Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito
 
Direito do Trabalho e da Seguridade Social
 
Disciplina: DTB0330 - Ideologia e Direitos Sociais
Ideology and Social Rights

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é, a partir do método materialista histórico-dialético, investigar os direitos sociais em perspectiva temporal utilizando a ideologia como chave de leitura. Em outros termos, pretende-se conduzir o corpo discente por uma investigação sobre a forma pela qual a ideologia interfere no crescimento ou na retração dos direitos sociais. Com isso, pretende-se solidificar nos discentes a possibilidade de observar cientificamente os direitos sociais para além de sua aparência marcadamente influenciada pelos discursos políticos. Para atingir este objetivo principal será necessário percorrer alguns objetivos parciais. Antes de tudo, um recenseamento do debate acerca do conteúdo e da extensão do conceito de ideologia, talvez o conceito mais problemático do método materialista histórico-dialético. Nesse primeiro objetivo, serão imprescindíveis a apresentação de uma leitura panorâmica do estado do tratamento do conceito de ideologia na literatura e uma investigação mais vertical do tratamento dado ao conceito em alguns autores selecionados.  Posteriormente, será necessário observar em perspectiva histórica o crescimento ou retração dos direitos sociais e os movimentos de opinião em torno desses fenômenos. Dada a excessiva amplitude do tema, nesse particular, serão propostos estudos pontuais de caso na realidade brasileira pós-1988, quais sejam, as reformas da previdência e o tratamento da liberdade sindical e do direito de greve pela jurisprudência. Ao final, as duas primeiras partes do curso serão articuladas num momento de reinterpretação dos movimentos em torno dos direitos sociais a partir do conceito de ideologia, isto é, será proposta uma investigação em torno do papel desempenhado pela ideologia no avanço ou no retrocesso da proteção aos direitos sociais. Diante destes objetivos, o programa abaixo proposto destaca sete temas, cada um dos quais deverá ocupar duas aulas sucessivas, uma delas expositiva e a outra dedicada a atividades de leitura dirigida e debates, conforme explicitado na metodologia. Nos três primeiros temas, será trilhado o caminho do debate acerca do conceito de ideologia, partindo de seu panorama geral, especificando-o pela ótica do materialismo histórico-dialético e propondo-se sua reinterpretação. Nos dois temas seguintes serão trabalhados os estudos de caso propostos, que servirão de substrato fático para a abordagem dos dois últimos temas, consistentes no exame das relações de poder implícitas nos estudos de caso, a partir do conceito de ideologia, e nas relações entre ideologia e sociedade da informação na contemporaneidade à luz, também, dos fatos examinados nos estudos de caso. Com isso, ao final, espera-se que cada discente esteja apto a empreender com autonomia o mesmo tipo de reflexão com relação a qualquer fato jurídico com que se depare.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3487594 - Flávio Roberto Batista
 
Programa Resumido
1.	Ideologia: contornos de um conceito problemático
2.	Ideologia, fetichismo e reificação em Marx e nos marxistas
3.	Uma reinterpretação do conceito de ideologia
4.	Reformas da previdência (1998-2003): o desmonte do Estado social não realizado
5.	Liberdade sindical e greve na jurisprudência pós-1988: hermenêutica limitadora
6.	Ideologia e transformação (formal e informal) do direito: Estado, poder e classes
7.	Retração de direitos sociais na contemporaneidade: a ideologia na sociedade da informação 
 
 
 
Programa
1.	Ideologia: contornos de um conceito problemático
2.	Ideologia, fetichismo e reificação em Marx e nos marxistas
3.	Uma reinterpretação do conceito de ideologia
4.	Reformas da previdência (1998-2003): o desmonte do Estado social não realizado
5.	Liberdade sindical e greve na jurisprudência pós-1988: hermenêutica limitadora
6.	Ideologia e transformação (formal e informal) do direito: Estado, poder e classes
7.	Retração de direitos sociais na contemporaneidade: a ideologia na sociedade da informação 
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso foi estruturado a partir de uma alternância entre exposições orais conduzidas pelo docente responsável e atividades de debates desenvolvidas em sala de aula, orientadas pelo docente responsável, chamadas aqui de seminários, por ausência de nomenclatura melhor. Para os seminários, será obrigatória preparação prévia dos discentes, consistente em leitura dos textos recomendados. Nos dias designados para os seminários, haverá a proposição de questões problemáticas pelo docente que deverão ser trabalhadas em pequenos grupos pelos discentes, sendo, ao final, apresentado um relatório individual da leitura e do debate. As exposições orais serão sempre feitas previamente às atividades de debates sobre o mesmo tema, proporcionando informação geral sobre o assunto a ser aprofundado em tais atividades.
Critério
O principal meio de avaliação é a participação nas atividades de debates. Ela será materializada pela análise quantitativa e qualitativa de relatórios individuais a serem redigidos e entregues durante o período das aulas ocupadas com tais atividades, em que o discente deverá sumariar os debates travados em seu grupo e responder fundamentadamente as questões propostas. Cada um desses relatórios será qualificado como suficiente ou insuficiente. A nota de participação será equivalente ao percentual dos relatórios suficientes em comparação com a quantidade total de atividades. Ao final do semestre, o discente poderá optar entre: a) utilizar a nota de participação como nota final (caso tenha apresentado mais da metade de relatórios suficientes em relação ao total, superando, portanto, a média de avaliação da Universidade); ou b) participar de uma avaliação escrita abrangendo todo o conteúdo do semestre, caso em que sua nota final será obtida a partir da média aritmética simples entre a nota de participação e a nota da avaliação. Os discentes que optarem pelo uso da nota de participação como nota final deverão fazê-lo presencialmente e por escrito no dia da avaliação final.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida entre 3,0 e 4,9 e freqüência mínima de 70%, será exigida prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
ALTHUSSER, Louis. A favor de Marx. 2ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

ANFIP. Análise da Seguridade Social em 2006. Brasília: ANFIP, 2007.

BALIBAR, Étienne. A filosofia de Marx. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995

CORREGLIANO, Danilo Uler. O sistema de controle social do direito do trabalho no Brasil. Dissertação (mestrado). São Paulo: FDUSP, 2014.

LUKÁCS, Georg (György). História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.

MACHADO, Gustavo Seferian Scheffer. A ideología do contrato de trabalho. Dissertação (mestrado). São Paulo:USP, 2012.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. III livros. VI volumes. 26ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MELO, Tarso Menezes. Ambiguidade e resistência: direito, política e ideologia na neoliberalização constitucional. Tese (doutorado). São Paulo: USP, 2011.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

PASUKANIS, Eugeny Bronislanovich. A teoria geral do direito e o marxismo. Rio de Janeiro: Renovar, 1989.

ZIZEK, Slavoj (org.). Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para DTB0330

Clique para consultar o oferecimento para DTB0330

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP