Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0698 - Direção II
Directing II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Apresentar as técnicas de direção para a ficção audiovisual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1925790 - Roberto Franco Moreira
 
Programa Resumido
O curso aborda as atividades técnicas, administrativas e artísticas do diretor de ficções audiovisuais, além de discutir como os recursos expressivos à sua disposição são utilizados para materializar sua visão da dramaturgia do roteiro.
 
 
 
Programa
1. O papel do diretor no processo de produção. 2. Levantamento de referências audiovisuais e sonoras. 3. A visão do diretor, como conceber a unidade artística do filme. 4. A preparação: pesquisa de locações e casting. 5. Pré-produção: coordenação da equipe de criação. 6. Estratégias de decupagem. 7. A direção de atores: análise dramática, ensaio, filmagem. 8. A filmagem. 9. Escolhas estilísticas. 10. A encenação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussão de exemplos de cenas audiovisuais.
Critério
Trabalhos de caráter monográfico ou audiovisual.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não possui recuperação, pois a atividade mais importante na avaliação é um trabalho prático realizado coletivamente.
 
Bibliografia
     
ARIJON, D. Grammar of the film language. Los Angeles: Silman-James Press, 1991. AUMONT, J. O cinema e a encenação. Tradução Pedro Eloi Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2008. AUTANT-MATHIEU, M. La ligne des actions physiques : Répétitions et exercices de Stanislavski. Paris: L'Entretemps éditions, 2008. BAZIN, A. A evolução da linguagem cinematográfica. Tradução Eloisa de Araujo Ribeiro. In: O cinema, ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991. BENEDETTI, J. Stanislavski and the Actor. New York: Routledge, 1998. BORDWELL, D. On the History of Film Style. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1998. BORDWELL, D. Figures Traced in Light: On Cinematic Staging. Berkeley: University of California Press, 2005. CARNICKE, S. The Knebel Technique: Active Analysis in Practice. In: CARNICKE, S. Actor training. HODGE, A.(Ed.) London: Routledge, 2010. CARNICKE, S. Stanislavsky's System: Pathways for the actor. In: CARNICKE, S. Actor training. HODGE(Ed.) Routledge, 2010. CARNICKE, S. M. Stanislavsky in focus : an acting master for the 21st century. New York, NY: Routledge, 2008. CLURMAN, H. On Directing. New York: Touchstone, 1997. COLE, C., CHINOY, H. K. (Eds.) Directors on Directing : A Source Book of the Modern Theatre. London: Peter Owen, 1963. COLE, T. Acting : a handbook of the Stanislavski method. New York: Crown Trade Paperbacks, 1995. COLE, T.; CHINOY, H. K. Actors on acting : the theories, techniques, and practices of the great actors of all times as told in their own words. New York: Crown Trade Paperbacks, 1954. GORDON, M. The Stanislavsky Technique: Russia. New York: Applause, 1994. GORDON, M. Stanislavsky in America : an actor's workbook. London ; New York: Routledge, 2010. HERRIGEL, E. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. São Paulo: Pensamento, 2001. HODGE, A. Actor training. London; New York: Taylor & Francis, 2010. HODGE, F.; MCLAIN, M. Play directing : analysis, communication, and style. Boston: Allyn & Bacon, 2009. KATZ, S. Film Directing: Shot by Shot : Visualizing from Concept to Screen (Michael Wiese Productions). Michael Wiese Productions, 1991. KAZAN, E. Kazan on directing . New York : Alfred A. Knopf, 2009. KNEBEL, M. Análise-ação. São Paulo: Editora 34, 2016. KROHN, B. Hitchcock at work. Londres: Phaidon, 2003. KUSNET, E. Ator e método. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. LAW, A. H. Meyerhold, Eisenstein, and biomechanics. GORDON, M.(Ed.) Jefferson, N.C.: McFarland, 1996. LUMET, S. Making Movies. New York: Vintage, 1996. MACKENDRICK, A.; CRONIN, P. On film-making: an introduction to the craft of the director. London: Faber and Faber, 2004. NIZNIJ, V. B. Lessons with Eisenstein. New York, NY: Hill and Wang, 1969. RABIGER, M. Direção de cinema : técnicas e estética. Tradução Ricci Neto Sabrina. Rio de Janeiro: Campus, 2007. SHERMAN, E. Directing the Film: Film Directors on Their Art. Los Angeles: Acrobat Books, 1988. STANISLAVSKY, K.; BENEDETTI, J. An actor's work : a student's diary. London ; New York: Routledge, 2008. STRASBERG, L.; HETHMON, R. H. Strasberg at the Actors Studio: tape-recorded sessions. New York: Theater Communications Group, 1991. THOMAS, J. Script analysis for actors, directors, and designers. New York: Focal Press, 2009. TOPORKOV, V. Stanislávski ensaia: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2016. TRUFFAUT, F.; HITCHCOCK, ALFRED; SCOTT, H. G. Hitchcock : entrevistas. Tradução Rosa Freite d*Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. VASSINA, E.; LABAKI, A. Stanislavski: Vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2015. WESTON, J. Directing actors: creating memorable performances for film and television. M. Wiese Productions, 1996. WESTON, J. The Film Director's Intuition : Script Analysis and Rehearsal Techniques. Michael Wiese Productions, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0698

Clique para consultar o oferecimento para CTR0698

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP