A disciplina Rádio e Mídias Sonoras II busca oferecer aos estudantes uma maior inserção nas práticas de produção sonora relacionadas prioritariamente ao rádio, ao podcasts e à música, estimulando a realização de trabalhos coletivos e individuais. Busca também oferecer um maior conhecimento sobre a organização do mercado de produção sonora e estimular reflexões sobre possibilidades de atuação e tendências atuais da produção sonora em suas diferentes áreas. A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso.
Produção radiofônica e musical, tendências e perspectivas da área de produção sonora.
• Rádio digital, webradio, podcast e tendências atuais do veículo. • Mercado de trabalho e análise das emissoras de São Paulo. • Elementos da linguagem sonora e radiofônica. • Edição de áudio. • Direção e produção de programas radiofônicos. • Produção musical. • Captação sonora em externa. • Audição de peças significativas. • A trilha musical no cinema: periodização e principais compositores. • Atividade de extensão: produção de podcast voltado à comunidade externa.
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofónica. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1980. FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001 MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente da produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001. SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1986. SCHAFER, R. Murray. Afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001. SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada; o spot e os elementos da linguagem radiofônica São Paulo: Annablume, 1999