Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0805 - Interfaces Audiovisuais
Audiovisual Interfaces

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Introduzir conceitos teóricos e práticos das mudanças ocorridas na comunicação audiovisual devido a digitalização das ferramentas de producão e distribuição das mídias audiovisuais.
Fornecer noções de mídias interativas visando a habilitar o aluno a compreender, analisar e operar equipamentos e sistemas de informática, bem como manipular softwares/programas específicos utilizados na produção, tratamento e circulação de obras audiovisuais para mídias interativas, ambientes imersivos e uso de sistemas computacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
279040 - Almir Antonio Rosa
 
Programa Resumido
A digitalização das mídias audiovisuais tem tido como consequência não só a introdução de novas ferramentas digitais, mas também abre novas possibilidades de expressão e linguagem. O curso aborda conceitos como hipertexto, narrativas não-lineares, convergência das mídias, ambientes imersivos e sistemas computacionais e propõe através de exercícios práticos e experimentação o desenvolvimento de projetos de criação de conteúdo audiovisual para mídias digitais.
 
 
 
Programa
- Conceitos teóricos de hipertexto, hipermídia, interatividade, ambiente imersivo
- Processo de sistemas computacionais.
- História e cenário atual das mídias digitais
- Desenvolvimento de conteúdo para a convergência digital.
- Conceitos técnicos: uso de softwares para produção de hipermidia.
- Design de interfaces gráficas e intera'cao Homem-m'aquina.
- Compressão de vídeo e ferramentas de autoração digital.
- Produção prática de obra audiovisual interativa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas, exercícios em sala de aula, apresentação em aulas e em atividades de extensão; e avaliação dos projetos realizados.
Critério
Participação nas aulas; pesquisa de sistemas, trabalho teórico ou prático e atividade de extensão.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho teórico e/ou prático no período estipulado pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
ASCOTT, Roy. A Arquitetura da Percepção. In Leão Lucia (org.). Interlab. São Paulo: Iluminuras, 2002.
BAIRON, Sérgio. Multimídia (Coleção Contato Imediato). São Paulo: Global, 1995.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens, foto, cinema e vídeo. (Tradução: Luciana A. Penna). Campinas: Papirus, 1997. 
BOLTER, Jay David, GRUSIN, Richard, Remediation: Understanding New Media, Cambridge, MIT Press, 1999.
BRAGA, Clarissa e PINHO, Lídia. Coord. André Lemos. Hipertexto: uma 
experiência coletiva hipertextual. www. facon. ufba. br/hipertexto, Bahia, 
1998.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COOREIA, Cláudia e ANDRADE, Heloísa. Coord. André Lemos. Hipertexto: 
uma experiência coletiva hipertextual. www. facom.ufba.br/hipertexto, 
Bahia, 1998.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs vol. 1. Trad. Ana Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1995.
DOMINGUES, Diana (org.). A Arte no Século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
GAWLINSKI, Mark. Interactive Television Production. Focal Press, 2003. 288 p.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas Mídias – do game à TV Interativa. São Paulo: Editora Senac, 2003.
LANDOW, George, Hypertext, Baltimore, John Hopkins, 1992.
LAUREL, Brenda (org.), The Art of Human Computer Interface Design, Addison Wesley, 1990.
LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberspaço. São Paulo: Editora Iluminuras, 1999. 
LEMOS, André. Anjos Interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. Disponível em  LEMOS, André e LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
MEADOWS, Mark Stephen. Pause & Effect – the art of interactive narrative. Indianápolis (USA): New Riders Publishing, 2003. 
MURRAY, Janet H.. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespeaco. São Paulo: Editora da Unesp e Instituto Itaú Cultural, 2003.
NEGROPONTE, Nicolas. Ser digital. SP, Cia. das Letras, 1997.
NICHOLS, Bill (1996). The work of culture in the age of cybernetic systems. In DRUCKEREY, Timothy (ed.). Eletronic culture - technology and visual representation. New York: Aperture Foundation, 1996. 
PALÁCIOS, Marcos (org). As janelas do ciberespaço. Porto Alegre:
Sulina, 2001.
PLAZA, Júlio e TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Editora Hucitec, 1a. ed., 1998.
RIBEIRO, José Carlos S. e JUCÁ, Vládia Jamile. Coord. André Lemos. 
Hipertexto: uma experiência coletiva hipertextual. www. facon.ufba.br/hipertexto, Bahia, 1998
HEATH, Steve. Multimedia and communications technology. London, Focal Press, 1998.
IUPPA, Nicholas V. Designing interactive digital video. London, Focal Press, 1998.
KRUPNICK, M. A . The Electric image: Examining basic TV technology. London, Focal Press, 1990.
RATCLIFF, John. Timecode: A user's guide. London, Focal Press, 1998.
RUMSEY, Francis; ATKINSON, John. Digital interface handbook. London, Focal Press, 1995.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem – Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Editora Iluminuras, 1998. 
SANTAELLA, Lucia, Culturas e artes do pós-humano, SP,  Paulus,  2003.
VERLINDEN, Roger. Minidisc. London, Focal Press, 1996.
WARDRIP-FRUIN, Noah e MONTFORT, Nick, (eds.), The New Media Reader, Cambridge, MIT Press, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0805

Clique para consultar o oferecimento para CTR0805

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP