Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
 
Direito Privado e de Processo Civil
 
Disciplina: DPP9013 - Aspectos Legais dos Contratos Eletrônicos
Legal Aspects of Econtracts

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
O comércio eletrônico tem suscitado muitos conflitos quanto à proteção do consumidor, validade e eficácia dos contratos eletrônicos, segurança nos meios de pagamento online, etc. Por isso, a doutrina contratual tradicional deve ser revisitada para o enfrentamento destes pontos específicos trazidos pela contratação à distância no comércio eletrônico. Esta disciplina tem por objetivo enfrentar estes questionamentos de maneira crítica e dialética para identificar alternativas para a efetiva proteção do consumidor neste contexto, bem como a adaptação da doutrina contratual clássica. Para tanto, objetiva investigar o Direito Comparado, especificamente os sistemas “Commonwealth”. Além disso, pretende-se esclarecer os projetos de leis sobre o tema uma vez que não há lei específica no Brasil sobre contratos eletrônicos. Em suma, o propósito desta disciplina é garantir que o estudante de direito tenha uma visão atual sobre este debate para que estejam preparados para enfrentar os desafios trazidos pelas novas tecnologias. A disciplina concentra seu material didático em obras na língua inglesa, e será ministrada preferencialmente em inglês para que possa oferecer subsídios para a real integração internacional, isto porque a Internet não tem limites geográficos e nem socioculturais.
 
. GOALS/OBJETIVOS: Ecommerce has raised many issues such as consumers' protection, validity and enforceability of econtracts, security within online payments, among others. Because of that traditional contractual doctrine must be concerned with specific characteristics of online contracting. This course focuses such topics, in order to highlight some aspects to be addressed by Brazilian contractual doctrine and consumer protection law. Thus this course aims the analysis of online contracting regarding comparative law, specific Commonwealth case law and some of its statutes. And then it will point out how such problems could be addressed by Brazilian courts regarding there is no specific law about commerce. To sum up, this course aims to provide students with an up to date doctrine concerning ecommerce in order to prepare them to face conflicts regarding ecommerce. Furthermore it brings the real opportunity of international integration given that ecommerce knows neither geographic limits nor language barriers. Because of that it is important that students have contact with comparative law and Brazilian law regarding online contracting.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5104804 - Cíntia Rosa Pereira de Lima
 
Programa Resumido
Esta disciplina pretende investigar alguns aspectos legais sobre os contratos eletrônicos, especificamente questionamentos relacionados à validade e à eficácia destes contratos de adesão e termos e condições de uso. Estes contratos podem ser agrupados em três espécies, a saber: a) “shrink-wrap” licences, reservadas às compras realizadas no estabelecimento físico, porém os termos da licença somente são revelados na instalação do produto; nestes casos, o consumidor terá um prazo para se arrepender caso não concorde com os termos; b) “click-wrap” agreements são contratos disponibilizados para o consumidor em ambiente totalmente virtual, através do qual as cláusulas são estabelecidas unilateralmente, sendo que o aderente deve “clicar” no ícone da caixa de diálogo que lhe é apresentada para manifestar seu consentimento (contendo expressões como “eu concordo”); e c) “browse-wrap”, composto por termos e condições de uso que podem ser acessadas através de um hiperlink no canto inferior de uma página da internet, os quais pretendem vincular aqueles que acessam o conteúdo, muito embora o consumidor não consista com os termos, que muitas vezes nem sabe que existem. Por outro lado, a necessidade de estabelecer critérios para a validade destes contratos decorre de imposição da segurança jurídica para que se estimule e consolide o comércio eletrônico. Além disso, busca-se atingir a efetiva proteção do consumidor cuja vulnerabilidade é acirrada diante do flagrante desequilíbrio contratual, tendo em vista as multinacionais que operam globalmente. Assim, os estudantes de direito devem juntar esforços para harmonizar estes interesses legítimos. Por fim, existe a necessidade de uniformização destas regras que determinam a validade e eficácia destes contratos e termos e condições de uso, para que seja aquilatado o acordo de vontade entre os contratantes, ainda mais quando o fornecedor não informe a existência destes e nem exija a manifestação de anuência do consumidor. A pedra angular do comércio eletrônico é a lei aplicável e a jurisdição competente para dirimir eventuais litígios decorrentes destes contratos que desconhecem limites geográficos, e frequentemente inserem a cláusula compromissória obrigatória e cláusula eletiva que podem restringir o acesso à justiça pelos consumidores. Em suma, é importante adotar uma legislação uniforme e um sistema que garante a efetiva proteção do consumidor para que seja assegurado o pleno desenvolvimento do comércio eletrônico. Assim, seria estabelecido um ambiente confiável segundo as expectativas dos consumidores, bem como dos fornecedores.
 
This course intends to investigate some of the legal issues raised by e- commerce, specifically the validity and enforceability of the electronic adhesion contracts and the terms and conditions of use. Such electronic juridical acts can be grouped into three sub-species: a) the “shrink-wrap” licenses, reserved for purchase in the store, but yet the consumer cannot view the terms and conditions that she or he will be bound by, once the product (often a software) is installed; the consumer is granted with a period of time within she or he can return the product to the store if she or he does not agree with the terms and conditions: b) the “click-wrap” agreements are contracts presented to the consumer, when dealing on-line, stating the and conditions of the purchase, and then, once it's read, she or he may “point and click” in dialog box indicating her or his consent (such as “I agree” or some other synonymous expression); and c) the “browse-wrap”, composed by terms and conditions listed in a hyperlink on the bottom of a web page, which obliges the consumer only because she or he surfs on the Web, nevertheless is not require that the consumer shows any kind of consent the the terms and conditions. On one hand, there is a need to enforce electronic commerce in order to stimulate and consolidate it by making electronic contracts binding on consumers. On the other hand, there is a need to protect consumers from the abuse of unequal bargaining power in such contractual relation, which may pit them against a multinational corporation, which operates throughout the world. Thus, jurists and academics must combine efforts to find a sustainable balance between these two sides. Besides there is a need for a uniform and scientific solution, given that a prerequisite to valid contract formation is the unequivocal “meeting of the minds” which may not happen in this means of contract formation, especially if the supplier does not require any clear and effective sign of assent from the consumer. The touchstone of e-commerce is the law and jurisdiction conflicts since such contracts often include a forum selection clause or a mandatory arbitration clause, which can deprive the consumers of their day in court. In short, it highlights the need for a uniform legislation and a strong protection system to ensure the growth of e-commerce.
 
 
Programa
1 Introdução ao Espaço Virtual. Internet & Direito.
2 Aspectos positivos e negativos do comércio eletrônico.
3 Diplomas supranacionais sobre comércio eletrônico:
3.1 Lei Modelo sobre Comércio Eletrônico das Nações Unidas (UNCTAD)
3.2 Organização Mundial do Comércio (OMC)
3.3 Organização para o Comércio e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
3.4 Os esforços do MERCOSUL para disciplina a contratação transfronteiriça.
4 Estudos Comparados sobre comércio eletrônico:
4.1 União Europeia
4.2 América do Norte
4.3 América Central
4.4 América do Sul
4.5 Projetos de lei brasileiros sobre comércio eletrônico e proteção do consumidor neste contexto.
5 Validade e eficácia dos contratos eletrônicos.
5.1 Shrink-wrap licenses
5.2 Click-wrap agreements
5.3 Browse-wrap terms and conditions
6 Casos e precedentes sobre a validade e eficácia dos contratos eletrônicos.
7 Proteção do consumidor no comércio eletrônico.
8 Conflito de Jurisdição decorrente dos contratos eletrônicos.
11. MÉTODOS UTILIZADOS:
As aulas trarão elementos introdutórios e de aprofundamento de material, que requer familiaridade dos estudantes com esta temática. Cada aula terá um material didático, indicado na bibliografia, que será discutido seguindo os tópicos acima relacionados.
12. ATIVIDADES DISCENTES:
Os estudantes devem estar preparados para discutir o material escolhido pela Docente. Além da leitura do material indicado, os estudantes devem aprofundar suas pesquisas mediante leitura de aprofundamento de doutrina e jurisprudência especializadas.
 
1 - Introduction to Online Environment. Internet & Law.
2 - Pros and Cons of ecommerce.
3 - The most important soft laws concerning ecommerce:
3.1. United Nations' Model Law for Ecommerce (UNCTAD).
3.2. World Trade Organization (WTO).
3.3. The organization for Economic Co-operation and Development (OCDE)
3.4. MERCOSUL's efforts to regulate cross borders online contracts.
4 - Comparative studies of ecommerce:
4.1. European Union (Dir. 200/31/EC)
4.2. North America
4.3. Central America
4.4. South America
4.5. Brazilian bills concerning ecommerce and consumer protection.
5 - Validity and enforceability of econtracts.
5.1. Shrink-wrap licenses
5.2. Click-wrap agreements
5.3. Browse-wrap terms and conditions
6 - Case law concerning the validity and enforceability of econtracts.
7 - Consumer protection within ecommerce.
8 - Jurisdiction conflicts within econtracts
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas trarão elementos introdutórios e de aprofundamento de material, que requer familiaridade dos estudantes com esta temática. Cada aula terá um material didático, indicado na bibliografia, que será discutido seguindo os tópicos acima relacionados.
Critério
O critério de avaliação de aprendizagem será avaliação continuada mediante a participação nas discussões em sala e leitura do material de aprofundamento. Além disso, será aplicada uma prova final e um artigo sobre um dos temas tratados.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70% será exigida prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
BASIC BIBLIOGRAPHY
GEIST, Michael. Internet Law in Canada. 3. ed. Ontário (CA): Captus Press Inc., 2002.
MANN, Ronald J.: WINN, Jane K. Electronic Commerce. 2. ed. Nova Iorque: Aspen Publishers, 2005.
CASTELLS, Manuel. The rise of the network society. 2. ed. The information age: economy, society and culture. vol. 1. Massachusetts: Blackwell, 2000.

COMPLEMENTARY BIBLIOGRAPHY:
BELLEFONDS, Xavier Linant de; HOLLANDE, Alain, Contrats informatiques e télématiques. 3. Ed. Paris: Delmas, 1992.
CASTELLS, Manuel. End of millennium. 2. ed. The information age: economy, society and culture. vol. 3. Massachusetts: Blackwell, 1998.
________. The power of identity. 2. ed. The information age: economy, society and culture. vol. 2. Massachusetts: Blackwell, 2004.
DEBROW, Jennifer C. Browse-Wrap Agreements: Validity of Implied Assent in Electronic Form Agreements. In: The Business Lawyer, vol. 59, p. 279 - 323, nov. 2003.
EDWARDs, Lilian; WAELDE, Charlotte. Law and the Internet. 3. Ed. Oregon, Oxford and Portland: Hart, 2009.
GEIST, Michael. Is there a there there? Toward greater certainty for Internet Jurisdiction. In: Berkeley Technology Law Journal, vol. 6, p. 1345 - 1406, 2002.
________. Consumer Protection and Licensing Regimes Review: The Implications of Electronic Commerce. In: Ontario Ministry of Consumer & Commercial Relations, (21 p.), 1999. Disponível em: . Acesso em: 06 de nov. 2007.
________. Our own creative land: cultural monopoly & the trouble with copyright. The Hart House Lecture Committee, University of Toronto, 2006. Disponível em: . Acesso em 22 de nov. 2008.
KIDD JR., Donnie L.; DAUGHTREY JR., William H. Adapting contract law to accommodate
electronic contracts: overview and suggestions. In: Rutgers Computer and Technology Law Review, vol. 26, p. 215-280, 2000.
LESSIG, Lawrence. Free culture: how big media uses technology and the law to lock down
and control creativity. Londres: Penguin Press, 2004.
________. Code - version 2.0. Nova York: Basic Books, 2006.
________. The future of ideas: fate of the commons in a connected world. New York: Random House, 2001.
LIMA, Cintia Rosa Pereira de. Validade e obrigatoriedade dos contratos de adesão eletrônicos (shrink-wrap e click-wrap) e dos termos e condições de uso (browse-wrap). Tese de Doutorado defendida na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. São Paulo, 2009. 673 p.
________; LAWSON, Philippa. "Browse-Wrap" Contracts and Unfair Terms: What the Supreme Court Missed in Dell Computer Corporation v. Union des consommateurs et Dumoulin. (2007) 37 R.G.D., nº 2. In: Revue générale de droit da Universidade de Ottawa, Faculdade de direito - Seção de direito civil, vol. 37, n. 02, p. 445-462, 2007.
MORINGIELLO, Juliet M. Signals, Assent and Internet Contracting. In: Rutgers Law Review, vol 57, p. 1.307-1.359, verão de 2005.
________; REYNOLDS, William L. Survey--cyberspace law: survey of the law of cyberspace: internet contracting cases 2004-2005. In: The Business Lawyer vol. 61, p. 433-449, nov. 2005.
________; KUNZ, Christina L.; OTTAVIANI, John E., ZIFF, Elaine D.; PORTER. Kathleen M. Porter;
WEST, Darrell M. Digital Government: technology and public sector performance. New Jersey: Princeton University Press, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para DPP9013

Clique para consultar o oferecimento para DPP9013

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP