Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0801 - Práticas Audiovisuais
Audiovisual Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Panorama da realização audiovisual, especialmente voltada para o design. Apresentar as diversas etapas de produção de obras cinematográficas narrativas. Apresentar as diferenças e aproximações formais entre o cinema narrativo, o experimental, o vídeo e o design gráfico em movimento. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6363135 - Patrícia Moran Fernandes
 
Programa Resumido
A partir da história e das técnicas de criação audiovisual discutir as diferenças expressivas de peças audiovisuais. 
Nomenclatura das técnicas de criação cinematográfica no cinema clássico e sua relação com a proposta formal da peça.  
Releitura das técnicas de criação do cinema clássico pelo cinema experimental, pelo vídeo e gráficos em movimento (motion graphics).
Exercícios práticos.
 
 
 
Programa
1- Etapas da Produção de um filme narrativo e equipe para tal: Roteiro, Filmagem e Finalização
2- Plano, enquadramento, extra-quadro no primeiro cinema, no cinema clássico, no filme experimental e no vídeo. Continuidade espaço-temporal. Decupagem. Exercícios experimentando alguns dos recursos. 
3- Identidade visual e gráficos em movimento.
4- Aulas expositivas sobre cinema experimental, visual music e performances audiovisuais e seu ponto de contato com gráficos em movimento. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados ao longo do curso por exercícios de criação audiovisual e escrita: - Fichamento de texto sobre atribuições de um diretor e funções da fotografia. - Pequenos exercícios para a fixação e prática da continuidade. - Seminário sobre o som no cinema, com apresentação oral e escrita. - Trabalho final: uma peça audiovisual a ser apresentada em sala de aula.
Critério
Em todos os trabalhos serão avaliados os seguintes aspectos: Assiduidade e participação em aula. Participação nas atividades propostas. Qualidade da apresentação do projeto inicial e do final. Originalidade e coesão da proposta.
Norma de Recuperação
Haverá a possibilidade de recuperação através da reapresentação de trabalhos, a ser realizada após o término do curso, de acordo com calendário definido pela USP e pela FAU. A recuperação será possível apenas para alunos com nota entre 3 e 5, e que não estejam reprovados por falta. Média de recuperação = ((média anterior) + (nota dos trabalhos reapresentados)) /2
 
Bibliografia
     
ARAUJO, Inácio. 1995. Cinema: O mundo em movimento. SP: Ed Scipione.
AUMONT, Jacques. 1993. A imagem. Campinas, Papirus.
BELANTONI, Jeff e WOOLMA, Matt. 1999. Type in Motion: innovations in digital graphics. NY: 
    Rizzoli. 
BORDWELL, David. 2013. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: editora unicamp. 
BURCH, Noël. 1979. Práxis do cinema. SP: Perspectiva.
CHION, Michel. 2011. A audiovisão. Som e imagem no cinema. Lisboa: edições Texto & Grafia LTDA.
DRATE, Spencer, ROBBINS, David, SALRETZ, Judith. 2006. Motion by Design. UK: Laurence King. 
FIELD, Syd. 1997. Quatro roteiros. Estudos do roteiro americano. Uma análise de quatro inovadores 
    clássicos contemporâneos. RJ: Objetiva.
HITCHCOCK/TRUFFAUT. 2006.  Entrevistas. 2ª ed.  SP: Companhia das Letras.
MACHADO, Arlindo. 2007. O ponto de escuta. In: O sujeito na tela. Modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. SP: Paulus.
MENDES, Eduardo Santos. 2006. Walter Murch: a revolução da trilha sonora cinematográfica (187/224). In: Significação nº 26. SP: annablume.
MARNER, Terence St. John. 1980. A direção cinematográfica. SP: Martins Fontes.
MARQUES, Gabriel Garcia. 1995. Como contar um conto. Niterói: Casa Jorge. 
MARTIN, Marcel. 1990. A Linguagem cinematográfica. SP: Brasiliense. 
MICHAUD, Philippe-Alain, 2014. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto. 
MOURA, Edgar. 1999. 50 Anos. Luz. Câmera e Ação. SP: Ed Senac.
RABIGER, Michael. 2007. Direção de cinema. Técnicas e estética. 3ª ed. Tradução: 
    Sabrina Ricci Netto. Rio de Janeiro: Elsevier.
MURCH, WALTER. 2005. Num piscar de olhos. RJ: Zahar. 
REISZ, Karel; MILLAR, Gavin. 1978. Técnica da montagem cinematográfica. RJ, Embrafilme; 
    Civilização Brasileira. 
SCHAFFER, R. Murray. 1991  O Ouvido pensante. SP: Unesp. 
TARKOVSKY, Andrei. 1990. Esculpir o tempo. SP, Martins Fontes, 
WEIS, Elisabeth; BELTON, John (org.) 1985. Film sound: theory and practice. New York, Columbia 
    University Press.
Sites:
www.roteirodecinema.com.br - roteiro
www.telabr.com.br - mini-cursos
www.mnemocine.com.br - mini-cursos e dicas
http://library.creativecow.net/tutorials.php - demos de programas

Programas úteis:
Movie Magic (produção: análise técnica e ordem do dia)
Celtx (free) (roteiro e produção)
Sketchup (free) (apresentação de projeto)
Pacote adobe 
 FinalCut 
Vegas (edição de som)
Modul8 (Cinema ao vivo)
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0801

Clique para consultar o oferecimento para CTR0801

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP