Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0801 - Introdução às Práticas Audiovisuais
Introduction to Audiovisual Practice

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
Propiciar um panorama geral da realização audiovisual para os alunos do curso de Design. Cobrirá as diversas etapas de realização de obras nos diversos gêneros. O programa, detalhado em tópicos discorrerá sobre a adequação entre cada etapa de produção e equipe de profissionais especializados com ênfase no diretor como catalisador do processo de produção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6363135 - Patrícia Moran Fernandes
 
Programa Resumido
* Aspectos históricos das técnicas de comunicação audiovisual em relação às propostas expressivas do meio.
* Fundamentos técnicos da produção e finalização da imagem e do som em peças audiovisuais.
 
 
 
Programa
1- Roteiro
2- Narração e História Narrativa
3- Etapas da Produção: Roteiro, Filmagem e Finalização
4- Desenvolvimento de Roteiros: Sinopse, Argumento, Escaleta, Roteiro
5- Representação do Espaço Tridimensional na Imagem em Movimento
6- Captação e Edição de Som
7- Usos de Trilha Sonora
8- Tempo, Ritmo e Montagem
9- O papel do Diretor: da escolha do tema ao seu desenvolvimento
10- Definição de Estilos para Imagem e Som: Gêneros
11- Mise em Scène
12 – Processo de direção
13- Decupagem
 
 
 
Avaliação
     
Método
Metodologia Aulas expositivas visando a constituição de repertório sobre formas audiovisuais. Curtos exercícios de fixação dos temas abordados. Atendimento para o desenvolvimento e realização do trabalho audiovisual Na entrega dos vídeos deve constar: Título do Trabalho, Autores, Nome da Disciplina, professora e ano, Créditos: Logo FAU e VideoFau. Todos os vídeos devem conter ficha Claquete, disponível em: http://www.fau.usp.br/intermeios/fichas.php ). O Relatório Inclui documentação em PDF de todas as etapas do processo, escolha de linguagens e técnicas, imagens, rascunhos, roteiro, storyboard, animatic. Podem ser acrescentados arquivos de vídeo (mov, avi, mp4). Avaliação e Método Avaliação continuada de: a) atividades em salas de aula, laboratório e desenvolvimento de projeto. b) trabalhos e projetos realizados pelos alunos: auto-retrato, porta: 40 Proposta do exercício final: 10 pontos. Trabalho final: Primeira entrega 40 (relatório e vídeo). Segunda entrega 10 pontos.
Critério
Em todos os trabalhos serão avaliados os seguintes aspectos: Assiduidade e participação em aula. Participação nas atividades propostas. Qualidade da apresentação do projeto inicial e do final. Originalidade e coesão da proposta.
Norma de Recuperação
Haverá a possibilidade de recuperação através de novo trabalho a ser desenvolvido logo após o término do curso.
 
Bibliografia
     
ARAUJO, Inácio. Cinema: O mundo em movimento. SP: Ed Scipione, 1995.
BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: editora unicamp, 2013.
BURCH, Noël. Práxis do cinema. SP: Perspectiva, 1979.
CHION, Michel. Audiovisão. Som e imagem no cinema. Lisboa: edições Texto & Grafia LTDA, 2011.
EISENSTEIN, Segei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
FIELD, Syd. Quatro roteiros. Estudos do roteiro americano. Uma análise de quatro inovadores clássicos contemporâneos. RJ: Objetiva, 1997. 
HALL, Doug and FIFER, Sally Jo. Iluminating video. An essential guide to Video Art. NY: Aperture Foundation, 1990.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
_________________. “O ponto de escuta.” In: O sujeito na tela. Modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. SP: Paulus, 2007.
MENDES, E. S. Walter Murch: a revolução da trilha sonora cinematográfica (187/224). In: Significação nº 26. SP: annablume, 2006.
MURCH, WALTER.  Num piscar de olhos. RJ: Zahar, 2005.
RABIGER, Michael. Direção de cinema. Técnicas e estética. 3ª ed. Tradução: Sabrina Ricci Netto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
RATCLIFF, J. Timecode: A user's guide. London: Focal Press, 1998.
SCHAFFER, R. M. O Ouvido pensante. SP: Unesp, 1991.

LINKS:
Para arte experimental nos campos das artes visuais, música, ensaios, filmes, rádio dos primórdios: www.ubuweb.com
Filmes e objetos de László Moholy-Nagy (1895-1946): https://ubu.com/film/moholy_hafen.html
Mubi – Livre para alunos da USP, entrar com e-mail USP: https://mubi.com – exibindo Len Lye, Free Radicals: https://mubi.com/films/free-radicals-1958/player
Site de evento organizado na Alemanha com documentação histórica e experiências contemporâneas: http://www.see-this-sound.at/

Bibliografia Complementar

AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
EISENSTEIN, S.  “Sincronização dos Sentidos.” In: Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002 (1942).
EISENSTEIN, S. “A quarta dimensão do cinema.” In: A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002 (1949).
EISNER, W. “A história das narrativas”. In: Narrativas Gráficas. Devir Livraria, 2005 (1996).
FATORELLI, A. A fotografia contemporânea: corpo, afeccão, imagem. Revista Contemporânea, vol. 8, no 1. Jul.2010
MANOVICH, Lev. The language of the new media. Cambridge: The MIT Press, 2001.


Programas úteis:
Movie Magic (produção: análise técnica e ordem do dia)
Celtx (free) (roteiro e produção)
Sketchup (free) (apresentação de projeto)
Pacote adobe (Premiere, After Effects)
Modul8  (Cinema ao vivo, mapping)
Quase-cinema (free)  (Cinema ao vivo)
 

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