) Oferecer aos alunos uma experiência mais aprofundada no âmbito da produção radiofônica através da realização de trabalhos mais complexos. A partir da produção destes trabalhos será desenvolvida uma discussão mais consistente sobre aspectos da produção radiofônica em si, especialmente direção de atores e locutores, produção de ambientes e efeitos sonoros e produção de trilha musical. 2) Oferecer aos alunos uma experiência prática no âmbito da produção musical. 3) Oferecer um referencial teórico mais elaborado na área de linguagem radiofônica com o objetivo de subsidiar a produção a ser realizada. 4) Oferecer aos alunos uma discussão geral sobre o uso da trilha musical no cinema. Como atividade de extensão, é proposta a produção de um podcast voltado à comunidade externa à Universidade. A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso.
Panorana da teoria radiofônica, panorama histórico do radiodrama e da música popular e erudita.
• Teoria de rádio, enfocada principalmente na produção de autores como Brecht, Arnheim, Schafer, Schaeffer e Balsebre • O radiodrama e seus principais autores: Brecht, Beckett, Durhenmatt e Cortázar, entre outros. • Produção de peças radiofônicas ficcionais e/ou experimentais. • Captação e produção de ambientes e efeitos sonoros. • História da música ocidental: audição de obras significativas. • História do jazz e do blues: audição de obras significativas. • História da MPB: audição de obras significativas. • Direitos autorais no meio musical – direitos de edição, rádio, cinema e TV. • Panorama da indústria fonográfica no Brasil e no mundo. • A veiculação musical no rádio e na internet. • Visita a emissoras de rádio em AM e FM
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofónica. Barcelona, Editorial Gustavo Gilli, 1980.BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofónico. Madrid: Catedra, 2000BENNETT, Roy Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986HERZHAFT, Gerard. Blues. Campinas: Papirus, 1998MEDITSCH, Eduardo. Teorias do Rádio. Porto Alegre Insular-Intercom, 2006SCHAFER, R. Murray. Afinação do Mundo. São Paulo: UNESP, 2001.SCHAEFFER, P. Ensaio Sobre o Rádio e o Cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942. Belo Horizonte: editora UFMG, 2010.SEVERIANO, J. e HOMEM DE MELLO, Z. A Canção no Tempo. São Paulo: Editora 34, 2001SPERBER, George B (org.). Introdução à Peça Radiofônica. São Paulo, EPU, 1980.