Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
 
Filosofia do Direito e Disciplinas Básicas
 
Disciplina: DFB7261 - Psicanálise e Teoria do Direito
Psychoanalysis and Legal Theory

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Propor ao alunato uma reflexão filosófica acerca dos mecanismos normativos do Direito, a partir de um viés psicanalítico, focado, principalmente nos textos acerca da psicológica de grupo, ou psicologia das massas. A partir de tal repertório pretende-se suscitar um viés crítico de reflexão acerca da plausibilidade material de se analisar o direito a partir especificamente de uma perspectiva exclusivamente racionalista.
 
 
 
Programa Resumido
Princípios Psicanalíticos Fundamentais: Consciente e Inconsciente; Experiência; Teoria das pulsões; As neuroses. Psicanálise e sociedade: Os tabus dos grupos sociais; Civilização e Sexualidade; Estado e Individuo; O impacto subjetivo da Norma. Psicanálise e teoria do Direito: O sentimento de Justiça; O sentimento de Pertencimento; Obediência e racionalização.
 
 
 
Programa
Princípios psicanalíticos fundamentais Consciente e Inconsciente Experiência Teoria das pulsões As neuroses Psicanálise e sociedade Os tabus dos grupos sociais A civilização e Sexualidade Estado e Individuo O impacto subjetivo da Norma Psicanálise e teoria do direito O sentimento de Justiça O sentimento de Pertencimento Obediência e racionalização
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, estudos dirigidos e debates em sala de aula.
Critério
Trabalho de perguntas a serem respondidas com consulta ao material indicado de peso um e prova discursiva com peso dois.
Norma de Recuperação
Média 5,0 para aprovação conforme as notas obtidas nas avaliações, sendo a primeira a ser realizada no final do primeiro bimestre e, a segunda, no final do semestre.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do Eu in Obras Completas Vol. XV. São Paulo. Companhia das Letras. 2012. _____________. Totem e tabu in Obras Completas Vol. XVIII. São Paulo. Companhia das Letras. 2012. _____________. Mal estar da Civilização in Obras Completas Vol. XI. São Paulo. Companhia das Letras. 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2003. MELMAN, Charles. O Homem sem gravidade. Rio de Janeiro. Companhia de Freud. 2011. DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir cabeças. Rio de Janeiro. Companhia de Freud. 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para DFB7261

Clique para consultar o oferecimento para DFB7261

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP