Realizar estudos e procedimentos visando os processos de preparação e elaboração de projetos em imagens técnicas analógicas, híbridas e/ou digitais como as fotografias fixas, cinematográficas, e imagens eletrônicas Experimentar e desenvolver projetos de pós-produção ou finalização da imagem nos exercícios acadêmicos concebidos como obras audiovisuais. Sintonizar os projetos da Direção de Fotografia e da Direção de Arte.
Apresentação e desenvolvimento prático de procedimentos avançados da fotografia fixa e da cinematografia tanto analógica quanto digital. Projeto, desenvolvimento e finalização, técnico e estético da imagem em obras audiovisuais. O sistema analógico como um padrão já consolidado. Captação eletrônica e exibição digital. Monitoração de referência e gerenciamento de cores. O sistema eletrônico digital, simulação e execução de imagens impressas em suportes tratados manualmente no laboratório químico e em processadoras de padrão industrial. Os tratamentos da imagem eletrônica em pós- produção. Marcação de luz e preparação da cópia final.
Em Laboratório de Imagem se pretende oferecer instrumental técnico para a elaboração necessária, que atenda as solicitações de um projeto audiovisual garantindo coerência narrativa e estética da imagem. Como ambiente de experimentação pretende-se encaminhar soluções e parâmetros referenciais a serem seguidos nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção da imagem. 1-Elaboração de fluxo de trabalho em imagem. Marcação de luz e Gerenciamento de Cor. 2-Espaços cromáticos: adequação e conversibilidade. 3-Look Up tables (LUTs) 4-Técnicas reversas para representações especiais como day-for-night, cenas em high ou low key, dominantes cromáticas extremas como “luz negra” ou representações de fluorescência ou iridescência. 5-Estudo dos formatos “RAW”. 6-Adequação de imagens para edição vertical e cenografia virtual. 7- Motion Track e composição de perspectiva. 8-Adaptação de escala e resolução. 9- Compatibilização de eixos de iluminação, características de sombra/penumbra. 10- Problemas específicos de iluminação nas cenas destinadas a operações de matting. 11-Preparações específicas para Color Shift parcial, seletivo ou global. 12-Processos atuais de 3D e mega telas, relacionando com o próximo módulo. 13-Noções gerais de sistemas interativos. 14- Interação entre a Direção de Fotografia e a Direção de Arte. 15- Elaboração de um Profile. 16- Elaboração de um Projeto de Direção de Fotografia.
AUMONT, Jacques. A Imagem, Campinas, Papirus, 1993. ARANOVICH,Ricardo. Expor uma História, Rio de Janeiro: Gryphus, 2004. BALLO, Jord. Imagenes Del Silencio Los motivos visuales em El cine. Bracelona: Anagrama 2000. DUBOIS, Phillipe. O Ato Fotográfico e outros ensaios, Campinas, Papirus, 1994.FONTCUBERTA, Joan (org.). Estética Fotográfica. Barcelona, Editorial Blume, 1984. HULLFISH, Steve. The Art and Technique of Digital Color Correction. Oxford: Focal Press, 2008. KENNEL, Glenn. Color and Mastering for Digital Cinema. Oxford: Focal Press, 2007. LEDO ANDION, Margarita. Cine de Fotógrafos. Barcelona: G. Gilli, 2005.SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. SP, Hucitec; CNPQ, 1998.SCHISLER, Millard W. L. Revelação em Branco e Preto. SP, Martins Fontes, 1995. SWARTZ, Charles S. Understanding Digital Cinema-A Professional Handbook. Oxford: Focal Press, 2005. HYPERLINK "http://abcine.org.br/site/" http://abcine.org.br/site/ HYPERLINK "http://www.theasc.com/" http://www.theasc.com/