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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0715 - Administração e Produção Audiovisual III
Producing III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa oferecer aos alunos conteúdos aprofundados sobre o processo de produção audiovisual e formas de elaboração e desenvolvimento de projetos audiovisuais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
60853 - Luiz Augusto Duarte Dantas
 
Programa Resumido
Voltado a alunos interessados em aprofundar conhecimento na área de produção e produção executiva, introduz noções de packaging, captação, financiamento, marketing, publicidade e distribuição.
 
 
 
Programa
Produção executiva, o projeto de produção e gestão, adequação do desenho de produção à dramaturgia e estilo narrativo, aquisição de direitos, negociações de trabalho e direitos trabalhistas, relação com sindicatos e entidades de classe, contratos. Plano de negócios e formatação de projetos para captação. Aplicação e utilização das estruturas de financiamento no audiovisual brasileiro. Comparação entre modelos de produção internacionais e brasileiro. Aprofundamento de aspectos legais da produção, relação com distribuidores, exibidores e investidores, agentes de venda, festivais e mercados. Financiamento através de leis de incentivo, captação de recursos e outras formas de financiamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas, projeções, palestras e atendimento individual e em grupo.
Critério
Participação nas aulas. Exercícios e trabalhos programados.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto, no prazo regulamentar estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
•GAINES, Philip & RHODES, J. DAVID. Hollywood on $5,000, $10,000, or $25,000 a Day – The Survival Guide for Low-Budget Filmmakers, Silman-James Press, Los Angeles, 1994.
•Bordwell, D., K. Thompson, et al. (1985). The classical Hollywood cinema : film style and mode of production to 1960. New York, Columbia University Press.
•Almeida, P. S. and P. Butcher (2003). Cinema - Desenvolvimento e Mercado. Rio de Janeiro, Aeroplano.
•Manual do Produtor, ANCINE. Disponível no website www.ancine.gov.br
•Manual de Produção – APRO, disponibilizado em arquivo eletrônico no website da APRO.
•Manual de Produção de Elenco para Publicidade - ABAP-ABRAFAMA-ABRAFOTO-APRO-CARAS DO RECLAME- SAPESP - SATED, Arquivo eletrônico disponível nos websites das associações listadas.
•ROSEN, DAVID with HAMILTON, PETER. Off Hollywood – The Making and Marketing of Independent Films, Grove Weidenfield, New York, 1990.
•DANIELS, BILL & LEEDY, DAVID and SILLS, STEVEN D. Movie Money – Understanding Hollywood’s (creative) ACCOUNTING PRACTICES, Silman-James Press, Los Angeles, 1998.
•LOBRUTO, Vincent. The filmmakers guide to production design, Allworth Press, 2002.
•PRESTON, WARD. What an Art Director Does – An introduction to Motion Picture Production Design, Silman-James Press, Los Angeles, 1994.
•DURIE, John. Marketing and Selling your Film Around the World, A guide for independent Filmmakers, Los Angeles, Silman-James Press.
•CHURCHILL, SHARAL. The Indie Guidebook to Music Supervision, Filmic Press, Los Angeles, 2002.
•HONTHANER, Eve Light. The Complete Film Production Handbook. Focal Press, 2001.
•PUTTNAM, DAVID. Movies and Money, Vintage Books, New York, 1999.
•RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
•SILVER, ALAIN. The Film Director’s Team, 2002.
•BAUMGARTEN, Paul A. Producing, Financing and Distributing Film, A comprehensive legal and business guide, Limelight Editions, 1992.
•MINC, M. d. C. (2000). Diagnóstico Governamental da Cadeia Produtiva do Audiovisual. S. d. Audiovisual., Pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Cultura. 2010.
•Matta, J. P. R. d. (2008). Políticas públicas federais de apoio à indústria cinematográfica brasileira: um histórico de ineficácia na distribuição. Revista Desenbahia. 8: 55-69.
•Kathan, T. L. (1990). Reading for a living - How to be a professional Story Analyst for Film & Television. Los Angeles, Blue Arrow Books.
•Lerch, J. (1999). 500 ways to beat the Hollywood Script reader - writing the screenplay the reader will recommend. New York, Fireside.
•SQUIRE, JASON E. The Movie Business Book, Fireside, NY, 1992.
•Matta, J. P. R. d. (2009) Cinema Brasileiro e Distribuição: uma análise dos casos de Cidade de Deus e Janela da Alma. V ENECULT - Quinto Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.

Bibliografia Secundária:

•SINGLETON, Ralph S. Film Budgeting. Lone Eagle, 1989.
•SINGLETON, Ralph S. Film Scheduling, Film Budgeting Workbook, Lone Eagle, 1989.
•SINGLETON, Ralph S. Film Scheduling. Lone Eagle, 1989.
•BLUMENTAL, Howard; GOODENOUGH, Oliver. This Business of Television. Billboard Books, 1997.
•COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. SP, FTD, 1998.
•FILHO, DANIEL. O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2003.
•FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro, produtos e serviços. Quality Mark ed., 1998. (11ª ed.)
•RABIGER, MICHAEL. Directing – Film Techniques and Aesthetics Focal Press, 1989.
•RABIGER, MICHAEL. Directing the Documentary, Focal Press, 2nd Edition, 1992.
•VOGEL, Harold L. Entertainment Industry Economics. Cambridge Univ. Press, 2008.
 

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