O Curso apresenta uma síntese teórica sobre a importância e os modelos de produção de games na contemporaneidade, promovendo a discussão e dando ênfase à experiência em laboratório de produção de jogos e interfaces lúdicas para meios e processos audiovisuais por meio de uma “game jam” ao final do curso, propiciando aos alunos a experiência prática com a formação de equipes de roteiro, programação, design transmídia e gestão de projetos de “gamificação”, com experiência prática no uso de ferramentas autorais. Como atividade de extensão, serão criadas oportunidades de participação em pré-produção, produção e promoção de eventos associados à indústria de games no Brasil e no exterior, tais como "Games for Change Festival", "BIG Festival", "SBGames", "REBEL" e projetos de “gamificação” com parcerias locais, regionais e internacionais, podendo implicar demanda de viagens didáticas para participar desses eventos no Brasil e no exterior. A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso.
Utilização do Laboratório de Mídias Audiovisuais para programação e desenvolvimento de jogos a partir de GDD (Game Design Document), tutoriais dos softwares Scratch, GameMaker, Unreal, Unity e Minecraft.
1. Re(vo)lações Lúdicas: brincando na esfera pública do século 21 (1 aula) 2. “Gamification”: conceito, mercado e poética (2 aulas) 3. Narrativa, gêneros e estética no “game design”(1 aula) 4. Tecnologias: do Tabuleiro às Engines (2 aulas) 5. “Game Design Document” (GDD) e Ferramentas de Gestão de Projetos (2 aulas) 6. Mercados, Políticas, Modelos de Negócio na Indústria de Games (2 aulas) 7. Mercado Brasileiro: Relatórios BNDES, Datafolha, ABRAGAMES, Políticas Públicas e Empresas Líderes, FAEL, SBGames, Games for Change América Latina (2 aulas) 8. Game Jam: roteiro, produção e publicação (GDD + realização) (6 aulas + horas/estágio)
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