Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito
 
Direito Econômico, Financeiro e Tributário
 
Disciplina: DEF0539 - Disciplina Jurídica da Moeda, do Crédito e do Câmbio
Legal Regime of Money, Credit and Exchange

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
1.	Apresentar o regime jurídico da moeda: estudo no plano sociológico, político e filosófico do instrumento monetário; sua qualificação como elemento sistêmico da ordem jurídica contemporânea; matriz constitucional; estudo de suas distintas funções e sua disciplina jurídica; apresentação das variáveis quantitativas; explicitação dos significados, para a ordem jurídica, da renda, do consumo, da poupança e do investimento e regimes de direito a que se subordinam; elementos fundamentais para as políticas públicas;
2.	Estudo da moeda estrangeira: significado e funções do conceito de divisas; efeitos no plano do balanço de pagamentos e da balança comercial; regime jurídico das operações cambiais; regime jurídico dos capitais estrangeiros;
3.	Regime jurídico do crédito: significações e distintos efeitos para a ordem social; o crédito comercial e o crédito bancário; qualificação e função deste último; estudo da atividade de intermediação financeira; modalidades creditícias; 
4.	Regime do mercado financeiro e do mercado de capitais: Conselho Monetário Nacional, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários; disciplina dos agentes, dos instrumentos operacionais e modalidades negociais;
5.	Dar ao aluno noção do conjunto das estruturas jurídicas voltadas para a regulação do aproveitamento da renda, da poupança e do investimento: tanto no plano da ordem estatal quando nos negócios privados;
6.	Oferecer ao aluno o conhecimento das principais categorias e institutos da regulação da moeda, do crédito e do câmbio; e do sistema de pagamentos brasileiro.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1126322 - Gilberto Bercovici
83873 - Jose Tadeu de Chiara
1036687 - Luís Fernando Massonetto
 
Programa Resumido
A disciplina visa apresentar o regime jurídico da moeda do crédito e do câmbio, elementos fundamentais da política econômica. Além disto, busca oferecer uma análise do conjunto das estruturas jurídicas voltadas para a regulação do aproveitamento da renda, da poupança e do investimento, tanto no plano da ordem estatal quando nos negócios privados.
 
 
 
Programa
1.	Introdução ao estudo da moeda: detalhamento e análise das funções monetárias; 1.1. Conceito de moeda. 1.2.Elemento funcional para a organização e funcionamento do mercado no Estado contemporâneo. 
2. O Estado e a emissão da moeda. 2.1. Como elemento instrumental para o orçamento público. 2.2. O banco central de reserva; 2,3. A atuação estatal e a intervenção em razão das funções de emissão e controle da moeda e da execução dos orçamentos públicos. 
3. Renda: conceito de direito; e do consumo, da poupança e do investimento; 3.1. Regras constitucionais e infraconstitucionais que balizam consumo, poupança e investimento; 3.2. Aspectos micro e macroeconômicos das decisões sobre os encaminhamentos da renda; o poder de tributar; a despesa e o investimento públicos.
4. Moeda; “Valor” e “poder de compra”: nominalismo; indexação: soluções negociais e soluções legais.
5. Estudo do regime jurídico do câmbio [inclusive ilicitudes] e das operações cambiais: moeda estrangeira; divisas; 5.1. Efeitos sobre o balanço de pagamentos e da balança comercial sobre este; 5.2. Regime jurídico dos capitais estrangeiros: a disciplina legal das diferentes modalidades de investimento estrangeiro, suas consequências para a ordem social nacional – os investimentos diretos, as aplicações financeiras; os empréstimos.
6. O crédito: significações e função para a ordem social; particularização do crédito operado pelo mercado financeiro; 6.1. O crédito comercial: sua importância e limitações; 6.2. Distinção do crédito operado pelo mercado financeiro; 6.3. Justaposição do crédito operado pelo mercado financeiro com os negócios do mercado de capitais.
7. O crédito operado pelo mercado financeiro: ferramenta para políticas públicas voltadas para o desenvolvimento: pressupostos para essa função: controles, diretrizes e induções: regionais, por atividade, outros critérios; o crédito para o comércio internacional; o crédito das instituições oficiais.
8. Intermediação financeira – operação de crédito - as instituições financeiras: conceitos; fiscalização e controle estatais: fundamentos constitucionais e legais, suas justificativas.
9. O regime jurídico dos juros: noção de juros, diferentes modalidades e regimes específicos; consequências para a finança pública e para os negócios entre particulares: Código Tributário Nacional, Código Civil; juros simples e compostos; juros reais e juros nominais; modalidades e efeitos de direito; as práticas legalmente vedadas.
10. Os instrumentos de pagamento: principais modalidades – cartões de crédito – de débito (inclusive o de serviços públicos): o sistema brasileiro de pagamentos e seu regime jurídico.
11. As decisões de finança pública: condicionamentos dos instrumentos de pagamento; efeitos recíprocos entre as políticas monetária, de crédito e de câmbio e os orçamentos públicos e sua execução; a Lei de Diretrizes Orçamentárias e as limitações da Lei Complementar 101/2000.
12. Os elementos da ordem econômica constitucionalmente prevista e as repercussões que sofrem em razão das políticas monetária, cambial e creditícia; e da execução dos orçamentos públicos.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, alternando conteúdo teórico e solução de problemas.
Critério
Avaliação de rendimento mediante provas escritas e atividades em grupo.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70% será exigida uma prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0
 
Bibliografia
     
AGLIETTA, Michel & ORLÉAN, André (orgs.), La Monnaie Souveraine, Paris, Éditions Odile Jacob, 1998.
ASCARELLI, Tullio, Problemas das Sociedades Anônimas e Direito Comparado, 2ª ed., São Paulo, Saraiva, 1969.
ASCARELLI, Tullio, Obbligazioni Pecuniare, Bologna, Nicola Zanichelli Editore, 1971.
ASCARELLI, Tullio, Teoria Geral dos Títulos de Crédito, São Paulo, Livraria Acadêmica Saraiva & Cia, 1943. 
AZEVEDO, Antonio Junqueira de, Negócio Jurídico e Declaração Negocial (Noções gerais e formação da declaração negocial), São Paulo, Ed. do Autor, 1986.
BERCOVICI, Gilberto; MASSONETO, Luis F., “A Constituição Dirigente Invertida: a blindagem da constituição financeira e a agonia da constituição econômica”, Boletim de Ciências Econômicas XLIX, Coimbra, 2006.
BERGER, Pierre, La Monnaie et ses Mécanismes, 6ª ed., Paris, PUF, 1975.
BODENHEIMER, Edgar, Ciência do Direito, Rio de Janeiro, Forense, 1966.
CANARIS, Claus Wilhelm, Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito, 3ª ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
CAPRIGLIONE, Francesco, Intervento Pubblico e Ordinamento del Credito, Milano, Giuffrè, 1978.
COMPARATO, Fábio Konder, “O Poder de Controle na Sociedade Anônima”, 2ª ed., São Paulo, RT, 1977.
COMPARATO, Fábio Konder, Ensaios e Pareceres de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, Forense, 1978.
COMPARATO, Fábio Konder, “A Proteção do Consumidor: importante capítulo do direito econômico” in Novos Ensaios e Pareceres de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, Forense, 1981.
COMPARATO, Fábio Konder, “O Contrato de Câmbio”, Revista dos Tribunais, volume 575.
COMPARATO, Fábio Konder, Muda Brasil! Uma Constituição para o Desenvolvimento Democrático, São Paulo, Brasiliense, 1986.
COTTELY, Esteban, Teoria del Derecho Economico, Buenos Aires, Frigerio Artes Gráficas, 1971.
DALTON, Hugh, Princípios de Finanças Públicas, 3ª ed., Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1977.
DE CHIARA, José Tadeu, Moeda e Ordem Jurídica, São Paulo, Tese de Doutoramento (Faculdade de Direito da USP), 1986.
DE CHIARA, José Tadeu, “Juros” in GORGA, Érica & PELA, Juliana Krueger, Estudos Avançados de Direito Empresarial: Contratos, Direito Societário e Bancário – Estudos em Homenagem à Professora Rachel Sztajn, Rio de Janeiro, Elsevier, 2013, pp. 163-200.
GALBRAITH, John Kenneth, Moeda: De Onde Veio, Para Onde Foi, 2ª ed., São Paulo, Pioneira, 1983.
GALGANO, Francesco, Il Negozio Giuridico (Trattato di Diritto Civile e Commerciale, vol. III), Milano, Giuffré, 1988.
GIORDANI, Mário Curtis, História de Roma, Petrópolis, Vozes, 1965.
GRAU, Eros Roberto, Elementos de Direito Econômico, São Paulo, RT, 1981.
GRAU, Eros Roberto, A Ordem Econômica na Constituição de 1988, 3ª ed., São Paulo, Malheiros, 1997.
GUDIN, Eugênio, Princípios de Economia Monetária, 7ª ed., 2 vols., Rio de Janeiro, Agir, 1970.
HACQUARD, G. J. Dautry & MAISANI, O., Guide Romain Antique, Paris, Hachette, 1952.
HUBERMAN, Leo, História da Riqueza do Homem, 5ª ed., Rio de Janeiro, Zahar, 1970.
HUGON, Paul, A Moeda, 4ª ed., São Paulo, Pioneira, 1976.
INGHAM, Geoffrey, The Nature of Money, reimpr., Cambridge/Malden, Polity Press, 2005
JACQUEMIN, Alex & SCHRANS, Guy, Le Droit Économique, 2ª ed., Paris, PUF, 1974.
JHERING, Rudolf von, A Evolução do Direito, 2ª ed., Salvador, Livraria Progresso Ed., 1956.
KEYNES, John Maynard, Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro, Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1964.
KNAPP, Georg Friedrich, The State Theory of Money, San Diego, Simon Publications, 2003
LAUBADERÈ, André de, Droit Publique Économique, 2ª ed. Paris, Dalloz, 1976.
LIBCHABER, Rémy, Recherches sur la Monnaie en Droit Privé, Paris, L.G.D.J., 1992
LOPES, Mauro Brandão, Cambial em Moeda Estrangeira, São Paulo, RT, 1978.
LUNA, Everardo da Cunha, Abuso de Direito, Rio de Janeiro, Forense, 1959.
MESSINEO, Francesco, Il Contratto in Genere, Milano, Giuffrè, 1973.
MEUNIER, A. Dauphin, Historie de la Banque, 5ª ed., Paris, PUF, 1975.
MISES, Ludwig von, The Theory of Money and Credit, Indianapolis, Liberty Classics, 1981.
NUSSBAUM, Arthur, Teoria Jurídica del Dinero, Madrid, Libreria General de Victoriano Juarez, 1929.
OLIVECRONA, Karl, El Derecho como Hecho, Barcelona, Labor Universitaria, 1980.
ORTINO, Sergio, Banca d'Italia e Costituzione, Pisa, Pacini Editore, 1979
PAULANI, Leda Maria, Do Conceito de Dinheiro e do Dinheiro como Conceito, São Paulo, Faculdade de Economia e Administração da USP (Tese de Doutorado), 1991
PEREIRA, Caio Mário da Silva, “Estabelecimento de Cláusula de Escala Móvel”, Revista dos Tribunais, volume 234.
POUND, Roscoe, Introdução à Filosofia do Direito, Rio de Janeiro, Zahar, 1965.
RIBEIRO, Darcy, O Processo Civilizatório, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968.
RICARDO, David, Princípios de Economia Política e de Tributação, 2ª ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1978.
ROUBIER, Paul, Droits Subjectifs et Situations Juridiques, Paris, Dalloz, 1963.
FERRAZ Jr, Tercio Sampaio, Teoria da Norma Jurídica, Rio de Janeiro, Forense, 1978.
FERRAZ Jr, Tercio Sampaio & MAGLIANO Filho, Raimundo, “A Bolsa de Valores como Sistema de Poder”, Revista de Direito Econômico nº 14, Maio/Agosto de 1980.
SCHUMPETER, Joseph A., Teoria do Desenvolvimento Econômico, Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1961.
SHIEBER, Benjamin M., Abusos do Poder Econômico, São Paulo, RT, 1966.
SIMMEL, Georg, Filosofia del Dinero, Madrid, Instituto de Estudios Políticos, 1976.
STANFORD, Jon D., Moeda, Bancos e Atividades Econômicas, São Paulo, Atlas, 1976.
STONIER, Alfred W. & HAGUE, Douglas C., Teoria Econômica, 7ª ed., Rio de Janeiro, Zahar, 1975.
VARELA, J. M. Antunes, Direito das Obrigações, Rio de Janeiro, Forense, 1977.
VENÂNCIO Filho, Alberto, A Intervenção do Estado no Domínio Econômico, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1968.
VIDIGAL, Geraldo de Camargo, Teoria Geral do Direito Econômico, São Paulo, RT, 1977.
VIDIGAL, Geraldo, Fundamentos do Direito Financeiro, São Paulo, RT, 1973.
WALD, Arnoldo, A Cláusula de Escala Móvel, 2ª ed., Rio de Janeiro, Livraria Editora Nacional, 1959.

 

Clique para consultar os requisitos para DEF0539

Clique para consultar o oferecimento para DEF0539

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP