Estimular a percepção auditiva. Conhecer os constituintes de trilha sonora audiovisual. Conhecer o processo de construção da trilha sonora audiovisual. Reconhecer o potencial narrativo e expressivo dos elementos sonoros constituintes da trilha sonora do audiovisual. Reconhecer as representações sonoras: monofônica e estereofônica e suas técnicas. Conhecer as técnicas básicas de captação e registro de som sincrônico à imagem. Exercitar a prática da operação de microfone – booming.
A articulação entre som e imagem e a dimensão narrativa e expressiva da trilha sonora. A técnica e a estética da trilha sonora do audiovisual. A captação e registro de som direto.
Percepção auditiva – exercícios de escuta. A trilha sonora audiovisual: elementos constitutivos e funções narrativas. A trilha sonora audiovisual clássica. A trilha sonora audiovisual moderna. Monofonia e estereofonia: técnicas e representação. Introdução aos procedimentos de captação e registro do som sincrônico.
ABBATE, Carlos. Como fazer o som de um filme. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Libraria, 2015. BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A Arte do Cinema: uma introdução. Campinas / São Paulo: Editora da Unicamp / Edusp, 2013. CARREIRO, Rodrigo. A Pós Produção de Som no Audiovisual Brasileiro. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2019. CARREIRO, Rodrigo (Org.); OPOLSKI, Débora; SOUZA, João Baptista Godoy de. O som do filme: uma introdução. Curitiba: Ed. UFPR: Ed. UFPE, 2018. CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994. ________. A Audiovisão – Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2008. FLORES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013. HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. Boston: Focal Press, 2002. LABRADA, Jeronimo. Registro sonoro: técnica básica. San Antonio de Los Baños: Escola Internacional de cine y TV, 1989. SCHAFER, R. Murray. O Ouvido pensante. São Paulo, Unesp, 1991. SOUZA, João Baptista Godoy de. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros “Contra todos” e “Antônia”: a técnica e o espaço criativo. 2100. Tese (Doutorado em Cinema) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo.