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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
 
Direito Público
 
Disciplina: DDP5202 - Direito Constitucional III - Controle e Processo Constitucionais
Constitutional Law III - Judicial Review and Constitutional Procedure

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
As disciplinas Direito Constitucional I, II, III, IV e Direitos Fundamentais, em seu conjunto, objetivam proporcionar uma ampla visão do sistema constitucional brasileiro, a partir de uma base doutrinária advinda da Teoria Geral do Direito Constitucional. Nesta etapa o discente deve compreender o processo de controle de constitucionalidade desenvolvido no sistema jurídico brasileiro. É dedicada atenção especial ao papel institucional do Supremo Tribunal Federal, mormente o de guardião da Constituição. Assim sendo, em desdobramento, é estudado, em suas linhas gerais, o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade das leis e omissões legislativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6744352 - Eliana Franco Neme
4972180 - Fabiana Cristina Severi
1915051 - Rubens Beçak
 
Programa Resumido
1. O controle de constitucionalidade e seu impacto no sistema jurídico. 2. O controle incidental e o controle abstrato de normas. 3. Os princípios do Estado de Direito. 4. Os remédios constitucionais. 5. A ordem social: controle jurisdicional de políticas públicas.
 
 
 
Programa
1. O controle de constitucionalidade e seu impacto no sistema jurídico.2. O controle incidental e o controle abstrato de normas. 3. Os princípios do Estado de Direito. 4. Os remédios constitucionais. 5. A ordem social: controle jurisdicional de políticas públicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico-expositivas, estudos em grupo e seminários.
Critério
A avaliação deverá ser orientada à luz dos princípios do Projeto Político Pedagógico. Assim, em linhas gerais, a avaliação deverá: 1. ser orientada pela metodologia de ensino, 2. ampliar os métodos de avaliação a fim de que estes possibilitem o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas efetivas, 3. desenvolver habilidades dos discentes em lidar tanto com o conflito quanto com a solução de problemas, 4. ampliar o senso crítico do aluno por meio de avaliações que estimulem os âmbitos criativo, artístico, hermenêutico, entre outros.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida ente 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70% será exigida prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
A bibliografia será inforamada pelo docente responsável.
 

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