Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Cinema, Rádio e Televisão
 
Disciplina: CTR0813 - Som I
Sound Principles

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Estimular a percepção auditiva. Conhecer os constituintes de trilha sonora audiovisual. Conhecer o processo de construção da trilha sonora audiovisual. Reconhecer o potencial narrativo e expressivo dos elementos sonoros constituintes da trilha sonora do audiovisual. Reconhecer as representações sonoras: monofônica e estereofônica e suas técnicas. Conhecer as técnicas básicas de captação e registro de som sincrônico à imagem. Exercitar a prática da operação de microfone – booming.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
780731 - João Baptista Godoy de Souza
 
Programa Resumido
A articulação entre som e imagem e a dimensão narrativa e expressiva da trilha sonora. A técnica e a estética da trilha sonora do audiovisual. A captação e registro de som direto.
 
 
 
Programa
Percepção auditiva – exercícios de escuta. A trilha sonora audiovisual: elementos constitutivos e funções narrativas. A trilha sonora audiovisual clássica. A trilha sonora audiovisual moderna. Monofonia e estereofonia: técnicas e representação. Introdução aos procedimentos de captação e registro do som sincrônico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas participativas. Exibição de material audiovisual. Audição de material de áudio. Exercícios de realização.
Critério
Avaliação escrita. Apresentação de seminário. Entrega de relatório de atividade prática de realização audiovisual.
Norma de Recuperação
Realização de avaliação e trabalho escritos.
 
Bibliografia
     
ABBATE, Carlos. Como fazer o som de um filme. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Libraria, 2015. BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A Arte do Cinema: uma introdução. Campinas / São Paulo: Editora da Unicamp / Edusp, 2013. CARREIRO, Rodrigo. A Pós Produção de Som no Audiovisual Brasileiro. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2019. CARREIRO, Rodrigo (Org.); OPOLSKI, Débora; SOUZA, João Baptista Godoy de. O som do filme: uma introdução. Curitiba: Ed. UFPR: Ed. UFPE, 2018. CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994. ________. A Audiovisão – Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2008. FLORES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013. HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. Boston: Focal Press, 2002. LABRADA, Jeronimo. Registro sonoro: técnica básica. San Antonio de Los Baños: Escola Internacional de cine y TV, 1989. SCHAFER, R. Murray. O Ouvido pensante. São Paulo, Unesp, 1991. SOUZA, João Baptista Godoy de. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros “Contra todos” e “Antônia”: a técnica e o espaço criativo. 2100. Tese (Doutorado em Cinema) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo.
 

Clique para consultar os requisitos para CTR0813

Clique para consultar o oferecimento para CTR0813

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP