Informações da Disciplina
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Comunicações e Artes
Cinema, Rádio e Televisão
Disciplina: CTR0806 - Economia do Audiovisual Internacional
International Audiovisual Economy
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
2
Carga Horária Total:
120 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2020
Desativação:
Objetivos
Discutir teorias, tecnologias, modelos de negócios e políticas públicas que permitem a compreensão dos impactos de mercado específicos ao campo da economia do audiovisual na globalização contemporânea.
Docente(s) Responsável(eis)
1101255 - Gilson Liberato Schwartz
Programa Resumido
1. Conceitos de indústria cultural, economia criativa, interconectada em rede, da cultura e do audiovisual, sociedade do espetáculo, economia da informação e iconomia. Audiovisual como campo específico e seus impactos transversais na constituição de mercados e políticas públicas. 2. Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Maduros e Emergentes. Debates em torno do fenômeno da “convergência digital” entre tecnologia da informação, telecomunicações e cultura. 3. Regimes Institucionais e Marcos Regulatórios: Mecenato, Incentivos, Marketing e Distribuição, Financiamento e Mercado de Capitais, “Crowdfunding”, “Crowdsourcing” e “Open Source”. 4. Consumo de Produtos e Serviços Audiovisuais na Base da Pirâmide: Brasil, China, Índia, África e América Latina. 5. Sistemas técnicos e de inovação na economia do audiovisual: novos modelos de produção e distribuição, etapas no desenvolvimento da internet (acesso, colaboração, internet das coisas e web semântica), principais desafios em mercados específicos (música, TV, cinema, educação e arte). Impactos no mercado de trabalho, na formação d quadros e na regulamentação profissional em jornalismo, radiodifusão, novas mídias e televisão digital. O império da mobilidade social em rede e a emergência de novos mercados na “nuvem” de “big data”: ocularcentrismo e iconomia. 6. Dados e metadados: principais fontes de informação e análises econométricas com foco em consumo, distribuição, financiamento e produção audiovisual. 7. Tendências de Mercado Emergentes: “Gamification”, Cidades Criativas, Sustentabilidade, Cultura Popular e Monetização Digital (bitcoin e moedas criativas).
Programa
Aula 1: Dados e metadados: o audiovisual em números Aula 2: Conceito de indústria cultural e sociedade do espetáculo Aula 3: Conceitos de economia criativa, da cultura e do audiovisual Aula 4: Conceitos de economia da informação e iconomia Aula 5: Regimes Institucionais e Marcos Regulatórios Aula 6: Mecenato e Incentivos Diretos Aula 7: Marketing e Distribuição, Financiamento e Mercado de Capitais Aula 8: Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Maduros Aula 9: Geopolítica do Audiovisual: Perfil dos Mercados Emergentes Aula 10: Consumo de Produtos e Serviços Audiovisuais na Base da Pirâmide: Teoria Aula 11: Estudos de Caso: Consumo Cultural no Brasil, China, Coréia do Sul, Índia, África e América Latina Aula 12: Sistemas técnicos e de inovação na economia do audiovisual Aula 13: Estudos de Caso: impactos da mudança tecnológica em produtos e serviços audiovisuais Aulas 14 e 15: Mercados Emergentes: “Gamification”, Cidades Criativas, Meio-Ambiente, Cultura Popular e Monetização Digital.
Avaliação
Método
Apresentação de seminário associado à elaboração de monografia, realização de duas provas escritas e participação nas atividades online associadas ao blog “Economia do Audiovisual Internacional”.
Critério
Partipação no blog do curso, prova escrita e trabalhos de conclusão.
Norma de Recuperação
Prova escrita, no prazo regulamentar estabelecido pelo calendário escolar.
Bibliografia
Aguiar, M., Hurst, E., Measuring Trends in Leisure: The Allocation of Time over Five Decades, Working Paper 06-2, Federal Reserve Bank of Boston
Anderson, C., The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion, New York, 2006
Banerjee, I., Seneviratne,K., Public Services Broadcast: Best Practices Handbook, UNESCO, 2005, http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001415/141584e.pdf
Bikhchamdami, S., Hirschleifer, D., Welch, I., A Theory of Fads, Fashion, Custom and Cultural Change as Informational Cascades, Journal of Political Economy, 100(5), 1992
Boltanski, L., Chiapello, E., 2000, Le Nouvel Esprit du Capitalisme, Gallimard, Paris.
Bourdieu. P., Sobre a televisão, Jorge Zahar Editora, 1997.
Clark, D., Videogames Get Real, Wall Street Journal, April, 14, 2004
Creative Economy Report, 2008, United Nations, http://www.unctad.org/en/docs/ditc20082cer_en.pdf
Davenport, T.H., Beck, J.H., The Attention Economy, Harvard Business School Press, 2001
Davis, E., Techgnosis - myth, magic + mysticism in the age of information, Three Rivers Press, New York, 1998
Eliot, M., Rockonomics: The Money Behind the Music, Frankin Watts, New York, 1989
Epstein, E. J., The Hollywood Economist: The Hidden Financial Reality Behind the Movies, MelvilleHouse, Brooklyn, New York, 2010.
Esarey,A., Xiao, Q., Digital Communication and Political Change in China, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc
Freeman, C., Louçã, F., As Time Goes By - From the Industrial Revolutions to the Information Revolution, Oxford University Press, 2001.
Gilder, G., Telecosm: How Infinite Bandwidth will Revolutionize our World, Free Press, New York, 2000
Goldberg, K. (ed.), The Robot in the Garden - telerobotics and telepistemology in the age of internet, MIT Press, 2000
Gorgulho, L.F., Goldenstein,M., Alexandre, P.V.M., Mello, G.A.T., A economia da cultura, o BNDES e o desenvolvimento sustentável, BNDES Setorial 30, 2007, http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set3007.pdf
Hardt, M., Negri, A., 2000, Empire, Exils Éditeur, Paris.
Johnson, S., Cultura da Interface, Jorge Zahar Editor, 2001.
Kagami, M., Tsuji, M., Digital Divide or Digital Jump: Beyond "IT" Revolution, IDE-Jetro, 2002 e The "IT" Revolution and Developing Countries: Late Comer Advantage?, idem, 2001.
Leonhard, G., Friction is Fiction, The Future of Content, Media & Business, disponível em http://www.mediafuturist.com/free-pdfs.html
Lessig, L., The Future of Ideas, Random House, 2001 e Code and other laws of cyberspace, Basic Books, 1999.
Manovich, L., The Language of New Media, MIT Press, 2001.
Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, Dados do Mercado Internacional, ANCINE, http://www.ancine.gov.br/oca/
Plano da Secretaria de Economia Criativa, Ministério da Cultura, Brasil, Políticas, Diretrizes e Ações, disponível em http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/04/livro-portuguesweb.pdf
Raymond, E.S., The Cathedral and the Bazaar, O'Reilly, 1999.
Ross, M., South American Cinematic Culture: Policy, Production, Distribution and Exhibition, Cambridge, 2010, http://www.c-s-p.org/Flyers/South-American-Cinematic-Culture--Policy--Production--Distribution-and-Exhibition1-4438-2483-6.htm
Schwartz, G., 2006, Princípios de Iconomia, E-Compós, Vol. 7, disponível em http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewArticle/110
Schwartz, G., 2008, Economia Política da Cibercultura e Emergência da Iconomia, Simpósio ABCIBER, disponível em http://cencib.org/simposioabciber/PDFs/CC/Gilson%20Schwartz.pdf
Schwartz, G., Barros, T.H.C., 2010, Do Ciberespaço à Iconomia: Projeções Metapóricas, REVISTA USP, São Paulo, n.86, p. 108-121, junho/agosto.
Schwartz, G., Lucchesi, J., 2011a, Cidades Criativas e Conexão Audiovisual, Informações FIPE, Julho, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/7_12-14-jul.pdf
Schwartz, G., Lucchesi, J., 2011b, Classes Criativas, Teletrabalho e Custo-Cultura no Brasil, Informações FIPE, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/8_bif371.pdf
Schwartz, G., Lucchesi, J., 2011c, Economia Política do Audiovisual e Desafios da Convergência
Digital: PLC-116 e a Competitividade da Economia Criativa Brasileira, Informações FIPE, 371, Setembro, disponível em http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/9_43-45-jul.pdf
Sedgwick, J., Pokorny, M., An Economic History of Film, Routledge, London, 2005
Sennett, R., A Cultura do Novo Capitalismo, Editora RCB, 2006.
Shapiro, C., Varian, H.R.1999, Information Rules - A Strategic Guide to the Network Economy
Shy, O., 2001, The Economics of Network Industries, Cambridge University Press.
Stiglitz, J., 2001, Information and the Change in the Paradigm in Economics, Nobel Prize Lecture.
Tonon, Z., Sistemas Públicos de Comunicação no Mundo, Intervozes/Paulus, 2009, http://www.intervozes.org.br/publicacoes/livros/sistemas-publicos-de-comunicacao-no-mundo-a-experiencia-de-doze-paises-e-o-caso-brasileiro-1/SPCM_para%20SITE.pdf
Tran,H., Mahmood,R., Du,Y., Khrapavitski, A., Linking Global Press Freedom to Development and Culture: Implications from a Comparative Analysis, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc
Vários (edição especial), New Media in International Contexts, International Journal of Communication, Vol. 5 (2011), http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc
Vogel, H.L., Entertainment Industry Economics – A Guide for Financial Analysis, Cambridge University Press, 2007
Clique para consultar os requisitos para CTR0806
Clique para consultar o oferecimento para CTR0806
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP