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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
 
Direito Privado e de Processo Civil
 
Disciplina: DPP7006 - Direito do Consumidor I
Consumer Law I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
O Direito do Consumidor é um microssistema jurídico e, por isso, requer um estudo aprofundado e especializado dos principais temas relacionados à matéria. Desta forma, aliando os conhecimentos adquiridos durante o curso de Direito, objetiva-se consolidar a matéria relacionada ao Direito das Obrigações e Contratos para destacar as peculiaridades da sociedade de consumo em massa. Por fim, esta disciplina visa a preparar os futuros operadores do Direito a enfrentar questões que fogem às regras estabelecidas no contexto do jusliberalismo e individualismo, que dominou o Código Civil até 2002 e o Código de Processo Civil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3662641 - Flavia Trentini
 
Programa Resumido
Como um microssistema, o Direito do Consumidor abarca conteúdos de direito material (e.g. responsabilidade pelos acidentes e pelos incidentes de consumo) e de direito processual, a exemplo da inversão do ônus da prova e da defesa coletiva. Portanto, esta disciplina está estruturada em duas grandes partes. A primeira parte compreende a análise dos fenômenos denominados “consumismo” e “consumerismo” e sua evolução em outros países e no Direito brasileiro, bem como os princípios norteadores das relações de consumo e os elementos da relação jurídica de consumo. A segunda metade da disciplina tem por objeto o estudo dos direitos básicos do consumidor e a teoria da quantidade e qualidade prevista pelo Código de Defesa do Consumidor.
 
 
 
Programa
1. O conceito econômico de consumo e sua evolução.
1.1. O modelo de economia de mercado e o princípio da soberania do consumidor.
1.2. As alterações na estrutura e no funcionamento dos mercados e sua repercussão sob o princípio da soberania do consumidor.
1.3. A função do consumo nas economias modernas.
1.4. O fenômeno do consumismo.
1.5. Consumismo e consumerismo: origem e evolução dos movimentos consumeristas.
1.6. A proteção do consumidor em âmbito global: principais leis estrangeiras sobre o assunto.
1.7. A proteção do consumidor no Direito Comunitário Europeu: principais diretivas e a transposição ao Direito interno dos países-membros da União Europeia.
1.8. A proteção do consumidor na América Latina. Os protocolos e estudos sobre a defesa do consumidor no âmbito do MERCOSUL.
1.9. A efetiva proteção do consumidor no contexto do comércio eletrônico. Principais mudanças no Código de Defesa do Consumidor tendo em vista o comércio eletrônico.
2. Código de Defesa do Consumidor brasileiro.
2.1. Direito do consumidor como microssistema jurídico.
2.2. Origem constitucional do Direito do Consumidor e tramitação legislativa do CDC.
2.3. Estrutura e natureza jurídica do Código de Defesa do Consumidor.
3. Princípios norteadores das relações de consumo.
3.1. Princípio da igualdade real ou substancial.
3.2. Princípio da vulnerabilidade do consumidor e a distinção de hipossuficiência para fins de inversão do ônus da prova no CDC.
3.3. Princípio da transparência.
3.4. Princípio da boa-fé objetiva.
3.5. Princípio do amplo acesso à justiça.
3.6. Princípio da precaução e da prevenção aplicados às relações de consumo. Princípio da segurança.
3.7. Princípio da reparação integral (ou princípio da proteção efetiva do consumidor).
3.8. Princípio da harmonização de interesses: desenvolvimento econômico e defesa do consumidor.
3.9. Princípio da participação do Poder Público no mercado de consumo.
3.10. Princípio da melhoria da sociedade de consumo.
4. Relação jurídica de consumo.
4.1. Conceito jurídico de consumidor.
4.1.1. Consumidor standard ou padrão.
4.1.2. Coletividade equiparada a consumidor.
4.1.3. Vítimas de acidentes de consumo equiparadas a consumidor (consumidor bystander).
4.1.4. Pessoas expostas às práticas comerciais equiparadas a consumidor.
4.2. Conceito jurídico de fornecedor.
4.3. Conceito jurídico de produtos e serviços no Código de Defesa do Consumidor.
5. Âmbito de aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
5.1. Debate entre a corrente Maximalista e a corrente Finalista. Análise dos precedentes do Superior Tribunal de Justiça e sua evolução sobre o tema.
5.2. Aplicação do Código de Defesa do Consumidor às instituições financeiras (ADIn n. 2.591/2003 do STF).
5.3. Diálogos das fontes: os possíveis diálogos entre o Código Civil de 2002 e o Código de Defesa do Consumidor.
6. Os direitos básicos do consumidor. Natureza e extensão dos direitos contemplados pelo Código de Defesa do Consumidor.
6.1. Direito à vida, saúde e segurança.
6.2. Direito à liberdade de escolha.
6.3. Direito à informação (clara e precisa).
6.4. Direito à revisão e modificação das cláusulas contratuais.
6.5. Direito à reparação de danos morais e patrimoniais.
6.6. Direito à facilitação da defesa em juízo. Possibilidade de inversão do ônus da prova: requisitos e pressupostos; momento da inversão do ônus da prova no CDC; distinção entre a possibilidade de inversão do ônus da prova no CDC e a carga dinâmica do ônus da prova.
6.7. Direito a serviços públicos adequados e eficazes.
7. Teoria da quantidade e da qualidade estabelecida no Código de Defesa do Consumidor.
7.1. Responsabilidade pelo vício do produto ou serviço: caracterização e consequências jurídicas e as alternativas do consumidor.
7.2. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço: caracterização e consequências jurídicas.
7.3. As causas de exclusão da responsabilidade no CDC. Problemática em torno das hipóteses de caso fortuito e força maior. Análise dos precedentes do Superior Tribunal de Justiça sobre fortuito interno e fortuito externo.
7.4. A responsabilidade subsidiária do comerciante e hipóteses de cabimento.
7.5. Responsabilidade subjetiva dos profissionais liberais.
7.6. Prazos decadenciais e prescricionais na teoria da quantidade e da qualidade.
7.7. Garantia legal versus garantia contratual.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão expositivas, teóricas e práticas, estimulando o raciocínio e reflexão dos alunos. As aulas teóricas têm por finalidade a exposição didática dos temas relacionados à disciplina, indicando, eventualmente, textos e livros a titulo de bibliografia complementar de aprofundamento. Estes textos devem ser lidos pelos alunos, que devem estar preparados para discussão em aula. As aulas práticas têm por objetivo o desenvolvimento dinâmico da disicplina, na medida em que serão trazidos casos práticos par serem desenvolvidos e solucionados pelos alunos, bem como julgados para análise crítica, enfatizando-se o método dialético.
Critério
A avaliação visa a demonstrar o aproveitamento dos alunos na disciplina, diagnosticando as deficiências e insuficiências do aprendizado durante o curso. A avaliação, então, cobra do aluno os conhecimentos teóricos ministrados nas aulas expositivas aplicados aos casos concretos, estimulando o raciocínio lógico e a reflexão, devendo sempre fundamentar a respostas na lei, doutrina e jurisprudência. A avaliação do rendimento escolar do aluno será feita mediante provas, trabalhos e seminários determinados pelo Docente.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida ente 3,0 e 4,9 e freqüência mínima de 70% será exigida prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
BILIOGRAFIA BÁSICA
BENJAMIN, Antônio Herman; MARQUES, Cláudia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de Direito do COnsumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
____; GRINOVER, Ada Pellegrini; FINK, Daniel Roberto; FILOMENO, José Geraldo Brito;
WATANABE, Kazuo; NÉRY Jr. Nelson; DENARI. Código Brasileiro de Defesa do COnsumidor cmentado pelos autores do anteprojeto. Rio de Janeiro: Forense Universitário, 205.
LUCCA, Newton de. Direito do COnsumidor. 2. ed. São Paulo: Quartier Latin, 2008.


BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, Carlos Ferreira de. Os direitos dos consumidores. Coimbra: Almeida, 1982.
ARRUDA, Alvim. Código de Defesa do Consumidor. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.
AZEVEDO, Antonio Junqueira de. Negócio Jurídico: existência, validade e eficácia. 4. ed. atual. São Paulo; Saraiva, 2002.
____. A arbitragem e o dirieto do consumidor (arbitration and the consumer's rights). In:
____. Estudos e Pareceres de Direito Privado. COm remissões ao novo Código Civil (Lei n. 10.406, de 10-1-2002). São Paulo: Saraiva, 2004. p. 235-245.
BENJAMIN, Herman Vasconcellos e. O conceito jurídico de consumidor. In: Revista dos Tribunais, ano 77, vol. 628, p. 69 - 79, fev. 1988.
____; MARQUES, Cláudia Lima; MIRAGEM, Bruno. COmentários ao Código de Defesa do COnsumidor - Arts. 1º ao 74 - Aspectos materiais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
COMPARATO, Fábio Konder. O indispensável direito econômico . In: Revista dos Tribunais, São Paulo, ano 54, vol. 353, p. 14-26, mar. de 1965.
DONATTO, Maria antonieta Zanardo. Proteção ao COnsumidor: conceito e extensão. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.
FARIAS, Cristiano Chaves de. A proteção do consumidor na era da globalização. In: revista de Direito do Consumidor, n. 41, p.81-95, São Paulo: Revista dos Tribunais, jan./mar.2002.
FILOMENO, José Geraldo Brito. Manual de Direito do COnsumidor. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, Cíntia Rosa Pereira de. Inversão do Ônus da Prova no Código e Defesa do Consumidor. In: Revista do Consumidor, n. 47, ano 12, julho-setembro, 2003. pp.200-232.
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___. Validade e obrigatoriedade dos COntratos de Adesão Eletrônicos (shrink-wrap) e dos Termos e COndições de Uso (browse-wrap): um estudo comparado entre Brasil e Canadá. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco. São Paulo> FDUSP, 29 de abril de 2009. 673 pp.
GOMES, Orlando. Os direitos dos consumidores. In: Revista de Direito do Consumidor, n. 77, p. 19-26, São Paulo: Revista dos Tribunais, jan./mar.2011.
LÔBO, Paulo Luiz Netto. A informação como direito fundamental do consumidor. In: Revista de Direito do COnsumidor, n. 37, p.59-76, São Paulo: Revista dos Tribunais, jan./mar.2001.
LUCCA, Newton de. A aplicação do Código de Defesa do COnsumidor à atividade bancária. In: Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, vol. 27, p. 78-87, jul. a set. 1998.
___. Globalização, mercados comuns e o consumidor de serviços. Os processos de integração comunitária e a questão da defesa dos consumidores. In: Revista Direito do Consumidor, vol. 26, p. 154 - 158, abr. a jun. 1998.
MACEDO JÚNIOR, Ronaldo Porto. Globalização e direito do consumidor. In: Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, vol. 32, p. 45 - 54, out.. - dez. 1999.
MARQUES, Cláudia Lima. Confiança no comércio eletrônico: um estudo dos negócios jurídicos de consumo no comércio eletrônico. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
____. COntratos no código de Defesa do Consumidor. o novo regime das relações de contratuais. 4 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
____. Normas de proteção do consumidor (especialmente, no comércio eletrônico) oriundas da União Européia e o exemplo de sua sistematização no Código Civil alemão de 1986 - Notícias sobre as profundas modificações no BGB para incluir a figura do consumidor. In: Revista de Direito Privado, São Paulo, ano 1, vol. 4, p. 50-93, out. a dez. 2000.
____. A proteção do consumidor de produtos e serviços estrangeiros no Brasil: primeiras observações sobre os contratos a distância no comércio eletrônico. In: Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, ano 11, vol. 41, p. 39 - 80, jan. a mar. 202.
____. A insuficiente proteção do consumidor nas normas de direito internacional privado- da necessidade de uma Convenção Interamericana (Cidip) sobre a lei aplicável a alguns contratos e relações de consumo. In: revista dos Tribunais, São Paulo, anos 90, vol. 788, p. 11 - 56, jun. de 2001.
____. Diálogo entre o Código de defesa do Consumidor e o novo Código Civil: do "diálogo das fontes" no combate às clausulas abusivas. In: Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, ano 12, vol. 45, p. 71 - 99, jan. a mar. 2003.
____. Direitos do consumidor no Mercosul: algumas sugestões frente ao impasse. In: revista Direito do Consumidor, São Paulo, vol. 32, p.16 - 44, out. a dez., 1999.
____. Mercosul como legislador em matéria de direito do consumidor - Crítica ao Projeto de Protocolo de Defesa do COnsumidor. In: Revista Direito do Consumidor, São Paulo, vol. 26, p. 53 - 76, abr. a jun. 1998.
____. O Código de defesa do Consumidor e o Mercosul. In: Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, vol. 8, p. 40 - 57, out. a dez. 1993.
____. Contratos bancários em tempos pós-modernos: primeiras reflexões. In: Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, vol. 25, p. 19 - 38, jan. a mar. 1998.
MIRAGEM, Bruno Nubens Barbosa. O direito do consumidor como direito fundamental: consequências jurídicas de um conceito. In: Revista de Direito do Consumidor, n.43, p.111-132, São Paulo: Revista dos Tribunais, jul./set.2002.
NUNES, Rizzatto. Curso de direito do consumidor. São Paulo: Saraiva, 2011.
NUNES JR, VIdal Serrano; SERRANO, Yolanda Alves Pinto. Códigos de Defesa do Consumidor interpretado. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
PASQUALOTTO, Adalberto. O Código de Despesa do Consumidor em face do novo Código Civil. In: Revista de DIreito do COnsumidor, n. 43, p.96 - 110, São Paulo: Revista dos Tribunais , jul./set. 2002.
PODESTÁ, Fábio Henrique; MORAIS, Ezequiel; CARAZAI, Marcos Marins. Código de Defesa do COnsumidor comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
SAAD, Eduardo Gabriel. COmentários ao Código de Defesa do COnsumidor. 5. ed., São Paulo: LTR, 2002.
SODRÉ, Marcelo Gomes. A construção do direito do consumidor. São Paulo: Atlas, 2009.
 

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