Fornecer subsídios teóricos e práticos relacionados aos campos da comunicação e educação, assim como ao planejamento, realização e avaliação de produtos audiovisuais voltados à Educação
Ver programa.
- Comunicação presencial e à distância.- Comunicação de massa, grupal, interpessoal e intrapessoal.- O papel educativo dos meios de comunicação.- Educação formal, não-formal e informal.- Tecnologia educacional: definição, campo de ação e bases teóricas.- Comunicação, educação e interatividade.- O programa educativo: documental e ficcional.- Rádio, TV, Cinema, Vídeo e educação no Brasil e no mundo: algumas experiências brasileiras e destaques de algumas experiências internacionais.- O processo de planejamento, realização, avaliação e revisão de programas educativos documentais e ficcionais.- O planejamento: montagem de projetos (antecedentes e justificativas).- Definição do objetivo geral.- Caracterização do público-alvo.- Análise instrucional: levantamento dos conteúdos, organização dos conteúdos por meio da seqüenciação ordinal e hierárquica, estruturação do diagrama-síntese, definição dos atributos relevantes.- Elaboração dos objetivos específicos.- Definição e construção de testes.- Criação das estratégias de comunicação e educação.- A realização: roteiro (reflexo do planejamento), produção, gravação, edição, finalização.- A avaliação formativa: clínica, com pequeno grupo, de campo.- A revisão fundamentada na avaliação formativa.- A utilização de produtos educativos.- Análise de programas selecionados à luz dos conceitos apresentados.
AECT. The definition of educational technology. Washington, DC, Association for Educational Communications and Techonology, 1977.AQUINO, Julio Groppa. Confrontos na Sala de Aula - Uma Leitura Institucional da Relação Professor-Aluno. Summus Editorial, Coleção Novas Buscas em Comunicação, vol. 42, São Paulo, 1996.AURICHIO, Lígia de O. Manual de tecnologia educacional. RJ, Francisco Alves, 1978.BABIN, Pierre e KOULOUMDJIAN. Os novos modos de compreender. A geração do audiovisual e do computador. S. Paulo. Edições Paulinas, 1989.BARBOSA Fº, André; BENETON, Rosana e PIOVESAN, Angelo (org.). Rádio: Sintonia do Futuro. São Paulo, Edições Paulinas, 2004.DICK, W. & CAREY, L. The systematic design of instruction. Glenview, IL, Scott, Foresman and Co., 1978.FERRES, Joan. Vídeo e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996. 2ª ed.GARDNER, Howard. Estruturas da mente. A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Artes Médicas. 1996.GIACOMANTONIO, Marcello. O ensino através dos audiovisuais. SP, Edições Paulinas, 1985.GUTIERREZ, Francisco. Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação. SP, Summus, 1978.GREENFIELD, Patricia M. O desenvolvimento do raciocínio na era da eletrônica: os efeitos da TV, computadores e videogames. SP, Summus 1988.HUERGO, Jorge Alberto e FERNÁNDEZ, María Belén. Cultura escolar, cultura mediática – Intersecciones. Santafé de Bogotá, Universidad Pedagógica Nacional, 2000.KUNSCH, Margarida M. K. (org.). Comunicação e educação: caminhos cruzados. SP, Loyola, 1986.KUPLOWSKA, Olga. Educational television: The TV Ontario model. Toronto, TV Ontario, 1993.____________. Formative evaluation in children’s programming: methods, results, applications. Toronto, TV Ontario, 1991.MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. SP, Moderna, 1988.MARCONDES, Pyr; RAMOS, Ricardo. 200 anos de propaganda no Brasil – do reclame ao cyber anúncio. São Paulo, Meio e Mensagem, 1995.MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1997.MATTELART, Armand e Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo, Loyola, 2000.MOLINA, Lurdes. El video: uso pedagogico y profesional en la escuela. Barcelona, Alta Fulla, 1990.MOREIRA, Sônia Virgínia e BIANCO, Nélia R. Del. Rádio no Brasil – Tendências e Perspectivas. Rio de Janeiro, EDUERJ, 1999._________. Desafios do Rádio no século XXI. São Paulo, INTERCOM e Rio de Janeiro, UERJ, 2001.NETO, Antonio Rosa. Atração global: a convergência da mídia e tecnologia. São Paulo, Makron Books, 1998.NOVAES, Adauto (org.) Rede imaginária: televisão e democracia. SP, Cia. das Letras; Secretaria Municipal de Cultura, 1991.PERUZZO, Cicília M. Krohling. Comunicação nos Movimentos Populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis, Vozes, 1998.PFROMM NETTO, Samuel. Tecnologia da educação e comunicação de massa. SP, Biblioteca Pioneira de Artes e Comunicação, 1976.PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem e comunicação. SP, Cultrix, 1989.PRETTO, Nelson de Luca. Escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas, Papirus, 1996.SANTORO, Luiz F. A imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil. SP, Summus, 1989.SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo, Annablume, 1999.SOARES, Suely Galli. Arquitetura da identidade: sobre educação, ensino e aprendizagem. São Paulo, Cortez Editora, 2000.SOUZA, Mauro W. (org). Sujeito, O lado oculto do receptor. São Paulo, Brasiliense, 1994.WATTS, Harris. On camera: o curso de produção de filme e vídeo da BBC. SP, Summus, 1990.