Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0690 - Teoria do Audiovisual II
Audiovisual Theory II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Ampliar as condições de identificação e interpretação da presença social e política dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. Privilegiando a análise da significação da hegemonia da imagem eletrônica na comunicação de massa, o curso busca identificar as tendências explicativas que interligam comunicação e sociedade, política e cultura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8457842 - Mateus Araújo Silva
 
Programa Resumido
Ampliar as condições de identificação e interpretação da presença social e política dos meios de comunicação na socie-dade contemporânea
 
 
 
Programa
Comunicação e Modernidade: Elementos Fundadores. Imagem e sentido: A ressignificação cultural e a desigualdade social. Imagem e Democracia: o conflito da diferença na sociedade mediática. Imagem e Cidadania: os processos de pertencimento no espaço público. O espaço público mediático : as formas de utilização da imagem e a globalização. Comunicação e Pós-Modernidade: Elementos fundadores. A imagem, o vazio e o efêmero. A imagem, espaço e tempo do visível-invisível. Do homo sapiens ao homo videns: o saber tecnológico. A imagem no espaço público fragmentado: a identidade e a instabilidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; seminários.
Critério
Trabalhos individuais e em grupo. Participação em seminários e exposições.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto, no prazo estipulado pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
BOURDIEU, P. Sobre a Televisão. RJ, Jorge Zahar, 1996.
CALHOUN, C. Habermas and the public sphere. Massachusetts, M. I. T., 1996.
FEATHERSTONE, M. Cultura de Consumo e Pós Modernismo. Sp, Studio Nobel, 1995.
FLORIS, B. La comunication manageriale. Grenoble, P. U. G., 1996.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. SP, Loyola, 1993.
HILB, C. El Resplendor de lo publico. Caracas, Nueva Sociedade, 1994.
IANNI, O. Teorias da Comunicação. RJ, Civilização Brasileira, 1996.
JAMES, F. Espaço e imagem. RJ, Ed. UFRJ, 1994.
MARCONDES FILHO, C. e outros. Vivências eletrônicas: sonhadores e excluídos. SP, NTC; ECA/USP, 1998.
PAILLIART, I. L’Espace public et l’empire de la Communication. Grenoble, Ellug, 1995.
REQUENA, J. G. El discurso televisivo: espetaculo de la pos-modernidad. Madrid, Ed. Catedra, 1995.
SANTOS, M. e outros Território, Globalização e Fragmentação. SP, Hucitec, 1996.
SARTORI, G. Homo Videns. Buenos Aires, Ed. Taurus, 1998.
VATIMO, G. A sociedade transparente. Lisboa, Ed. Relógio d’água, 1992.
VIRILIO, P. O espaço crítico. RJ, Ed. 34, 1993.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0690

Clique para consultar o oferecimento para CTR0690

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP