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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
 
Filosofia do Direito e Disciplinas Básicas
 
Disciplina: DFB8261 - Idioma Instrumental I
Instrumental Language I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Desenvolver a proficiência de leitura de textos jurídicos nos respectivos idiomas estrangeiros.

Inglês:
Desenvolver a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Além disso, os alunos serão introduzidos nos princípios e fundamentos do sistema jurídico da Common Law, enfatizando suas diferenças em relação ao nosso sistema romano-germânico.

Alemão:
Desenvolver a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Os alunos deverão, ainda, entrar em contato com os institutos peculiares de direito alemão.

Francês:
Desenvolver a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Aprendizado das instituições do direito francês, com ênfase nos principais aspectos do direito privado e público.

Italiano:
Desenvolver a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Apresentar os principais institutos de direito público e privado do direito italiano.
 
 
 
Programa Resumido
O conhecimento de línguas estrangeiras é essencial no atual contexto jurídico mundial, principalmente em relação às atividades de advocacia e de pesquisa acadêmica. Além disso, é necessário o aprendizado de sistemas jurídicos estrangeiros, tanto para a praxis jurídica quanto para os aspectos científicos do direito comparado
 
 
 
Programa
- Inglês:
Noções e prática de leitura:
a. Conscientização de processo de leitura.
b. Varredura dos textos (Scanning e Skimming).
c. Antecipação do conteúdo dos textos (Prediction). 
d. Inferência lexical na leitura.
e. Leitura para busca de pontos específicos.
f. Estrutura organizacional de abstracts.

- Alemão:
a.o uso do dicionário;
b.classes de palavras:
•artigos, adjetivos, advérbios, preposições, substantivos (gênero e plural) e conjunções (introdução);
•pronomes pessoais, possessivos e relativos;
•formação de palavras: palavras compostas, sufixos e prefixos;
•verbos: infinitivo (Infinitiv); conjugação no presente (Präsens), verbos modais, verbos irregulares, verbos com prefixo separável; passado (Präteritum e Perfekt); particípio passado (Partizip II); voz passiva; Imperativo (Imperativ); posição dos verbos na oração.
c.casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo.

- Francês:
a.conscientização do processo de leitura e transferência de conhecimento da língua materna para o francês língua estrangeira;
b.ensino de estratégias de leitura: predição, inferência, campos semânticos, palavras-chave, contextos imediato e global, conhecimento prévio, índices tipográficos, seletividade, balayage, repérage;
c.determinantes (artigos, adjetivos possessivos e demonstrativos);
d.substantivos;
e.pronomes pessoais; 
f.construções negativas e interrogativas;
g.construções restritivas (“ne...que”);
h.modos e tempos verbais (infinitivo, imperativo, indicativo)
i.marcadores do discurso e suas funções retóricas;
j.pronomes complementos (y, en);
k. construções impessoais;
l.conectivos e articuladores lógicos.
m.ensino de vocabulário: cognatos e falsos cognatos, formação de palavras por 
n.afixos (prefixos e sufixos), inferência lexical, uso do dicionário e as diferentes funções e usos do léxico;
o.organização textual: estudo da estrutura e compreensão dos textos do ponto de vista retórico, formal e estético.

- Italiano:
Aspectos lingüísticos:
a.Cognatos
b.Grupos nominais
c.Conectivos
d.Tempos verbais
e.Afixos
f.Voz passiva (estrutura)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, apresentação de casos e traduções.
Critério
A avaliação do rendimento escolar do aluno será feita em cada disciplina em função de seu aproveitamento verificado em provas escritas
Norma de Recuperação
(Critérios de aprovação/épocas de realização das provas/trabalhos): Para alunos que obtiveram média final compreendida entre 3,0 e 4,9 e freqüência mínima de 70% será exigida prova escrita ou oral cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
Textos da área acadêmica e de atualidade extraídos da imprensa, preparados especialmente pelos docentes.
 

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