Instrumentalizar os estudantes nas bases da captação e processamento de imagens técnicas, produzidas por aparelhos: câmeras fotográficas, de vídeo em suporte analógico e digital numérico. Maquinaria de suporte. Iluminação básica
Percepção de imagens, modelo de construção de imagens e instrumentalização.
1-Evolução da percepção das imagens desde a antiguidade.2-Esquema básico da fisiologia do aparelho visual.3-Mecanismos perceptuais: forma, fundo e contraste. 4-Resolução.5-Analogia da câmara escura com o olho.Visão central e periférica.6-Hierarquia no modelo de construção das imagens: 1º nível: ponto de vista. De onde se vê a cena. 7-Enquadramento, proporção. 8-Exposição. 9-Objetivas. 10-Profundidade de Campo.11- Composição. 12-Movimentos básicos no tripé: panorâmica, aproximação, afastamento. 13-Câmera na mão, estabilizadores. 14- Iluminação básica. 15-Elementos de linguagem.16-O surgimento da idéia de formato. O anteparo na câmara escura e os formatos de captação, enquanto dimensões físicas dos sensores.17- Implicações da substituição do furo estenopéico por um sistema com lentes.18-Escala de reprodução e distância focal.19-Conceitos de ângulo visual equivalente nos diversos formatos e como isso se relaciona com as objetivas. 20-Estabelecimento do conceito de “infinito” nas aplicações fotográficas 21-Hierarquia no modelo de construção das imagens: 2º nível: enquadramento. O que se vê da cena.22-Abertura geométrica: rendimento luminoso x profundidade de campo.23-Análise das relações de foco entre distância do assunto, distância focal e abertura geométrica. 24-Associação com o parâmetro M de escala de reprodução. Estabelecimento do conceito de exposição, como trabalho realizado sobre as superfícies sensíveis. 25-Curvas e Histogramas.26- Hierarquia no modelo de construção das imagens: 3º nível: exposição e foco. Como se vê a cena. 27- Modelo de sintaxe visual, estabelecendo co-relações entre nitidez espacial, nitidez temporal, malha de amostragem, escala de reprodução e nível de energia. 28-Relações entre a sintaxe e os modos de percepção visual da cena pelo espectador como participante ou observador afastado. 29-Modo ativo e modo passivo do olhar induzido pela câmara. 30- Exercitar o uso de equipamentos de captação, explorando as variações das imagens de uma mesma cena, obtidas a partir de diferentes pontos de vista. 31- Exercitar recortes diversos usando as imagens produzidas anteriormente, procurando compreender as alterações de enquadramento e de perspectiva. 32- Estudar as características das imagens produzidas, quanto à nitidez e ruído, procurando compreender as implicações do grau de recorte e do fator de ampliação. 33-Produzir novas imagens, explorando ponto de vista, enquadramento e foco. 34- Produção de imagens explorando a situação de inserção do observador na cena, bem como a intencionalidade do olhar induzido pela câmara.
BEACHAM, Frank. The American Cinematographer video manuaI. Hollywood, The ASC Press, 1995.KASAI, A; SPARKMAN, R. Essentials of digital photography. Indianapolis (Indiana) New Riders Publishing, 1997.LANGFORD, M. Basic photography. London, Focal Press, 1973.RYAN, Roderick. The American Cinematographer manual. Hollywood, The ASC Press, 1994.UVA, M. et allii. The Grip book. London, Focal Press, 1997.