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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
 
Filosofia do Direito e Disciplinas Básicas
 
Disciplina: DFB2004 - Idioma Instrumental II
Instrumental Language II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Geral: 
- Aprofundar os conhecimentos desenvolvidos no primeiro semestre, para a proficiência de leitura de textos jurídicos nos respectivos idiomas estrangeiros.

Inglês:
- Aprofundar a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Além disso, os alunos serão introduzidos nos princípios e fundamentos do sistema jurídico da Common Law, enfatizando suas diferenças em relação ao nosso sistema romano-germânico.

Alemão:
- Aprofundar a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Os alunos deverão, ainda, entrar em contato com os institutos peculiares de direito alemão.

Francês:
- Aprofundar a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Aprendizado das instituições do direito francês, com ênfase nos principais aspectos do direito privado e público.

Italiano:
- Aprofundar a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Apresentar os principais institutos de direito público e privado do direito italiano.
 
 
 
Programa Resumido
O conhecimento de línguas estrangeiras é essencial no atual contexto jurídico mundial, principalmente em relação às atividades de advocacia e de pesquisa acadêmica. Esse curso de idioma instrumental no segundo semestre completa o iniciado no primeiro semestre, aprofundando o aprendizado dos sistemas jurídicos estrangeiros, tanto para a praxis jurídica quanto para os aspectos científicos do direito comparado.
 
 
 
Programa
- Inglês:
Noções e prática de leitura:
a. Conscientização de processo de leitura.
b. Varredura dos textos (Scanning e Skimming).
c. Antecipação do conteúdo dos textos (Prediction).
d. Inferência lexical na leitura.
e. Leitura para busca de pontos específicos.
f. Estrutura organizacional de abstracts.

- Alemão:
a.o uso do dicionário;
b.classes de palavras:
•artigos, adjetivos, advérbios, preposições, substantivos (gênero e plural) e conjunções (introdução);
•pronomes pessoais, possessivos e relativos;
•formação de palavras: palavras compostas, sufixos e prefixos;
•verbos: infinitivo (Infinitiv); conjugação no presente (Präsens), verbos modais, verbos irregulares, verbos com prefixo separável; passado (Präteritum e Perfekt); particípio passado (Partizip II); voz passiva; Imperativo (Imperativ); posição dos verbos na oração.
c.casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo.

- Francês:
a.conscientização do processo de leitura e transferência de conhecimento da língua materna para o francês língua estrangeira;
b.ensino de estratégias de leitura: predição, inferência, campos semânticos, palavras-chave, contextos imediato e global, conhecimento prévio, índices tipográficos, seletividade, balayage, repérage;
c.determinantes (artigos, adjetivos possessivos e demonstrativos);
d.substantivos;
e.pronomes pessoais;
f.construções negativas e interrogativas;
g.construções restritivas (“ne...que”);
h.modos e tempos verbais (infinitivo, imperativo, indicativo)
i.marcadores do discurso e suas funções retóricas;
j.pronomes complementos (y, en);
k.construções impessoais;
l.conectivos e articuladores lógicos.
m.ensino de vocabulário: cognatos e falsos cognatos, formação de palavras por
n.afixos (prefixos e sufixos), inferência lexical, uso do dicionário e as diferentes funções e usos do léxico;
o.organização textual: estudo da estrutura e compreensão dos textos do ponto de vista retórico, formal e estético.

- Italiano:
Aspectos lingüísticos:
a.Cognatos
b.Grupos nominais
c.Conectivos
d.Tempos verbais
e.Afixos
f.Voz passiva (estrutura)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, apresentação de casos e traduções
Critério
A avaliação do rendimento escolar do aluno será feita em cada disciplina em função de seu aproveitamento verificado em provas escritas
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida entre 3,0 e 4,9 e freqüência mínima de 70% será exigida prova escrita ou oral cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
- Textos da área acadêmica e de atualidade extraídos da imprensa, preparados especialmente pelos docentes. 
 

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