Apresentar conceitos fundamentais de direção de atores através da direção de cenas sem o uso de uma câmera.
Trata-se de analisar em profundidade a dramaturgia e realizar vários exercícios de direção com atores. Agora o aluno está na posição do diretor e deve aprender a comunicar suas idéias, preparar o ator para o papel e traduzir a dramaturgia em encenação.
A preparação do diretor. Análise da dramaturgia. Conceitos fundamentais de Stanislavski: concentração, imaginação, comunicação, circunstâncias dadas, fatos e eventos, superobjetivo, subtexto, monólogo interior, memória afetiva e análise ativa. Uso da improvisação no ensaio.
TOPORKOV, V. O.. Stanislavski in rehearsal : the final years . New York Routledge/Theatre Arts Book,, 1998THOMAS, J.. Script analysis for actors, directors, and designers. Focal Press, 2009KNEBEL, M.. El último Stanislavsky : análisis activo de la obra y el papel. Editorial Fundamentos, 1996KNEBEL, M.. L'analyse-action. ArlesActes Sud-Papiers, 2006GORDON, M.. The Stanislavsky Technique: Russia. New YorkApplause, 1994CARNICKE, S. M.. Stanislavsky in focus : an acting master for the 21st century. New York, NYRoutledge, 2008CARNICKE. The Knebel Technique: Active Analysis in Practice In: Actor training. HADGE, A.(Ed.) Routledge, 2010AUTANT-MATHIEU, M.. La ligne des actions physiques : Répétitions et exercices de Stanislavski. L'Entretemps éditions, 2008