Situar criticamente a centralidade da comunicação mediada por tecnologias na contemporaneidade apontando os principais olhares disponíveis para compreendê-las em suas dimensões estética, política e cultural.
Ver programa
1) A modernidade e as teorias de comunicação de massa: - a instrumentalidade funcional - a instrumentalidade ideológica - as mediações culturais 2) A Pós-modernidade e as novas tecnologias audiovisuais: - a velocidade e a imagem - o simulacro e o espetáculo - o virtual e o vazio nomádico.
-Kerchove, Derrick - A Pele da Cultura - Ed. Relógio D’Água, Lisboa, 1995-Lemos, André - Cibercultura - Ed. Sulina, Porto Alegre, 2002-Parente, André - Tramas da Rede - Ed. Sulina, Porto Alegre, 2004-Virilio, Paul - A máquina de Visão - José Olympio Ed. Rio de Janeiro, 2002-Debord, Guy - A sociedade do espetáculo - Ed. Contraponto, Rio de Janeiro, 1999-Wolf, Mauro - Teorias da Comunicação - Ed. Presença, Lisboa, 1987-Benjamin, Walter - Magia e técnica, arte e política - Ed.Brasiliense, São Paulo, 1986-Parente, André - O virtual e o hipertextual - Ed. Pazulin, Rio de Janeiro, 1999-Hall Stuart - A identidade cultural na pós-modernidade - Ed. DpeA, Rio de Janeiro, 1999-Krisham Kumar - Da Sociedade Pós-Industrial à Pós-moderna. - Jorge Zahan Ed., Rio de Janeiro, 1997