Geral: Desenvolver a proficiência de leitura de textos jurídicos nos respectivos idiomas estrangeiros. Inglês: Desenvolver a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Além disso, os alunos serão introduzidos nos princípios e fundamentos do sistema jurídico da Common Law, enfatizando suas diferenças em relação ao nosso sistema romano-germânico. Alemão: Desenvolver a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Os alunos deverão, ainda, entrar em contato com os institutos peculiares de direito alemão. Francês: Desenvolver a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Aprendizado das instituições do direito francês, com ênfase nos principais aspectos do direito privado e público. Italiano: Desenvolver a proficiência de leitura e compreensão de textos, aperfeiçoando os aspectos de estrutura de texto e revisando os aspectos gramaticais. Apresentar os principais institutos de direito público e privado do direito italiano.
O conhecimento de línguas estrangeiras é essencial no atual contexto jurídico mundial, principalmente em relação às atividades de advocacia e de pesquisa acadêmica. Além disso, é necessário o aprendizado de sistemas jurídicos estrangeiros, tanto para a praxis jurídica quanto para os aspectos científicos do direito comparado
- Inglês: Noções e prática de leitura: a. Conscientização de processo de leitura. b. Varredura dos textos (Scanning e Skimming). c. Antecipação do conteúdo dos textos (Prediction). d. Inferência lexical na leitura. e. Leitura para busca de pontos específicos. f. Estrutura organizacional de abstracts. - Alemão: a.o uso do dicionário; b.classes de palavras: •artigos, adjetivos, advérbios, preposições, substantivos (gênero e plural) e conjunções (introdução); •pronomes pessoais, possessivos e relativos; •formação de palavras: palavras compostas, sufixos e prefixos; •verbos: infinitivo (Infinitiv); conjugação no presente (Präsens), verbos modais, verbos irregulares, verbos com prefixo separável; passado (Präteritum e Perfekt); particípio passado (Partizip II); voz passiva; Imperativo (Imperativ); posição dos verbos na oração. c.casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo. - Francês: a.conscientização do processo de leitura e transferência de conhecimento da língua materna para o francês língua estrangeira; b.ensino de estratégias de leitura: predição, inferência, campos semânticos, palavras-chave, contextos imediato e global, conhecimento prévio, índices tipográficos, seletividade, balayage, repérage; c.determinantes (artigos, adjetivos possessivos e demonstrativos); d.substantivos; e.pronomes pessoais; f.construções negativas e interrogativas; g.construções restritivas (“ne...que”); h.modos e tempos verbais (infinitivo, imperativo, indicativo) i.marcadores do discurso e suas funções retóricas; j.pronomes complementos (y, en); k. construções impessoais; l.conectivos e articuladores lógicos. m.ensino de vocabulário: cognatos e falsos cognatos, formação de palavras por n.afixos (prefixos e sufixos), inferência lexical, uso do dicionário e as diferentes funções e usos do léxico; o.organização textual: estudo da estrutura e compreensão dos textos do ponto de vista retórico, formal e estético. - Italiano: Aspectos lingüísticos: a.Cognatos b.Grupos nominais c.Conectivos d.Tempos verbais e.Afixos f.Voz passiva (estrutura)
Textos da área acadêmica e de atualidade extraídos da imprensa, preparados especialmente pelos docentes.