Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0687 - Som IV
Sound Editing and Re-recording Mixing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Aprofundar conhecimentos sobre a evolução da construção da trilha sonora cinematográfica no que tange a aspectos técnicos, estéticos e narrativos. Capacitar o aluno a analisar e elaborar processos sonoros de finalização de obras audiovisuais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62410 - Eduardo Simões dos Santos Mendes
 
Programa Resumido
Capacitar o aluno para fazer análise dos diferentes estilos sonoros usados na indústria do audiovisual. Apresentar ao aluno textos básicos dos estudos de som.
 
 
 
Programa
O uso da trilha sonora no cinema silencioso. O início do cinema sonoro. O sistema de representação sonoro do cinema narrativo clássico. Sistemas de gravação e edição em disco. Sistemas de gravação e edição em meios foto-sensíveis. Sistemas de gravação e edição em meio magnético. Sistemas de gravação e edição em meios digitais. Técnicas de edição de som; técnicas de mixagem, Modelos de análise do uso de som em obras audiovisuais: Eisenstein, Clair, Cavalcanti, Arnheim, Bordwell, Burch, Chion. Projeto de som. Análise do estilo de editores de som (Burt, MacDonald, Murch, Splet) e de cineastas (Altman, Godard, Hitchcock, Lynch).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas participativas.
Exibição de material audiovisual.
Audição de material de áudio.
Exercícios de realização.
Critério
Apresentação de seminário.
Avaliação escrita e/ou prática.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto prático.
 
Bibliografia
     
BORDWELL, D. e K. Thompson. Film art: an introduction. New York, Alfred A. Knopf, 1979.

CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.

________. A Audiovisão – Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2008.

________. Film, a Sound Art. New York, Columbia University, 2009.

FLORES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013.

LABRADA, Jeronimo. Registro sonoro: técnica básica. San Antonio de Los Baños: Escola Internacional de cine y TV, 1989.

HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. Boston: Focal Press, 2002.


GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies. Bloomington, Indiana University, 1998.
GORBMAN, Claudia (org), Sherk, Willian (org). Film Music 2: History, Theory, Practice. Los Angeles, Film Music Society, 2004.
MADREN, Roy P. Working cinema: learning from the masters. Belmont, Wadsworth, 1990.
OLDHAN, Gabriella. First cut: conversations with film editors. Los Angeles, University of California Press, 1995.
WEIS, Elisabeth. The silent scream: Alfred Hitchcock’s sound track. Rutherford, Fairleigh Dickson University Press, 1982.
WEIS, Elisabeth; BELTON, John (org.). Film sound: theory and practice. New York, Columbia University Pre
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0687

Clique para consultar o oferecimento para CTR0687

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP