Colocar o aluno na mesma situação do ator, de modo que compreenda as dificuldades e necessidades da interpretação para o audiovisual.
Compreender a complexidade de interpretação de um texto, pela interdependência das manifes-tações culturais em que estão inseridos os meios. Dar noções sobre métodos de desenvolver e originar o trabalho de interpretação em som e imagem, segundo o veículo.
O ator e a câmera. Personagens e intérpretes. O trabalho com atores e não-atores. Os processos criativos do ator. Elementos básicos da técnica de interpretação. A direção de atores em cinema e TV. A formação do elenco e a distribuição dos papéis (casting). Análise do roteiro; ensaios de mesa. O ator e a construção da personagem. Elementos internos e externos da caracterização da personagem. Ensaios de cenas. a direção de atores no set. O problema da descontinuidade. Análise do trabalho de interpretação em filmes e vídeos.
CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo, Martins Fontes, 1996. KNEBEL, Maria. Análise – Ação. São Paulo: Ed. 34, 2016. KULECHOV, Lev. Tratado de la realización cinematográfica. Buenos Aires: Ed. Futuro, 1947. STANISLAVSKI, Konstantin.. An Actor's Work: A Student's Diary. London: Routledge, 2008 WESTON, Judith. Directing Actors: Creating Memorable Performances for Film and Television. Los Angeles: Michael Wiese Productions, 1996.