Estudar em profundidade os processos de captação e síntese de imagens estáticas e em movimento. Capacitar os estudantes dedicados a área de Imagem para inserção no mercado profissional, visando atividades de direção após período de transição pelos diversos níveis de assistência.
História técnica dos meios de reprodução de imagens.
1-Visão geral da história técnica dos meios de reprodução de imagens. 2-Alterações das limitantes sintáticas determinadas pelas mudanças técnicas e análise dos paradigmas de produção explorando os espaços de linguagem.3-Análise das implicações dos formatos nos modos de produção e percepção.4-Aplicações não previstas e o conceito de “prosumer”.5-Evolução das películas monocromáticas e coloridas. 6-Captadores eletrônicos valvulados e de estado sólido. 7-Contínuo e discreto na transição dos sistemas analógicos para digitais. 8-Construção, difusão e vulgarização dos efeitos especiais. 9-Sistemas óticos complexos. Cristais de alta refringência. 10- Ótica geométrica. Pontos nodais. 11-Profundidade de campo: foco e “bokeh”. 12- Círculo de confusão e cálculo de profundidade de campo. 13- Qualidade x versatilidade: Lentes prime x Objetivas zoom.14-Soluções de teleobjetivas compactas por reflexão e refração.Projetos “retro focus” por tele-invertida. 15- Sistemas para aplicações especiais: micro, macro, tele, fish-eye, low-light.16-Equipamentos com geometria variável. Lentes de aproximação. 17- Malhas de amostragem: resolução em sistemas analógicos e digitais. 18-Malhas estocásticas e cartesianas. Amostragem cromática paralela e em profundidade.19-Resolução cromática e sub-amostragem.20-Compressão espacial e temporal. 21-Os algoritmos como expressões matemáticas de modelos fisiológicos e perceptuais da visão. 22-Conversão de formatos. 23- Função de Transferência de Modulação (MTF). 24-Freqüência espacial na imagem estática e implicação temporal em imagens sucessivas para síntese de movimento. 25-Análise da degradação da resolução ao longo das cadeias de operações em sistemas analógicos, digitais e híbridos. 26-História técnica dos processos em película e eletrônicos, analógicos e digitais, aprofundamento conceitual dos conteúdos.27-Cadeia de processamento nos laboratórios químicos. 28-Efeitos especiais químicos: Viragens, Bleach-Bypass. 29-Problemas de controle e estabilização. 30-Sensitometria e encadeamento de curvas nos processos de intermediação.
BLAKER, Alfred. Applied depth of field. London, Focal Press, 1985.BROWN, Blain. Motion Picture and Video Lighting. London, Focal Press, 1996.FITT, Brian; THORNLEY, Joe. Lighting Technology: a guide for the entertainment industry. London, Focal Press, 1997.HAPPÉ, Bernard. Basic Motion Picture Technology. London, Focal Press, 1971.HUNT, R. W. G. The Reproduction of colour. London, Fountain Press, 1995.ROBINSON, Joseph. Videotape Recording. London, Focal Press, 1978.SOUTO, H. M. R. The Technique of the motion picture camera. London, Focal Press, 1978.STROEBEL, Leslie. View Camera Technique. London, Focal Press, 1993.WHEELER, Leslie. Principles of Cinematography. London, Fountain Press, 1969.WILLIAMS, J. B. Image Clarity: High Resolution Photography. London, Focal Press, 1990.