Discutir teorias, tecnologias, modelos de negócios e políticas públicas que permitem a compreensão dos impactos de mercado específicos ao campo da economia do audiovisual na globalização e na transformação digital contemporânea. Como atividade de extensão, é proposta a realização de projetos de pesquisa, curadoria e programação alinhados a pré-produção, produção e promoção de eventos e redes internacionais associadas a mercados do audiovisual e da economia criativa, com ênfase na inovação tecnológica, tais como "Trampoline Network", "Games for Change", “Cidade do Conhecimento” e acordos de cooperação e mobilidade internacional da ECA com Mediadesign Hochschule (Alemanha), Universidade de Paris 2 (França), "Disruptive Media Learning Lab" (University of Coventry, Inglaterra), "Cittadellarte" (Biela, Itália), "Hebrew University of Jerusalem", Israel), "UNAPEC" (República Dominicana) e outras (conexão com AUCANI-USP e parceiros em projetos de pesquisa, cultura e extensão na USP, plataformas de inovação, criatividade, empreendedorismo e transformação digital). As atividades poderão integrar-se a viagens didáticas para participação em eventos relacionados às redes internacionais com parceiros acadêmicos e das indústrias audiovisuais e criativas. A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso.
1. Conceitos de indústria cultural, economia criativa, interconectada em rede, da cultura e do audiovisual, sociedade do espetáculo, economia da informação e iconomia. Audiovisual como campo específico e seus impactos transversais na constituição de mercados e políticas públicas. 2. Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Maduros e Emergentes. Debates em torno do fenômeno da “convergência digital” entre tecnologia da informação, telecomunicações e cultura. 3. Regimes Institucionais e Marcos Regulatórios: Mecenato, Incentivos, Marketing e Distribuição, Financiamento e Mercado de Capitais, “Crowdfunding”, “Crowdsourcing” e “Open Source”. 4. Consumo de Produtos e Serviços Audiovisuais na Base da Pirâmide: Brasil, China, Índia, África e América Latina. 5. Sistemas técnicos e de inovação na economia do audiovisual: novos modelos de produção e distribuição, etapas no desenvolvimento da internet (acesso, colaboração, internet das coisas e web semântica), principais desafios em mercados específicos (música, TV, cinema, educação e arte). Impactos no mercado de trabalho, na formação d quadros e na regulamentação profissional em jornalismo, radiodifusão, novas mídias e televisão digital. O império da mobilidade social em rede e a emergência de novos mercados na “nuvem” de “big data”: ocularcentrismo e iconomia. 6. Dados e metadados: principais fontes de informação e análises econométricas com foco em consumo, distribuição, financiamento e produção audiovisual. 7. Tendências de Mercado Emergentes: “Gamification”, Cidades Criativas, Sustentabilidade, Cultura Popular e Monetização Digital (bitcoin e moedas criativas).
Aula 1: Dados e metadados: o audiovisual em números Aula 2: Conceito de indústria cultural e sociedade do espetáculo Aula 3: Conceitos de economia criativa, da cultura e do audiovisual Aula 4: Conceitos de economia da informação e iconomia Aula 5: Regimes Institucionais e Marcos Regulatórios Aula 6: Mecenato e Incentivos Diretos Aula 7: Marketing e Distribuição, Financiamento e Mercado de Capitais Aula 8: Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Maduros Aula 9: Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Emergentes Aula 10: Consumo de Produtos e Serviços Audiovisuais na Base da Pirâmide: Teoria Aula 11: Estudos de Caso: Consumo Cultural no Brasil, China, Coréia do Sul, Índia, África e América Latina Aula 12: Sistemas técnicos e de inovação na economia do audiovisual Aula 13: Estudos de Caso: impactos da mudança tecnológica em produtos e serviços audiovisuais Aulas 14 e 15: Mercados Emergentes: “Gamification”, Cidades Criativas, Meio-Ambiente, Cultura Popular e Monetização Digital.
Aguiar, M., Hurst, E., Measuring Trends in Leisure: The Allocation of Time over Five Decades, Working Paper 06-2, Federal Reserve Bank of BostonAnderson, C., The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion, New York, 2006Banerjee, I., Seneviratne,K., Public Services Broadcast: Best Practices Handbook, UNESCO, 2005, http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001415/141584e.pdfBikhchamdami, S., Hirschleifer, D., Welch, I., A Theory of Fads, Fashion, Custom and Cultural Change as Informational Cascades, Journal of Political Economy, 100(5), 1992Boltanski, L., Chiapello, E., 2000, Le Nouvel Esprit du Capitalisme, Gallimard, Paris. Bourdieu. P., Sobre a televisão, Jorge Zahar Editora, 1997.Clark, D., Videogames Get Real, Wall Street Journal, April, 14, 2004Creative Economy Report, 2008, United Nations, http://www.unctad.org/en/docs/ditc20082cer_en.pdfDavenport, T.H., Beck, J.H., The Attention Economy, Harvard Business School Press, 2001Davis, E., Techgnosis - myth, magic + mysticism in the age of information, Three Rivers Press, New York, 1998Eliot, M., Rockonomics: The Money Behind the Music, Frankin Watts, New York, 1989Epstein, E. J., The Hollywood Economist: The Hidden Financial Reality Behind the Movies, MelvilleHouse, Brooklyn, New York, 2010.Esarey,A., Xiao, Q., Digital Communication and Political Change in China, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijocFreeman, C., Louçã, F., As Time Goes By - From the Industrial Revolutions to the Information Revolution, Oxford University Press, 2001. Gilder, G., Telecosm: How Infinite Bandwidth will Revolutionize our World, Free Press, New York, 2000Goldberg, K. (ed.), The Robot in the Garden - telerobotics and telepistemology in the age of internet, MIT Press, 2000 Gorgulho, L.F., Goldenstein,M., Alexandre, P.V.M., Mello, G.A.T., A economia da cultura, o BNDES e o desenvolvimento sustentável, BNDES Setorial 30, 2007, http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set3007.pdfHardt, M., Negri, A., 2000, Empire, Exils Éditeur, Paris. Johnson, S., Cultura da Interface, Jorge Zahar Editor, 2001. Kagami, M., Tsuji, M., Digital Divide or Digital Jump: Beyond "IT" Revolution, IDE-Jetro, 2002 e The "IT" Revolution and Developing Countries: Late Comer Advantage?, idem, 2001. Leonhard, G., Friction is Fiction, The Future of Content, Media & Business, disponível em http://www.mediafuturist.com/free-pdfs.htmlLessig, L., The Future of Ideas, Random House, 2001 e Code and other laws of cyberspace, Basic Books, 1999.Manovich, L., The Language of New Media, MIT Press, 2001. Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, Dados do Mercado Internacional, ANCINE, http://www.ancine.gov.br/oca/Plano da Secretaria de Economia Criativa, Ministério da Cultura, Brasil, Políticas, Diretrizes e Ações, disponível em http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/04/livro-portuguesweb.pdfRaymond, E.S., The Cathedral and the Bazaar, O'Reilly, 1999. Ross, M., South American Cinematic Culture: Policy, Production, Distribution and Exhibition, Cambridge, 2010, http://www.c-s-p.org/Flyers/South-American-Cinematic-Culture--Policy--Production--Distribution-and-Exhibition1-4438-2483-6.htmSchwartz, G., 2006, Princípios de Iconomia, E-Compós, Vol. 7, disponível em http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewArticle/110Schwartz, G., 2008, Economia Política da Cibercultura e Emergência da Iconomia, Simpósio ABCIBER, disponível em http://cencib.org/simposioabciber/PDFs/CC/Gilson%20Schwartz.pdfSchwartz, G., Barros, T.H.C., 2010, Do Ciberespaço à Iconomia: Projeções Metapóricas, REVISTA USP, São Paulo, n.86, p. 108-121, junho/agosto.Schwartz, G., Lucchesi, J., 2011a, Cidades Criativas e Conexão Audiovisual, Informações FIPE, Julho, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/7_12-14-jul.pdfSchwartz, G., Lucchesi, J., 2011b, Classes Criativas, Teletrabalho e Custo-Cultura no Brasil, Informações FIPE, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/8_bif371.pdfSchwartz, G., Lucchesi, J., 2011c, Economia Política do Audiovisual e Desafios da ConvergênciaDigital: PLC-116 e a Competitividade da Economia Criativa Brasileira, Informações FIPE, 371, Setembro, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/9_43-45-jul.pdfSedgwick, J., Pokorny, M., An Economic History of Film, Routledge, London, 2005Sennett, R., A Cultura do Novo Capitalismo, Editora RCB, 2006.Shapiro, C., Varian, H.R.1999, Information Rules - A Strategic Guide to the Network EconomyShy, O., 2001, The Economics of Network Industries, Cambridge University Press. Stiglitz, J., 2001, Information and the Change in the Paradigm in Economics, Nobel Prize Lecture. Tonon, Z., Sistemas Públicos de Comunicação no Mundo, Intervozes/Paulus, 2009, http://www.intervozes.org.br/publicacoes/livros/sistemas-publicos-de-comunicacao-no-mundo-a-experiencia-de-doze-paises-e-o-caso-brasileiro-1/SPCM_para%20SITE.pdfTran,H., Mahmood,R., Du,Y., Khrapavitski, A., Linking Global Press Freedom to Development and Culture: Implications from a Comparative Analysis, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijocVários (edição especial), New Media in International Contexts, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijocVogel, H.L., Entertainment Industry Economics – A Guide for Financial Analysis, Cambridge University Press, 2007