Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
 
Direito Público
 
Disciplina: DDP1260 - Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas
Academic Reading and Writing Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
O projeto Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA), desenvolvido por docentes da FFLCH desde 2015, e se expandiu para a FDRP por intermédio do Consórcio Acadêmico constituído por docentes da FFLCH, da EACH e da FDRP em 2021. O PLEA partiu da constatação de que a dificuldade de compreensão e produção de textos representa um obstáculo para muitos graduandos. Tal carência pode comprometer a consecução do objetivo primeiro de um curso universitário: a formação, isto é, o desenvolvimento do espírito crítico imprescindível para a conquista de autonomia do pensamento e do agir. A falta de domínio básico da linguagem pode manifestar-se na inserção precária de estudantes na universidade ou em evasão. Considera-se que a autonomia intelectual permite ao estudante reconhecer conscientemente suas habilidades e carências bem como modos de superá-las, distinguindo a qualidade de acesso ao conhecimento, formas de apropriar-se dele e dar continuidade a sua formação para além da graduação. Assim, prepara-se o estudante para o mercado de trabalho ou a pós-graduação, âmbitos hoje em rápidas mudanças. Nesse contexto situa-se o objetivo maior do PLEA: desenvolver metodicamente habilidades de leitura e escrita de textos argumentativos complexos, no trânsito por diferentes especialidades, promovendo a autonomia crítica, bem como as competências expressivas. Pretende-se contribuir, desse modo, para a inserção acadêmica do estudante, intervindo nas causas de reprovações e evasão. Além disso, espera-se que os estudantes desenvolvam a autoconsciência dos procedimentos requeridos pelo estudo em nível superior, reconheçam as estratégias de exposição de diferentes escolas teóricas e, assim, exerçam o espírito crítico e a autonomia intelectual. A consecução desse objetivo requer prática sistemática de exercícios realizados com textos de diferentes linhas disciplinares, para que o confronto entre eles possibilite ao estudante o acesso à diversidade de correntes de pensamento e de estruturas de argumentação, bem como às estratégias de construção dos próprios textos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
602471 - Caio Gracco Pinheiro Dias
 
Programa Resumido
Disciplina que busca desenvolver competências instrumentais básicas de leitura e escrita acadêmicas, por meio de exercícios práticos de fichamento da estrutura expositiva de textos argumentativos e da redação de dissertação versando sobre a interpretação dos textos lidos durante o semestre, empregando uma mistura de aulas expositivas dialogadas e discussões realizadas em monitorias.
 
 
 
Programa
1. O papel formador do estudo das técnicas de leitura e escrita acadêmicas
2. Especificidade dos textos acadêmicos 
3. Técnicas básicas para leitura e fixação conceitual: Características, função e limites do fichamento / Modelos de fichamento expresso, detalhado e sintético 
4. Modelo de dissertação com base em problemas conceituais específicos dos textos 
5. A reconstrução e avaliação da argumentação dos textos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método de trabalho consiste na elaboração de sucessivos tipos de fichamento da estrutura expositiva de textos argumentativos e de uma dissertação. A sequência de exercícios tem o apoio de monitores, que corrigem os trabalhos e semanalmente promovem o diálogo com cada grupo de estudantes. A metodologia do PLEA está organizada em uma sequência de encontros semanais divididos em dois módulos de cerca de 2h00 de duração. O primeiro módulo é ministrado por docentes do consórcio, que se encarregarão de explicar o método e apresentar os textos a serem lidos e fichados e seus/suas autores/autoras. No segundo módulo, os estudantes reúnem-se em grupos coordenados por monitores treinados na metodologia do PLEA para a realização de uma oficina prática: discutir o texto, as fichas previamente elaboradas e compará-las. A sequência de fichamentos prepara a escrita, que é objeto de aulas específicas e novos exercícios, também facilitados pelas monitorias.
Critério
Como exigência para aprovação na disciplina, o/a aluno/a deverá demonstrar ter dominado a técnica do fichamento de estrutura expositiva de textos argumentativos e sua capacidade de produção escrita a partir dos textos fichados. O desempenho dos alunos e alunas será aferido a partir de sua produção escrita, seja em fichamentos elaborados individualmente, seja numa dissertação final que deverá refletir uma reflexão sobre os textos lidos. A avaliação será formativa, mais que somativa, e tentará identificar a cada encontro o ponto em que se encontra o desenvolvimento das competências dos alunos e alunas, buscando ajudá-los a desenvolvê-las plenamente.
Norma de Recuperação
Aos alunos e às alunas que eventualmente apresentarem problemas de acompanhamento durante o semestre serão propiciados encontros adicionais com os docentes ou com os monitores, visando revisar e aprimorar sua produção, de forma a garantir que consigam alcançar os objetivos ao final da disciplina.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 
SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 
ADLER, Mortimer J.; VAN DOREN, Charles, Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente, São Paulo: É Realizações, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1986. 
KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.
LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.). Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997, v. 1-10. 
PIETRI, E. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. 
SACRINI, Marcus. Introdução à análise argumentativa. Teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016. 

Observação: A bibliografia desta disciplina não se restringe às obras listadas por conta da especificidade do tema proposto, que almeja explicitar e treinar os recursos metodológicos mínimos de leitura e escrita necessários para acompanhar de modo produtivo os cursos oferecidos em nossa grade curricular.
 

Clique para consultar os requisitos para DDP1260

Clique para consultar o oferecimento para DDP1260

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP