Abordar as transformações ocorridas na história recente e contemporânea no panorama do cinema, da televisão e dos meios digitais, com destaque para o desenvolvimento de diversas vertentes da crítica feminista. O audiovisual se diversificou com a intensificação da circulação de repertórios multiculturais. O advento dos meios digitais, dos dispositivos móveis, das redes sociais, dos canais a cabo e das plataformas VOD intensificou a presença das imagens e sons na vida cotidiana. Esse curso-laboratório aborda esse período recente de maneira pontual, procurando desenvolver abordagens relacionais capazes de entrecruzar questões de forma, corpo, afeto e sensações com debates sobre as relações de gênero, raça e classe e implicações éticas e políticas das imagens em movimento e sons. O curso coteja obras audiovisuais e textos críticos produzidos no âmbito dos Estudos de Cinema e Audiovisual.
Estudo de formas estéticas e narrativas e de tendências da pesquisa via visualização e discussão de obras audiovisuais do repertório mundial realizadas na história recente
Discussão de obras audiovisuais e estudos críticos que procurem identificar debates e tendências contemporâneas e na história recente. O curso valoriza olhares transmidiáticos e transgênero ao mapear relações entre diversas mídias e plataformas que participam mas também transgridem as fronteiras dos espaços público e privado. Para além do gênero e das estruturas lineares, mas com relações de gênero, obras que apelam aos sentidos, que sensibilizam corpos buscam o excesso, que exploram os limites do modo melodramático, questionam os limites entre ficção e documentário, que apostam, em tom de fábula, na invenção de universos, ou na proposição de futuros. O corpus será variado incluindo obras contemporâneas e referências históricas que condensam convenções forjadas na interação entre diversas cinematografias marcadas por nacionalidades e gêneros específicos. O curso pretende levantar, sem pretender esgotar, questões relevantes para o fazer audiovisual hoje, contrastando obras experimentais e narrativas, filmes, seriados, documentários.
Aprà, Adriano. 2017. Aventura Antonioni. Rio de Janeiro: CCBB Anikó, Imre. 2016. TV Socialism. Durham: Duke University Press. Aumont, J et Al. 2005 [1983] A estética do filme. Campinas: Papirus. Aumont, J. 2008 [2007] Moderno? Como o cinema se tornou a mais singular das artes. Campinas: Papirus. Baecque, Antoine. 2010. Cinefilia. São Paulo: Cosac Naify. Baltar, M. Realidade Lacriminosa. Niterói: Eduff, 2019. Bolter, David and Grusin, Richard. 2000 [1999]. Remediation, understanding new media. Cambridge, Ma: MIT Press. Brandão, A. e Lira Ramayana. A invisibilidade lésbica no cinema. Brooks, P. The melodramatic imagination, Henry James, Balzac and the mode of excess. New Haven: Yale University Press, 1995 Bruno, Giuliana. 2002. Atlas of Emotion. New York: Verso. Calil, Carlos Augusto (org.). Fellini visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. Cavarero, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p.15-31. Costa, Flavia Cesarino. As ruidosas mulheres do cinema silencioso. In Holanda, Karla. (Org.). Mulheres de cinema. 1ed.Rio de Janeiro: Numa, 2019, v. 1, p. 19-36. Elsaesser, Thomas. O cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Sesc. 2018. Friedberg, Anne. The Virtual Window: from Alberti to Windows. Publisher: MIT University Press, 2006. Gaudreault, André e Philippe Marion. 2016 [1993]. O fim do cinema? Uma mídia em crise na era digital. Campinas: Papirus. Gledhill, Christine. “The Melodramatic Field: An Investigation”. In: Gledhill, Christine. (ed.) Home Is Where the Heart Is: Studies in Melodrama and the Woman’s Film. Londres: BFI Publishing, 1987, p. 5-39. _____________ and Williams, Linda (orgs) Melodrama unbound, across history, media, and national cultures. New York: Columbia University Press, 2018. Hansen, Miriam A produção de massa dos sentidos: Cinema clássico como modernismo vernacular In Vivomatografías. Revista de estudios sobre precine y cine silente en Latinoamérica Año 5, n. 5, Diciembre de 2019, [1999] 179-215. Tradução Carlos Roberto de Souza. Holanda, K. (org) Mulheres de cinema. 1ed.Rio de Janeiro: Numa, 2019. Holanda, K. e Nina Tedesco. Feminino e Plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas: Papirus, 2018. hooks, bell Tradução de Maria Carolina Morais O olhar opositivo, a espectadora negra In Fora de quadro maio 2017. Huyssen, A. In Memórias do modernismo. Editora da UFRJ. 1996. Kleberg, Madeleine. Views on Women: Home and Family Programming in Swedish Television 1956-1969. 1999. Stockholm University, Stockholm, Sweden, 1999. Machado, Arlindo e Vélez. 2018. Análise do programa televisivo. São Paulo: Alameda. Mascarello, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. Mello e Souza, Gilda de. A ideia e o figurado. São Paulo: Ed. 34, 2005. Mello, Cecília “Free Cinema: O Elogio do Homem Comum”, in Significação - Revista de Cultura Audiovisual, volume 29, 2009, pp. 59-79. Mulvey, Laura. Visual and Other Pleasures. London: Palgrave, 1989. _______. 2006. Death 24x a Second, stillness and the moving image. London: Reaktion Mulvey,L. & Sexton, J. (2015). Experimental British television. Machester: Manchester University Press. Mulvey, L. & Rogers, Anna B. (eds) Feminisms: diversity, difference and multiplicity in contemporary film cultures. Amsterdam: Amsterdam University Press. 2015. Olsson, J. & Spigel, L. (2004) Television after TV: essays on a medium in transition. Durham: Duke University Press. Shaviro, Steven, O corpo cinemático São Paulo: Paulus. 2015. Shohat, Ella; Stam, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. Smelik, Anneke. Teoria do Cinema Feminista, parte 1. Trad Thomas Ilg. Revista USINA vols 16, 17, 18. Tedesco, Marina Cavalcanti. Cinema feminista pioneiro na América Latina entre as décadas de 1960 e 1980. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 30, p. 1-14, 2022. Williams, Linda. "Realistic, Modern Serial Melodrama". In: On the Wire. Durham e Londres: Duke University Press, 2014, p. 107-136 Witt, Michael. Unearthing a Forgotten Television Work by Jean-Luc Godard • Senses of CinemaSenses of Cinema, 2020. Disponível em: https://www.sensesofcinema.com/2020/uncategorized/unearthing-a-forgotten-televisionwork-by-jean-luc-godard/. Acesso em: 20 set. 2020. Xavier, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.