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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
 
Direito Público
 
Disciplina: DDP5003 - Direito Processual Penal I
Criminal Procedural Law I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
O ensino de Direito Processual Civil e Penal visa: 01. Instruir o aluno no sentido de torná-lo capaz de lidar com a doutrina, com a legislação, com a jurisprudência, segundo os preceitos teóricos;02. Treinar o aluno, habilitando-o a colocar em prática os conhecimentos e a técnica adquiridos, tornando-o capaz de servir ao ordenamento jurídico-processual, na defesa da ordem e da paz social;03. Habilitar o aluno para as profissões que requisitam o diploma de bacharel, tais como: a Magistratura, o Ministério Público, a Advocacia, etc.;04. Colocar o aluno em contato com a realidade forense e atividades afins através de estágios, visitas a estabelecimentos policiais e penais, realização de júris simulados, pesquisa de doutrina e jurisprudência; outras pesquisas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
111585 - Claudio do Prado Amaral
 
Programa Resumido
A visão mais atual do processo penal enfatiza a submissão das leis que o disciplinam aos princípios constitucionais democráticos. À visão garantista soma-se a crescente preocupação com a efetividade da jurisdição penal, para o que se faz mister uma nova óptica no estudo das investigações que antecedem a relação jurídico-processual, das formas de instauração desta última e das conseqüências civis da infração penal.
 
 
 
Programa
1. Garantias constitucionais do processo penal.2. Investigações preliminares: inquérito policial e outras formas de investigação.3. Ação penal: condições da ação penal, condições de procedibilidade, pressupostos processuais, espécies de ação penal (ação penal de iniciativa pública, ação penal de iniciativa pública condicionada, ação penal de iniciativa privada).4. Ação civil ex delicto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico-expositivas, estudos em grupo e seminários
Critério
A avaliação do rendimento escolar do aluno será feita mediante provas, trabalhos e seminários determinados pelo Docente.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida ente 3,0 e 4,9 e freqüência mínima de 70% será exigida prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
GOMES FILHO, Antonio Magalhães. A motivação das decisões penais. São Paulo: RT, 2001._____. Direito à prova no processo penal. São Paulo: RT, 1006._____. Presunção de inocência e prisão cautelar. São Paulo: Saraiva, 1991.GRINOVER, Ada Pellegrini. As condições da ação penal. São Paulo: Bushatsky, 1973._____. As provas ilícitas e a Constituição. In: _____. O processo em evolução. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996._____. Defesa, contraditório, igualdade e par condicio na ótica do processo de estrutura cooperatória. In: _____. Novas tendências do direito processual, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.GRINOVER, Ada Pellegrini; GOMES FILHO, Antonio Magalhães; FERNANDES, Antonio Scarance. As nulidades no processo penal. 8 ed. São Paulo: RT, 2006.JARDIM, Afrânio Silva. Direito processual penal. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.LOPES, AURY LOPES. MARQUES, José Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. 2. ed. Campinas: Bookseller, 2000. 4 v. MOURA, Maria Thereza Rocha de Assis. Justa causa na ação penal. São Paulo: RT, 2001. PRADO, Geraldo. Sistema acusatório: a conformidade constitucional das leis processuais penais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2001.SCARANCE FERNANDES, Antonio. O papel da vítima no processo criminal. São Paulo: Malheiros, 1995. _____. Processo Penal Constitucional. 3. ed. São Paulo: RT, 2002._____. Reação defensiva à imputação. São Paulo: RT, 2001.TUCCI, Rogério Lauria. Direitos e garantias individuais no processo penal brasileiro. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
 

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