O projeto Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA), desenvolvido por docentes da FFLCH desde 2015, e se expandiu para a FDRP por intermédio do Consórcio Acadêmico constituído por docentes da FFLCH, da EACH e da FDRP em 2021. O PLEA partiu da constatação de que a dificuldade de compreensão e produção de textos representa um obstáculo para muitos graduandos. Tal carência pode comprometer a consecução do objetivo primeiro de um curso universitário: a formação, isto é, o desenvolvimento do espírito crítico imprescindível para a conquista de autonomia do pensamento e do agir. A falta de domínio básico da linguagem pode manifestar-se na inserção precária de estudantes na universidade ou em evasão. Considera-se que a autonomia intelectual permite ao estudante reconhecer conscientemente suas habilidades e carências bem como modos de superá-las, distinguindo a qualidade de acesso ao conhecimento, formas de apropriar-se dele e dar continuidade a sua formação para além da graduação. Assim, prepara-se o estudante para o mercado de trabalho ou a pós-graduação, âmbitos hoje em rápidas mudanças. Nesse contexto situa-se o objetivo maior do PLEA: desenvolver metodicamente habilidades de leitura e escrita de textos argumentativos complexos, no trânsito por diferentes especialidades, promovendo a autonomia crítica, bem como as competências expressivas. Pretende-se contribuir, desse modo, para a inserção acadêmica do estudante, intervindo nas causas de reprovações e evasão. Além disso, espera-se que os estudantes desenvolvam a autoconsciência dos procedimentos requeridos pelo estudo em nível superior, reconheçam as estratégias de exposição de diferentes escolas teóricas e, assim, exerçam o espírito crítico e a autonomia intelectual. A consecução desse objetivo requer prática sistemática de exercícios realizados com textos de diferentes linhas disciplinares, para que o confronto entre eles possibilite ao estudante o acesso à diversidade de correntes de pensamento e de estruturas de argumentação, bem como às estratégias de construção dos próprios textos.
Disciplina que busca desenvolver competências instrumentais básicas de leitura e escrita acadêmicas, por meio de exercícios práticos de fichamento da estrutura expositiva de textos argumentativos e da redação de dissertação versando sobre a interpretação dos textos lidos durante o semestre, empregando uma mistura de aulas expositivas dialogadas e discussões realizadas em monitorias.
1. O papel formador do estudo das técnicas de leitura e escrita acadêmicas 2. Especificidade dos textos acadêmicos 3. Técnicas básicas para leitura e fixação conceitual: Características, função e limites do fichamento / Modelos de fichamento expresso, detalhado e sintético 4. Modelo de dissertação com base em problemas conceituais específicos dos textos 5. A reconstrução e avaliação da argumentação dos textos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ADLER, Mortimer J.; VAN DOREN, Charles, Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente, São Paulo: É Realizações, 2010. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1986. KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000. LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.). Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997, v. 1-10. PIETRI, E. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. SACRINI, Marcus. Introdução à análise argumentativa. Teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016. Observação: A bibliografia desta disciplina não se restringe às obras listadas por conta da especificidade do tema proposto, que almeja explicitar e treinar os recursos metodológicos mínimos de leitura e escrita necessários para acompanhar de modo produtivo os cursos oferecidos em nossa grade curricular.