Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito
 
Direito do Trabalho e da Seguridade Social
 
Disciplina: DTB0324 - Tutela Processual dos Direitos Humanos nas Relações de Trabalho II
Procedural Protection of Human Rights in Labor Relations II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
O Curso tem por objetivo preparar tecnicamente o bacharel para lidar com as novas demandas que tramitam pela Justiça do Trabalho, notadamente após o boom de competências da Emenda Constitucional n. 45/2004, com foco nas pretensões processuais que mais de perto reclamam a tutela preventiva, corretiva ou reparatória dos direitos humanos fundamentais (individuais e sociais) da pessoa nas relações de trabalho. Contribuirá, nessa medida, para a “despatrimonialização” do processo do trabalho, resgatando as virtudes históricas do Direito do Trabalho a partir da sua própria teoria processual. Deverá fazer ver, outrossim, que no campo da tutela processual dos direitos humanos a judicialização da política é uma tendência irrefragável,  convindo então identificar os seus limites constitucionais, situá-la no contexto do devido processo legal e identificar como esse movimento se conecta aos “ativismos judiciais” e à casuística contemporânea da jurisprudência trabalhista brasileira. 

No plano teórico-crítico, o Curso apresentará ao aluno a dupla dimensão do «due process of law» («procedural due process» e «substantive due process») e buscará identificar os seus pontos de entroncamento, com especial enfoque na tutela processual de direitos humanos nas relações de trabalho. Perseguirá outrossim uma compreensão crítica da teoria geral dos direitos humanos a partir de uma teoria processual. Ao final, evidenciará e debaterá as principais manifestações da jurisprudência trabalhista contemporânea em linha de judicialização da política.

No plano técnico-dogmático, o Curso examinará detidamente os principais instrumentos e os mais relevantes poderes exercitáveis em sede de tutela processual de direitos humanos nas relações de trabalho. Assim, estudar-se-ão, entre outros instrumentos e fenômenos, as ações civis públicas e coletivas e a tendência de coletivização do processo laboral; a nova “danosidade” em matéria laboral (o dano moral coletivo, o dano existencial, o dano social, as “punitives damages” em sede trabalhista etc.); o «habeas corpus», o «habeas data» e outras ações especiais na Justiça do Trabalho; os poderes instrutórios do juiz do Trabalho e as possibilidades de tutelas judiciais «ex officio» para a salvaguarda de direitos humanos; e a tutela processual labor-ambiental, i.e., as intervenções judiciais preventivas, corretivas e/ou reparatórias no meio ambiente do trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1093240 - Guilherme Guimarães Feliciano
 
Programa Resumido
1. Tutela processual dos direitos humanos nas relações de trabalho: introdução crítica. 2. Processo e Constituição: as dimensões do «due process of law». 3. direitos humanos e direitos fundamentais: por uma teoria processual. 4. Direitos humanos fundamentais nas relações de trabalho. 5. Tutela processual dos direitos humanos nas relações de trabalho: poderes & instrumentos. 5.1. Ações civis públicas e coletivas. Dano moral coletivo. Dano existencial. Dano social. 5.2. O «habeas corpus» na Justiça do Trabalho: passado, presente e futuro. 5.3. O «habeas data» e as ações de reconhecimento de vínculo empregatício na Justiça do Trabalho. Outras aplicações do «habeas data». 5.4. Outras ações especiais: mandado de segurança individual e coletivo, ação popular, ação de improbidade, ações possessórias, ações inibitórias e de remoção de ilícito. 5.5. Inversões do ônus da prova. 5.6. Poderes instrutórios e tutela judicial «ex officio». 6. Tutela processual labor-ambiental: intervenção judicial preventiva, corretiva e reparatória no meio ambiente do trabalho. 7. Justiça do Trabalho e judicialização da política.
 
 
 
Programa
1. Tutela processual dos direitos humanos nas relações de trabalho: introdução crítica. 2. Processo e Constituição: as dimensões do «due process of law». 3. direitos humanos e direitos fundamentais: por uma teoria processual. 4. Direitos humanos fundamentais nas relações de trabalho. 5. Tutela processual dos direitos humanos nas relações de trabalho: poderes e instrumentos. 5.1. Ações civis públicas e coletivas. Dano moral coletivo. Dano existencial. Dano social. 5.2. O «habeas corpus» na Justiça do Trabalho: passado, presente e futuro. 5.3. O «habeas data» e as ações de reconhecimento de vínculo empregatício na Justiça do Trabalho. Outras aplicações do «habeas data».  5.4. Outras ações especiais: mandado de segurança individual e coletivo, ação popular, ação de improbidade, ações possessórias, ações inibitórias e de remoção de ilícito. 5.5. Inversões do ônus da prova. 5.6. Poderes instrutórios e tutela judicial «ex officio». 6. Tutela processual labor-ambiental: intervenção judicial preventiva, corretiva e reparatória no meio ambiente do trabalho. 7. Justiça do Trabalho e judicialização da política.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O Curso basear-se-á em uma metodologia crítico-indutiva. Disponibilizar-se-á previamente aos alunos a bibliografia sugerida para cada aula, de leitura obrigatória, para os seminários e os debates que se seguirão (que absorverão aproximadamente 1 h/a por semana, sendo as restantes 2 h/a reservadas às aulas expositivas). Textos, programas e julgados utilizados em sala de aula serão deixados à disposição para consulta. Estimular-se-á o debate qualificado, notadamente nos seminários (contraponto pontos de vista divergentes sobre temas comuns), com a finalidade de criar condições bastantes para a construção dialética do conhecimento. A depender da qualidade do material desenvolvido a partir dos subsídios do Curso, estimular-se-ão também publicações em coletâneas.
Critério
Os alunos serão avaliados por seminários (0,0 a 5,0) e, ao final do Curso, por uma prova dissertativa (0,.0 a 5,0), consistente em um estudo de caso.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida entre 3,0 e 4,9 (seminários + prova final) e frequência mínima de 70% , será exigida prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Poderes instrutórios do juiz. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
CANARIS, Claus-Wilhelm. Direitos Fundamentais e Direito Privado. Trad. Ingo Wolfgang Sarlet, Paulo Mota Pinto. Coimbra: Almedina, 2003.
CAPPELLETTI, Mauro. GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Trad. Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1988.
CORREIA, Marcus Orione Gonçalves. Teoria e Prática do Poder de Ação na Defesa dos Direitos Sociais. São Paulo: LTr, 2002.
FELICIANO, Guilherme Guimarães. Curso Crítico de Direito Material do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 2012.
FELICIANO, Guilherme Guimarães. “Meio Ambiente do Trabalho: aspectos gerais e propedêuticos”. In: Revista Síntese Trabalhista. São Paulo: Editora Síntese, 2002. v. 14. n. 162 (dezembro).
FELICIANO, Guilherme Guimarães. “Tutela processual dos direitos humanos nas relações de trabalho”.
FIORILLO, Celso Antonio. RODRIGUES, Marcelo Abelha. NERY, Rosa Maria Andrade. Direito Processual Ambiental brasileiro. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.
MARCATO, Antonio Carlos (coord.). Código de Processo Civil Interpretado. São Paulo: Atlas, 2004.
MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança, Ação Popular, Ação Civil Pública, Mandado de Injunção, “Habeas Data”. 15ª ed. São Paulo: Malheiros, 1994.
NERY JR., Nelson. “O Processo do Trabalho e os Direitos Individuais Homogêneos  Um Estudo sobre a Ação Civil Pública Trabalhista”. In: Revista LTr. São Paulo: LTr, 2000. v. 64. n. 2.
NERY JR., Nelson. Princípios do processo civil na Constituição Federal. 5a ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
OLIVA, José Roberto Dantas. Tutela de Urgência no Processo do Trabalho. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.
PLÁ RODRIGUEZ, Américo. Princípios de Direito do Trabalho. Trad. Wagner D. Giglio. 4ª tiragem. São Paulo: LTr, 1996.
UNGER, Roberto Mangabeira. What should legal analysis become? New York: Verso, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para DTB0324

Clique para consultar o oferecimento para DTB0324

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP