Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0806 - Economia do Audiovisual Internacional
International Audiovisual Economy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Discutir teorias, tecnologias, modelos de negócios e políticas públicas que permitem a compreensão dos impactos de mercado específicos ao campo da economia do audiovisual na globalização e na transformação digital contemporânea. Como atividade de extensão, é proposta a realização de projetos de pesquisa, curadoria e programação
alinhados a pré-produção, produção e promoção de eventos e redes internacionais associadas a mercados do audiovisual e da economia criativa, com ênfase na inovação tecnológica, tais como
"Trampoline Network", "Games for Change", “Cidade do Conhecimento” e acordos de cooperação e mobilidade internacional da ECA com Mediadesign Hochschule (Alemanha), Universidade de Paris 2 (França), "Disruptive Media Learning Lab" (University of Coventry, Inglaterra), "Cittadellarte" (Biela, Itália), "Hebrew University of Jerusalem", Israel), "UNAPEC" (República Dominicana) e outras (conexão com AUCANI-USP e parceiros em projetos de pesquisa, cultura e extensão na USP, plataformas de inovação, criatividade, empreendedorismo e transformação digital). As atividades poderão integrar-se a viagens didáticas para participação em eventos relacionados às redes internacionais com parceiros acadêmicos e das indústrias audiovisuais e criativas.
A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1101255 - Gilson Schwartz
 
Programa Resumido
1. Conceitos de indústria cultural, economia criativa, interconectada em rede, da cultura e do audiovisual, sociedade do espetáculo, economia da informação e iconomia. Audiovisual como campo específico e seus impactos transversais na constituição de mercados e políticas públicas.
2. Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Maduros e Emergentes. Debates em torno do fenômeno da “convergência digital” entre tecnologia da informação, telecomunicações e cultura.
3. Regimes Institucionais e Marcos Regulatórios: Mecenato, Incentivos, Marketing e Distribuição, Financiamento e Mercado de Capitais, “Crowdfunding”, “Crowdsourcing” e “Open Source”.
4. Consumo de Produtos e Serviços Audiovisuais na Base da Pirâmide: Brasil, China, Índia, África e América Latina.
5. Sistemas técnicos e de inovação na economia do audiovisual: novos modelos de produção e distribuição, etapas no desenvolvimento da internet (acesso, colaboração, internet das coisas e web semântica), principais desafios em mercados específicos (música, TV, cinema, educação e arte). Impactos no mercado de trabalho, na formação d quadros e na regulamentação profissional em jornalismo, radiodifusão, novas mídias e televisão digital. O império da mobilidade social em rede e a emergência de novos mercados na “nuvem” de “big data”: ocularcentrismo e iconomia.
6. Dados e metadados: principais fontes de informação e análises econométricas com foco em consumo, distribuição, financiamento e produção audiovisual.
7. Tendências de Mercado Emergentes: “Gamification”, Cidades Criativas, Sustentabilidade, Cultura Popular e Monetização Digital (bitcoin e moedas criativas).
 
 
 
Programa
Aula 1: Dados e metadados: o audiovisual em números 

Aula 2: Conceito de indústria cultural e sociedade do espetáculo

Aula 3: Conceitos de economia criativa, da cultura e do audiovisual

Aula 4: Conceitos de economia da informação e iconomia

Aula 5: Regimes Institucionais e Marcos Regulatórios

Aula 6: Mecenato e Incentivos Diretos

Aula 7: Marketing e Distribuição, Financiamento e Mercado de Capitais

Aula 8: Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Maduros 

Aula 9: Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Emergentes

Aula 10: Consumo de Produtos e Serviços Audiovisuais na Base da Pirâmide: Teoria

Aula 11: Estudos de Caso: Consumo Cultural no Brasil, China, Coréia do Sul, Índia, África e América Latina

Aula 12: Sistemas técnicos e de inovação na economia do audiovisual 

Aula 13: Estudos de Caso: impactos da mudança tecnológica em produtos e serviços audiovisuais

Aulas 14 e 15: Mercados Emergentes: “Gamification”, Cidades Criativas, Meio-Ambiente, Cultura Popular e Monetização Digital.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação de seminário associado à elaboração de monografia, realização de duas provas escritas e participação nas atividades online associadas ao blog “Economia do Audiovisual Internacional”.
Critério
Partipação no blog do curso, prova escrita e trabalhos de conclusão.
Norma de Recuperação
Prova escrita, no prazo regulamentar estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
Aguiar, M., Hurst, E., Measuring Trends in Leisure: The Allocation of Time over Five Decades, Working Paper 06-2, Federal Reserve Bank of Boston

Anderson, C., The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion, New York, 2006

Banerjee, I., Seneviratne,K., Public Services Broadcast: Best Practices Handbook, UNESCO, 2005, http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001415/141584e.pdf

Bikhchamdami, S., Hirschleifer, D., Welch, I., A Theory of Fads, Fashion, Custom and Cultural Change as Informational Cascades, Journal of Political Economy, 100(5), 1992

Boltanski, L., Chiapello, E., 2000, Le Nouvel Esprit du Capitalisme, Gallimard, Paris.

Bourdieu. P., Sobre a televisão, Jorge Zahar Editora, 1997.

Clark, D., Videogames Get Real, Wall Street Journal, April, 14, 2004

Creative Economy Report, 2008, United Nations, http://www.unctad.org/en/docs/ditc20082cer_en.pdf
Davenport, T.H., Beck, J.H., The Attention Economy, Harvard Business School Press, 2001
Davis, E., Techgnosis - myth, magic + mysticism in the age of information, Three Rivers Press, New York, 1998

Eliot, M., Rockonomics: The Money Behind the Music, Frankin Watts, New York, 1989
Epstein, E. J., The Hollywood Economist: The Hidden Financial Reality Behind the Movies, MelvilleHouse, Brooklyn, New York, 2010.
Esarey,A., Xiao, Q., Digital Communication and Political Change in China, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc

Freeman, C., Louçã, F., As Time Goes By - From the Industrial Revolutions to the Information Revolution, Oxford University Press, 2001.

Gilder, G., Telecosm: How Infinite Bandwidth will Revolutionize our World, Free Press, New York, 2000

Goldberg, K. (ed.), The Robot in the Garden - telerobotics and telepistemology in the age of internet, MIT Press, 2000

Gorgulho, L.F., Goldenstein,M., Alexandre, P.V.M., Mello, G.A.T., A economia da cultura, o BNDES e o desenvolvimento sustentável, BNDES Setorial 30, 2007, http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set3007.pdf

Hardt, M., Negri, A., 2000, Empire, Exils Éditeur, Paris.

Johnson, S., Cultura da Interface, Jorge Zahar Editor, 2001.

Kagami, M., Tsuji, M., Digital Divide or Digital Jump: Beyond "IT" Revolution, IDE-Jetro, 2002 e The "IT" Revolution and Developing Countries: Late Comer Advantage?, idem, 2001.

Leonhard, G., Friction is Fiction, The Future of Content, Media & Business, disponível em http://www.mediafuturist.com/free-pdfs.html

Lessig, L., The Future of Ideas, Random House, 2001 e Code and other laws of cyberspace, Basic Books, 1999.

Manovich, L., The Language of New Media, MIT Press, 2001.

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, Dados do Mercado Internacional, ANCINE, http://www.ancine.gov.br/oca/

Plano da Secretaria de Economia Criativa, Ministério da Cultura, Brasil, Políticas, Diretrizes e Ações, disponível em http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/04/livro-portuguesweb.pdf

Raymond, E.S., The Cathedral and the Bazaar, O'Reilly, 1999.

Ross, M., South American Cinematic Culture: Policy, Production, Distribution and Exhibition, Cambridge, 2010, http://www.c-s-p.org/Flyers/South-American-Cinematic-Culture--Policy--Production--Distribution-and-Exhibition1-4438-2483-6.htm

Schwartz, G., 2006, Princípios de Iconomia, E-Compós, Vol. 7, disponível em http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewArticle/110

Schwartz, G., 2008, Economia Política da Cibercultura e Emergência da Iconomia, Simpósio ABCIBER, disponível em http://cencib.org/simposioabciber/PDFs/CC/Gilson%20Schwartz.pdf

Schwartz, G., Barros, T.H.C., 2010, Do Ciberespaço à Iconomia: Projeções Metapóricas, REVISTA USP, São Paulo, n.86, p. 108-121, junho/agosto.
Schwartz, G., Lucchesi, J., 2011a, Cidades Criativas e Conexão Audiovisual, Informações FIPE, Julho, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/7_12-14-jul.pdf

Schwartz, G., Lucchesi, J., 2011b, Classes Criativas, Teletrabalho e Custo-Cultura no Brasil, Informações FIPE, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/8_bif371.pdf

Schwartz, G., Lucchesi, J., 2011c, Economia Política do Audiovisual e Desafios da Convergência
Digital: PLC-116 e a Competitividade da Economia Criativa Brasileira, Informações FIPE, 371, Setembro, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/9_43-45-jul.pdf

Sedgwick, J., Pokorny, M., An Economic History of Film, Routledge, London, 2005

Sennett, R., A Cultura do Novo Capitalismo, Editora RCB, 2006.

Shapiro, C., Varian, H.R.1999, Information Rules - A Strategic Guide to the Network Economy

Shy, O., 2001, The Economics of Network Industries, Cambridge University Press.

Stiglitz, J., 2001, Information and the Change in the Paradigm in Economics, Nobel Prize Lecture.

Tonon, Z., Sistemas Públicos de Comunicação no Mundo, Intervozes/Paulus, 2009, http://www.intervozes.org.br/publicacoes/livros/sistemas-publicos-de-comunicacao-no-mundo-a-experiencia-de-doze-paises-e-o-caso-brasileiro-1/SPCM_para%20SITE.pdf

Tran,H., Mahmood,R., Du,Y., Khrapavitski, A., Linking Global Press Freedom to Development and Culture: Implications from a Comparative Analysis, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc

Vários (edição especial), New Media in International Contexts, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc

Vogel, H.L., Entertainment Industry Economics – A Guide for Financial Analysis, Cambridge University Press, 2007
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0806

Clique para consultar o oferecimento para CTR0806

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP