Apresentar as técnicas de direção para a ficção audiovisual.
O curso aborda as atividades técnicas, administrativas e artísticas do diretor de ficções audiovisuais, além de discutir como os recursos expressivos à sua disposição são utilizados para materializar sua visão da dramaturgia do roteiro.
1. O papel do diretor no processo de produção. 2. Levantamento de referências audiovisuais e sonoras. 3. A visão do diretor, como conceber a unidade artística do filme. 4. A preparação: pesquisa de locações e casting. 5. Pré-produção: coordenação da equipe de criação. 6. Estratégias de decupagem. 7. A direção de atores: análise dramática, ensaio, filmagem. 8. A filmagem. 9. Escolhas estilísticas. 10. A encenação.
Técnicas da direção e diretores AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. 3ª ed. Papirus, SP: Campinas, 2004. CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio. Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015. DUGUET, Anne-Marie. “Dispositivos.” In: MACIEL, Katia (org.). Transcinemas. RJ: Contra Capa Livraria, 2009. ELSAESSER, Thomas e HANEGER, Malte. “O cinema como janela e moldura”. In: ELSAESSER, Thomas e HANEGER, Malte. Teoria do cinema. Uma introdução através dos sentidos. São Paulo: ed. Papirus, 2018. HOLLYWOOD CAMERA WORK. Shot Designer 1.40. Los Angeles: Hollywood Camera Work LLC: 2015. RABIGER, M. Direção de cinema: técnicas e estética. Tradução Ricci Neto Sabrina. Rio de Janeiro: Campus, 2007. SHERMAN, E. Directing the Film: Film Directors on Their Art. Los Angeles: Acrobat Books, 1988. TARKOVSKI, Andreaei. Esculpir o tempo. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. TRUFFAUT, F.; HITCHCOCK, ALFRED; SCOTT, H. G. Hitchcock : entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. A encenação AUMONT, J. O cinema e a encenação. Tradução Pedro Eloi Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2008. BAZIN, A. “A evolução da linguagem cinematográfica.” Tradução Eloisa de Araujo Ribeiro. In: O cinema, ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991. BORDWELL, D. Figures Traced in Light: On Cinematic Staging. Berkeley: University of California Press, 2005. BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas, SP: editora da Unicamp, 2013. NIZNIJ, V. B. Lessons with Eisenstein. New York, NY: Hill and Wang, 1969. OLIVEIRA JR., Luiz Carlos. A mise en scène no cinema. Do clássico ao cinema de fluxo. Campinas, SP: Papirus, 2013 Direção de atores BENEDETTI, J. Stanislavski and the Actor. New York: Routledge, 1998. BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. SP: ed Perspectiva, 2013. BOAL, Julián (org.) Augusto Boal. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac&Naify, edições Sesc, 2015. COLE, T. Acting : a handbook of the Stanislavski method. New York: Crown Trade Paperbacks, 1995. CONDE, Rafael. O ator e a câmera. Investigação sobre o encontro no jogo do filme. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2019. KNEBEL, Maria. Análise-ação. Práticas das ideias teatrais de Stanislávski.1a ed 2016. São Paulo: Editora 34, 1a reimpressão 2020. KUSNET, E. Ator e método. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. LAW, A. H. Meyerhold, Eisenstein, and biomechanics. GORDON, M.(Ed.) Jefferson, N.C.: McFarland, 1996. STANISLAVSKY, K.; BENEDETTI, J. An actor's work : a student's diary. London ; New York: Routledge, 2008. VASSINA, E.; LABAKI, A. Stanisalavski: Vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2015. TOPORKOV, V. Stanislávski ensaia: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2016. STANISLAVSKY, Constantin. A construção da personagem. 21a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.