Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0699 - Administração e Produção Audiovisual II
Producing II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa oferecer aos alunos conteúdos aprofundados sobre o processo de produção audiovisual através de uma experiência prática de produção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
60853 - Luiz Augusto Duarte Dantas
 
Programa Resumido
Aplicação prática e aprofundamento dos conceitos introduzidos na disciplina de Administração e Produção Audiovisual I e voltado à formação específica de produtores executivos, diretores de produção e assistentes de direção.
 
 
 
Programa
São aplicados os conceitos introduzidos na disciplina de Produção Audiovisual I com ênfase maior no papel do produtor e do assistente de direção. Produção de campo, logística e organização. Processos tecnológicos. Assistência de direção e software específico. Questões de direito autoral e implicações para o trabalho do produtor. Introdução a estruturação de orçamentos de produção, legislação, Instruções Normativas que regem a elaboração d orçamentos, comparação com estruturas de montagem de orçamento fora do Brasil. Trabalha-se no nível prático com orçamento, orçamento consolidado e prestação de contas e contabilidade da produção. O mercado do cinema publicitário. Estrutura de produção de filmes publicitários, estruturação das produtoras que atendem agencias de publicidade. O tripé, Cliente, agência, e produtora, etapas e processos de trabalho.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas, projeções, palestras e atendimento individual e em grupo.
Critério
Participação nas aulas. Exercícios e trabalhos programados.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto, no prazo regulamentar estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Principal:

•CHURCHILL, SHARAL. The Indie Guidebook to Music Supervision, Filmic Press, Los Angeles, 2002.
•HONTHANER, Eve Light. The complete film production handbook. Focal Press, 2001.
•RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
•SILVER, ALAIN. The Film Director’s Team, 2002.
•SINGLETON, Ralph S. Film Budgeting. Lone Eagle, 1989.
•SINGLETON, Ralph S. Film Scheduling, Film Budgeting Workbook, Lone Eagle, 1989.
•SINGLETON, Ralph S. Film Scheduling. Lone Eagle, 1989.

Bibliografia Secundária:

•BAUMGARTEN, Paul A. Producing, Financing and Distributing Film, A comprehensive legal and business guide, Limelight Editions, 1992.
•BLUMENTAL, Howard; GOODENOUGH, Oliver. This Business of Television. Billboard Books, 1997.
•COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. SP, FTD, 1998.
•DANIELS, BILL & LEEDY, DAVID and SILLS, STEVEN D. Movie Money – Understanding Hollywood’s (creative) ACCOUNTING PRACTICES, Silman-James Press, Los Angeles, 1998.
•DURIE, John. Marketing and Selling your Film Around the World, A guide for independent Filmmakers, Los Angeles, Silman-James Press.
•FILHO, DANIEL. O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2003.
•FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro, produtos e serviços. Quality Mark ed., 1998. (11ª ed.)
•GAINES, Philip & RHODES, J. DAVID. Hollywood on $5,000, $10,000, or $25,000 a Day – The Survival Guide for Low-Budget Filmmakers, Silman-James Press, Los Angeles, 1994.
•KATZ, STEVEN D. Film Directing Shot by Shot – Visualizing from Concept to Screen. Michael Wiese Productions, CA, 1991.
•LOBRUTO, Vincent. The filmmakers guide to production design, Allworth Press, 2002.
•Manual do Produtor, ANCINE. Disponível no website www.ancine.gov.br
•PRESTON, WARD. What an Art Director Does – An introduction to Motion Picture Production Design, Silman-James Press, Los Angeles, 1994.
•PUTTNAM, DAVID. Movies and Money, Vintage Books, New York, 1999.
•RABIGER, MICHAEL. Directing – Film Techniques and Aesthetics Focal Press, 1989.
•RABIGER, MICHAEL. Directing the Documentary, Focal Press, 2nd Edition, 1992.
•ROSEN, DAVID with HAMILTON, PETER. Off Hollywood – The Making and Marketing of Independent Films, Grove Weidenfield, New York, 1990.
•SQUIRE, JASON E. The Movie Business Book, Fireside, NY, 1992.
•VOGEL, Harold L. Entertainment Industry Economics. Cambridge Univ. Press, 1986.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0699

Clique para consultar o oferecimento para CTR0699

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP