Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito
 
Direito Processual
 
Disciplina: DPC0521 - Direito Processual Penal V
Criminal Procedure V

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
O ensino de Direito Processual Civil e Penal visa: 01.	Instruir o aluno no sentido de torná-lo capaz de lidar com a doutrina, com a legislação, com a jurisprudência, segundo os preceitos teóricos;02.	Treinar o aluno, habilitando-o a colocar em prática os conhecimentos e a técnica adquiridos, tornando-o capaz de servir ao ordenamento jurídico-processual, na defesa da ordem e da paz social;03.	Habilitar o aluno para as profissões que requisitam o diploma de bacharel, tais como: a Magistratura, o Ministério Público, a Advocacia, etc.;04.	Colocar o aluno em contato com a realidade forense e atividades afins através de estágios, visitas a estabelecimentos policiais e penais, realização de júris simulados, pesquisa de doutrina e jurisprudência; outras pesquisas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
83275 - Antonio Magalhães Gomes Filho
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo o estudo sistemático das garantias fundamentais do processo penal consagradas pela Constituição brasileira de 1988.
 
 
 
Programa
1.	Processo e Constituição. Direito processual constitucional. Tutela constitucional do processo. Jurisdição constitucional das liberdades.2.	As garantias do processo penal na Constituição e na Convenção Americana sobre Direitos Humanos.3.	Presunção de inocência: princípios e garantias.4.	A cláusula do devido processo legal. Evolução histórica. Sentidos material e processual.5.	juiz independente e imparcial. O princípio do juiz natural e sua dúplice garantia. A garantia do juiz constitucionalmente competente.6.	A garantia do contraditório. A estrutura dialética do processo. Contraditório concreto e efetivo. O papel do juiz.7.	O processo penal como processo de partes. Igualdade formal e igualdade real. A "par condicio".8.	Ampla defesa. Autodefesa e defesa técnica. O princípio "nemo tenetur se accusare" e o direito ao silêncio.9.	O conteúdo da garantia do contraditório: a - contraditório sobre o direito; b - direito à prova; c - limites do direito à prova;10.	A publicidade processual e seus limites.11.	A motivação das decisões. Estrutura da motivação: motivação de fato e de direito. Vícios de motivação.12.	O duplo grau de jurisdição e o direito ao recurso.13.	Garantias constitucionais da prisão cautelar.14.	As modalidades de prisão cautelar: a - prisão preventiva; b - flagrante; c - prisão decorrente de pronúncia; d - prisão decorrente de sentença condenatória recorrível. O direito de apelar em liberdade; e - prisão temporária; f - duração da prisão cautelar.15.	Prisão e liberdade provisória. Indenização pela prisão injusta.16.	As garantias do julgamento pelo Tribunal do júri.17.	Justiça penal consensual. A lei dos Juizados Especiais Criminais.18.	Habeas corpus e mandado de segurança contra ato jurisdicional penal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas, além de seminários.
Critério
A avaliação do rendimento escolar do aluno será feita em cada disciplina em função de seu aproveitamento verificado em provas e trabalhos.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida entre 3,0 e 4,9 e freqüência mínima de 70% será exigida prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
FERNANDES, Antonio Scarance. Processo Penal Constitucional. 3. ed. São Paulo: RT, 2002._____. Reação defensiva à imputação. São Paulo: RT, 2001.GOMES FILHO, Antonio Magalhães. A motivação das decisões penais. São Paulo: RT, 2001._____. Direito à prova no processo penal. São Paulo: RT, 1006._____. Presunção de inocência e prisão cautelar. São Paulo: Saraiva, 1991.GRINOVER, Ada Pellegrini. As condições da ação penal. São Paulo: Bushatsky, 1973._____. As provas ilícitas e a Constituição. In: _____. O processo em evolução. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996._____. Defesa, contraditório, igualdade e par condicio na ótica do processo de estrutura cooperatória. In: _____. Novas tendências do direito processual, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.GRINOVER, Ada Pellegrini; GOMES FILHO, Antonio Magalhães; FERNANDES, Antonio Scarance. As nulidades no processo penal. 8 ed. São Paulo: RT, 2006._____. Recursos no processo penal. 4 ed. São Paulo: RT, 2005.MARQUES, José Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. 2. ed. Campinas: Bookseller, 2000. 4 v. SCARANCE FERNANDES, Antonio. Processo Penal Constitucional. 3. ed. São Paulo: RT, 2002.TUCCI, Rogério Lauria. Direitos e garantias individuais no processo penal brasileiro. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para DPC0521

Clique para consultar o oferecimento para DPC0521

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP