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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito
 
Direito do Trabalho e da Seguridade Social
 
Disciplina: DTB0425 - Centralidade do Trabalho e Leitura Crítica dos Direitos Sociais e Individuais I
Centrality of Work and Critical Reading of Social and Individual Rights I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O curso tem como objetivo que cada aluno, à sua maneira, possa responder às seguintes indagações: “A transformação das reivindicações das lutas dos movimentos sociais em direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais consubstancia uma forma de libertação da humanidade? A vindicação, em juízo, desses direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais é elemento de consolidação de experiências realmente contra-hegemônicas? A hermenêutica constitucional dos direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais ocupa que espaço nesse processo de suposta transformação? Como realizar, nesse processo, uma relação entre os direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais?” Para melhor responder a estas indagações, serão postos à disposição dos alunos pressupostos teóricos para uma leitura dos direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistencial social, etc.) e individuais a partir de uma crítica imanente baseada na centralidade do trabalho. A partir destes marcos, será possível ao discente responder, na sua perspectiva própria, aos questionamentos expostos anteriormente. Os direitos (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais aqui analisados serão referentes a questões de gênero, raça e sexualidade. Aqui será também indispensável a compreensão do conceito marxista de forma jurídica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1463173 - Marcus Orione Goncalves Correia
 
Programa Resumido
1ª. aula – Apresentação do curso e de suas finalidades
2ª. aula – Centralidade do trabalho e metodologia 
3ª.aula – Centralidade do trabalho e centralidade das minorias
4ª. aula – Centralidade do trabalho e os direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais: pressupostos para uma leitura crítica
5ª. aula – Centralidade do trabalho e os direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais: pressupostos para uma leitura crítica
6ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
7ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
8ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
9ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
10ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
11ª. aula – Forma jurídica e intolerância
12ª. aula –  Forma jurídica e intolerância
13ª. aula –  Forma jurídica e postulação de direitos de grupos excluídos.
14ª. aula – Forma jurídica e postulação de direitos de grupos excluídos.
 
 
 
Programa
1ª. aula – Apresentação do curso e de suas finalidades
2ª. aula – Centralidade do trabalho e metodologia 
3ª.aula – Centralidade do trabalho e centralidade das minorias
4ª. aula – Centralidade do trabalho e os direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais: pressupostos para uma leitura crítica
5ª. aula – Centralidade do trabalho e os direitos sociais (direitos do trabalho, da previdência social, da assistência social, etc.) e individuais: pressupostos para uma leitura crítica
6ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
7ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
8ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
9ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
10ª. aula – Conceitos básicos do marxismo para a compreensão da forma jurídica.
11ª. aula – Forma jurídica e intolerância
12ª. aula –  Forma jurídica e intolerância
13ª. aula –  Forma jurídica e postulação de direitos de grupos excluídos.
14ª. aula – Forma jurídica e postulação de direitos de grupos excluídos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
No curso, é posta à disposição dos alunos uma bibliografia obrigatória para cada aula, sendo que serão cobradas as leituras na forma de avaliação continuada. Os textos, bem como o programa e julgados que serão utilizados em sala de aula, ficarão à disposição dos alunos na plataforma moodle referente à disciplina. Parte da aula será constituída de atividades diversas como a exibição de filmes, visita à internet, a audição de músicas e outras similares. Tudo será submetido a debate a partir das premissas do curso, postas anteriormente. Em especial, as atividades tendem a ser promovidas a partir de uma intensa reflexão dos direitos de grupos excluídos (nesta edição do curso na perspectiva de gênero e das pessoas com deficiência, dentre outros) e de sua fundamentalidade nas perspectivas social e individual. Além disso, busca-se uma intensa análise comparativa, para fins da real construção de um conceito jurídico e fora do direito, das noções de segurança social envolvendo direitos sociais e individuais destes grupos. A crítica realizada no curso se centrará nas insuficiências e contradições do positivismo jurídico, utilizando-se, para este se atingir este escopo, do materialismo histórico e dialético. Para tanto, será usado amplo acervo jurídico (como, por exemplo, julgados e leis), bem como material de outras áreas do conhecimento humano. Tudo será analisado na perspectiva da forma jurídica, com centro nas análises de Evgeni Pachukanis.
Critério
O principal meio de avaliação é a participação nas atividades de debates. Ela será materializada pela análise quantitativa e qualitativa de relatórios individuais a serem redigidos e entregues durante o período das aulas ocupadas com tais atividades, em que o discente deverá sumariar os debates travados em seu grupo e responder fundamentadamente as questões propostas. Cada um desses relatórios será qualificado como suficiente ou insuficiente. A nota de participação será equivalente ao percentual dos relatórios suficientes em comparação com a quantidade total de atividades. Ao final do semestre, o discente poderá optar entre: a) utilizar a nota de participação como nota final (caso tenha apresentado mais da metade de relatórios suficientes em relação ao total, superando, portanto, a média de avaliação da Universidade); ou b) participar de uma avaliação escrita abrangendo todo o conteúdo do semestre, caso em que sua nota final será obtida a partir da média aritmética simples entre a nota de participação e a nota da avaliação. Os discentes que optarem pelo uso da nota de participação como nota final deverão fazê-lo presencialmente e por escrito no dia da avaliação final.
Norma de Recuperação
Para alunos que obtiveram média final compreendida entre 3,0 e 4,9 e freqüência mínima de 70%, será exigida prova escrita cuja média para aprovação deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
BATISTA, Flávio Roberto. Crítica da tecnologia dos direitos sociais. São Paulo : Outras Expressões/Dobra Editorial, 2013.
BIONDI, Pablo. Dos direitos sociais aos direitos de solidariedade – elementos para uma crítica. São Paulo: Ed. LTr, 2017.
CORREIA, Marcus Orione Gonçalves. Direitos humanos e direitos sociais: interpretação evolutiva e segurança social. In: Revista do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, ano 1, nº 1, São Paulo: USP, 2006.
________. Dogmática jurídica: um olhar marxista. In AKAMINE Jr., Oswaldo; KASHIURA Jr., Celso Naoto; MELLO, Tarso de. Para a crítica do direito – reflexões sobre teorias e práticas jurídicas. São Paulo: Outras Expressões/Editorial Dobra, 2015.
_________. Que fazer. In FONTOURA COSTA, José Augusto; ARRUDA DE ANDRADE, José Maria; MATSUO, Alexandra Mary Hanse (organizadores). Direito: teoria e experiência – estudos em homenagem a Eros Roberto Grau. São Paulo: Malheiros, 2013, p. 530-560.
________. Os direitos sociais enquanto direitos fundamentais. In: CORREIA, Marcus Orione Gonçalves; CORREIA, Érica Paula Barcha (coord.). Direito Previdenciário e Constituição: homenagem a Wladimir Novaes Martinez. São Paulo: LTr, 2004.
_________. Uma crítica imanente das reformas da previdência social no Brasil. Revista de Previdência Social, Editora LTr, São Paulo, n. 411, fev. 2015, p. 142.
 _________. Uma leitura marxista da redução da maioridade penal. Revista Margem Esquerda – ensaios marxistas, Boitempo Editorial, São Paulo, n. 21, out. 2013, p. 21-26.
EDELMAN, Bernard. A legalização da classe operária. Tradução Flávio Roberto Batista, Jorge Luiz Souto Maior, Marcus Orione Gonçalves Correia, Pablo Biondi. São Paulo: Boitempo, 2016.
ENGELS, Friedrich; KAUTSKY, Karl. O socialismo jurídico. Tradução de Lívia Cotrim e Márcio Bilharinho Naves. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2.ª ed.. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão popular, 2008.
______. O capital: crítica da economia política: l. I, v. I, 26.ª ed. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
PACHUKANIS, Evgeni. A teoria geral do direito e o marxismo e ensaios escolhidos (1921-1929). Trad. Lucas Simone. Revisão Técnica: Marcus Orione (coordenação), Márcio Bilharinho Naves, Flávio Roberto Batista, Pablo Biondi, Alberto Munhoz, Jorge Luis Souto Maior. São Paulo: Ed. Sundermman, 2017.
 

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