A disciplina Rádio e Mídias Sonoras II apresenta dois objetivos principais. Em relação ao rádio, ela busca oferecer conhecimentos básicos sobre história, linguagem, base técnica e panorama atual do veículo, bem como atividades necessárias ao planejamento, produção e direção de programas radiofônicos. Já em relação ao tema das Mídias Sonoras, a disciplina busca oferecer uma visão geral sobre a história e produção da trilha musical no âmbito da produção audiovisual.
Mercado, tecnologia e realizaçào sonoras
•Desenvolvimento histórico e características técnicas do rádio. •Rádio digital, webradio, podcast e tendências atuais do veículo. •Mercado de trabalho e análise das emissoras de São Paulo. •Elementos da linguagem sonora e radiofônica. •Direção e produção de programas radiofônicos. •Captação sonora em externa. •Audição de peças significativas. •Visitas a emissoras de rádio. •A trilha musical no cinema: periodização e principais compositores.•Exibição de filmes significativos para a tradição da trilha musical no cinema.
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofónica. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1980. FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001 MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente da produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001. SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1986. SCHAFER, R. Murray. Afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001. SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada; o spot e os elementos da linguagem radiofônica São Paulo: Annablume, 1999