Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0712 - Montagem / Edição III
Editing III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos aprofundados da área de montagem/edição e a experiência prática de montagem/edição de obras audiovisuais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
289823 - Cecilia Antakly de Mello
39639 - Maria Dora Genis Mourão
86107 - Vania Fernandes Debs
 
Programa Resumido
Aperfeiçoamento da prática e análise da montagem/edição audiovisual.
 
 
 
Programa
A disciplina Montagem/Edição III amplia a reflexão teórica e analítica acerca da montagem/edição no cinema e audiovisual iniciada na disciplina Montagem/Edição I e propõe exercícios práticos como ferramenta de aprendizado. Serão discutidas, entre outras, as noções de montagem proibida e profundidade de campo de André Bazin; os cinemas novos e a montagem descontínua; as vanguardas, a noção de filme ensaio e a montagem de correspondências; a montagem de diferentes tipos de documentários; as articulações entre roteiro, direção e montagem; o sentido da decupagem; o ritmo criado pela montagem; o corte e as relações espaço-temporais; a montagem digital, a finalização e o cinema de efeitos; a relação entre a montagem e a edição de som.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Exibição de obras audiovisuais. Seminários. Exercícios práticos em ilhas de edição.
Critério
Trabalhos teóricos e práticos; participação em aula.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e finalização de exercício no período estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
Amiel, Vincent (2007), Estética da montagem. Lisboa : Texto e Grafia.
Bazin, André (2014), O que é o cinema?. São Paulo: Cosac & Naify.
Bordwell, David & Thompson, Kristin (2004), “Editing”, in Film Art: An Introduction. New York: McGraw Hill.
Burch, Noël (1992), “Como se articula o espaço-tempo”, in Práxis do cinema. São Paulo: Editora Perspectiva.
Catálogo da Mostra A montagem no Cinema. CCBB SP, 2005.
Chandler, Gael (2012), Cut by Cut: Editing Your Film or Video 2nd Edition. Studio City, CA: Michael Wiese Productions.
Dancyger, Ken (2002), Technique of Film and Video Editing. Boston: Focal Press.(Técnicas de edição para cinema e vídeo. RJ: Elsevier, 2003.)
Eisenstein, S.M (1990), O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Eisenstein, S.M (1990), A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Hayashi, Silvia, A Técnica de Finalização Cinematográfica: Tecnologias e Processos Laboratoriais – tese de mestrado. ECA-USP.
Martin, Marcel (1990), “As elipses”, “Ligações e transições”, “A montagem”, “Profundidade de campo”, “O espaço”, “O tempo”, in A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense.
Mourão, Maria Dora e Leone, Eduardo (1987), Cinema e montagem. São Paulo: Atica.
Murch, Walter (2004), Num piscar de olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Pudovkin, Vsevolod (2003), ‘Métodos de tratamento do material’, ‘Os métodos do cinema’ e ‘O diretor e o roteiro’, in Xavier, Ismail (org), A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Reisz, Karel e Millar, Gavin (1994), Técnica da Montagem Cinematográfica. Londres: Focal Press.
Stam, Robert (2000), ‘The Presence of Brecht’, in Stam, Robert, Film Theory: An Introduction. Malden, Mass/Oxford: Blackwell, pp. 145-150.
Tarkovski, Andrei A. (1998), Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes.
Vertov, Dziga (2003), “Extrato do ABC dos kinoks”, in Xavier, Ismail (org.), A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Villain, Dominique (1991), Le montage au cinéma. Paris: Ed. Cahiers du Cinema.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0712

Clique para consultar o oferecimento para CTR0712

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP