Propiciar um panorama geral da realização audiovisual para os alunos do curso de Design. Cobrirá as diversas etapas de realização de obras nos diversos gêneros. O programa, detalhado em tópicos discorrerá sobre a adequação entre cada etapa de produção e equipe de profissionais especializados com ênfase no diretor como catalisador do processo de produção.
* Aspectos históricos das técnicas de comunicação audiovisual em relação às propostas expressivas do meio.* Fundamentos técnicos da produção e finalização da imagem e do som em peças audiovisuais.
1- Roteiro2- Narração e História Narrativa 3- Etapas da Produção: Roteiro, Filmagem e Finalização 4- Desenvolvimento de Roteiros: Sinopse, Argumento, Escaleta, Roteiro 5- Representação do Espaço Tridimensional na Imagem em Movimento 6- Captação e Edição de Som 7- Usos de Trilha Sonora 8- Tempo, Ritmo e Montagem 9- O papel do Diretor: da escolha do tema ao seu desenvolvimento 10- Definição de Estilos para Imagem e Som: Gêneros 11- Mise em Scène 12 – Processo de direção13- Decupagem
ARAUJO, Inácio. Cinema: O mundo em movimento. SP: Ed Scipione, 1995. BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: editora unicamp, 2013. BURCH, Noël. Práxis do cinema. SP: Perspectiva, 1979. CHION, Michel. Audiovisão. Som e imagem no cinema. Lisboa: edições Texto & Grafia LTDA, 2011. EISENSTEIN, Segei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990. FIELD, Syd. Quatro roteiros. Estudos do roteiro americano. Uma análise de quatro inovadores clássicos contemporâneos. RJ: Objetiva, 1997. HALL, Doug and FIFER, Sally Jo. Iluminating video. An essential guide to Video Art. NY: Aperture Foundation, 1990. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. _________________. “O ponto de escuta.” In: O sujeito na tela. Modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. SP: Paulus, 2007. MENDES, E. S. Walter Murch: a revolução da trilha sonora cinematográfica (187/224). In: Significação nº 26. SP: annablume, 2006. MURCH, WALTER. Num piscar de olhos. RJ: Zahar, 2005. RABIGER, Michael. Direção de cinema. Técnicas e estética. 3ª ed. Tradução: Sabrina Ricci Netto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. RATCLIFF, J. Timecode: A user's guide. London: Focal Press, 1998. SCHAFFER, R. M. O Ouvido pensante. SP: Unesp, 1991. LINKS: Para arte experimental nos campos das artes visuais, música, ensaios, filmes, rádio dos primórdios: www.ubuweb.com Filmes e objetos de László Moholy-Nagy (1895-1946): https://ubu.com/film/moholy_hafen.html Mubi – Livre para alunos da USP, entrar com e-mail USP: https://mubi.com – exibindo Len Lye, Free Radicals: https://mubi.com/films/free-radicals-1958/player Site de evento organizado na Alemanha com documentação histórica e experiências contemporâneas: http://www.see-this-sound.at/ Bibliografia Complementar AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993. EISENSTEIN, S. “Sincronização dos Sentidos.” In: Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002 (1942). EISENSTEIN, S. “A quarta dimensão do cinema.” In: A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002 (1949). EISNER, W. “A história das narrativas”. In: Narrativas Gráficas. Devir Livraria, 2005 (1996). FATORELLI, A. A fotografia contemporânea: corpo, afeccão, imagem. Revista Contemporânea, vol. 8, no 1. Jul.2010 MANOVICH, Lev. The language of the new media. Cambridge: The MIT Press, 2001. Programas úteis: Movie Magic (produção: análise técnica e ordem do dia) Celtx (free) (roteiro e produção) Sketchup (free) (apresentação de projeto) Pacote adobe (Premiere, After Effects) Modul8 (Cinema ao vivo, mapping) Quase-cinema (free) (Cinema ao vivo)