Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0806 - Economia do Audiovisual Internacional
International Audiovisual Economy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Discutir teorias, tecnologias, modelos de negócios e políticas públicas que permitem a compreensão dos impactos de mercado específicos ao campo da economia do audiovisual na globalização contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1101255 - Gilson Liberato Schwartz
 
Programa Resumido
1. Conceitos de indústria cultural, economia criativa, interconectada em rede, da cultura e do audiovisual, sociedade do espetáculo, economia da informação e iconomia. Audiovisual como campo específico e seus impactos transversais na constituição de mercados e políticas públicas. 2. Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Maduros e Emergentes. Debates em torno do fenômeno da “convergência digital” entre tecnologia da informação, telecomunicações e cultura. 3. Regimes Institucionais e Marcos Regulatórios: Mecenato, Incentivos, Marketing e Distribuição, Financiamento e Mercado de Capitais, “Crowdfunding”, “Crowdsourcing” e “Open Source”. 4. Consumo de Produtos e Serviços Audiovisuais na Base da Pirâmide: Brasil, China, Índia, África e América Latina. 5. Sistemas técnicos e de inovação na economia do audiovisual: novos modelos de produção e distribuição, etapas no desenvolvimento da internet (acesso, colaboração, internet das coisas e web semântica), principais desafios em mercados específicos (música, TV, cinema, educação e arte). Impactos no mercado de trabalho, na formação d quadros e na regulamentação profissional em jornalismo, radiodifusão, novas mídias e televisão digital. O império da mobilidade social em rede e a emergência de novos mercados na “nuvem” de “big data”: ocularcentrismo e iconomia. 6. Dados e metadados: principais fontes de informação e análises econométricas com foco em consumo, distribuição, financiamento e produção audiovisual. 7. Tendências de Mercado Emergentes: “Gamification”, Cidades Criativas, Sustentabilidade, Cultura Popular e Monetização Digital (bitcoin e moedas criativas).
 
 
 
Programa
Aula 1: Dados e metadados: o audiovisual em números Aula 2: Conceito de indústria cultural e sociedade do espetáculo Aula 3: Conceitos de economia criativa, da cultura e do audiovisual Aula 4: Conceitos de economia da informação e iconomia Aula 5: Regimes Institucionais e Marcos Regulatórios Aula 6: Mecenato e Incentivos Diretos Aula 7: Marketing e Distribuição, Financiamento e Mercado de Capitais Aula 8: Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Maduros Aula 9: Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Emergentes Aula 10: Consumo de Produtos e Serviços Audiovisuais na Base da Pirâmide: Teoria Aula 11: Estudos de Caso: Consumo Cultural no Brasil, China, Coréia do Sul, Índia, África e América Latina Aula 12: Sistemas técnicos e de inovação na economia do audiovisual Aula 13: Estudos de Caso: impactos da mudança tecnológica em produtos e serviços audiovisuais Aulas 14 e 15: Mercados Emergentes: “Gamification”, Cidades Criativas, Meio-Ambiente, Cultura Popular e Monetização Digital.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação de seminário associado à elaboração de monografia, realização de duas provas escritas e participação nas atividades online associadas ao blog “Economia do Audiovisual Internacional”.
Critério
Partipação no blog do curso, prova escrita e trabalhos de conclusão.
Norma de Recuperação
Prova escrita, no prazo regulamentar estabelecido pelo calendário escolar.
 
Bibliografia
     
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