Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0682 - Rádio e Mídias Sonoras III
Radio and Sound Media III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
a disciplina Rádio e Mídias Sonoras III busca três objetivos fundamentais:

1) Oferecer aos alunos uma experiência mais aprofundada no âmbito da produção radiofônica através da realização de trabalhos mais complexos. A partir da produção destes trabalhos será desenvolvida uma discussão mais consistente sobre aspectos da produção radiofônica em si, especialmente direção de atores e locutores, produção de ambientes e efeitos sonoros e produção de trilha musical.

2) Oferecer aos alunos uma experiência prática no âmbito da produção musical.

3) Oferecer um referencial teórico mais elaborado na área de linguagem radiofônica com o objetivo de subsidiar a produção a ser realizada.

4) Oferecer aos alunos uma discussão geral sobre o uso da trilha musical no cinema.

Como atividade de extensão, é proposta a produção de um podcast voltado à comunidade externa à Universidade.

A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2560191 - Eduardo Vicente
 
Programa Resumido
Panorana da teoria radiofônica, panorama histórico do radiodrama e da música popular e erudita.
 
 
 
Programa
• Teoria de rádio, enfocada principalmente na produção de autores como Brecht, Arnheim, Schafer, Schaeffer e Balsebre
• O radiodrama e seus principais autores: Brecht, Beckett, Durhenmatt e Cortázar, entre outros.
• Produção de peças radiofônicas ficcionais e/ou experimentais.
• Captação e produção de ambientes e efeitos sonoros.
• História da música ocidental: audição de obras significativas.
• História do jazz e do blues: audição de obras significativas.
• História da MPB: audição de obras significativas.
• Direitos autorais no meio musical – direitos de edição, rádio, cinema e TV.
• Panorama da indústria fonográfica no Brasil e no mundo.
• A veiculação musical no rádio e na internet.
• Visita a emissoras de rádio em AM e FM
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizados dois trabalhos para a avaliação dos alunos: 1) Programa radiofônico ao vivo de produção coletiva valendo até 4.0 pontos. 2) Programa radiofônico ficcional ou experimental valendo até 6.0 pontos (em grupos de até 6 alunos)
Critério
Participação nas aulas; realização de trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
Será considerada para recuperação a realização de prova escrita valendo até 10.0 pontos.
 
Bibliografia
     
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofónica. Barcelona, Editorial Gustavo Gilli, 1980.

BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofónico. Madrid: Catedra, 2000

BENNETT, Roy Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986

HERZHAFT, Gerard. Blues. Campinas: Papirus, 1998

MEDITSCH, Eduardo. Teorias do Rádio. Porto Alegre Insular-Intercom, 2006

SCHAFER, R. Murray. Afinação do Mundo. São Paulo: UNESP, 2001.

SCHAEFFER, P. Ensaio Sobre o Rádio e o Cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942. Belo Horizonte: editora UFMG, 2010.

SEVERIANO, J. e HOMEM DE MELLO, Z. A Canção no Tempo. São Paulo: Editora 34, 2001

SPERBER, George B (org.). Introdução à Peça Radiofônica. São Paulo, EPU, 1980.
 

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