Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0114 - Contabilidade em Moeda Constante
Price Level Accounting

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: Essa disciplina tem como objetivo a discussão e o aprofundamento dos conhecimentos dos alunos no que se refere às demonstrações em moeda constante. Inflação e variações cambiais podem distorcer de forma bastante relevante o real significado das informações que são apresentadas nas demonstrações contábeis. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Apresentar e demonstrar aos participantes da disciplina os reflexos dos efeitos que tanto a inflação quanto as variações cambiais podem provocar nas diversas demonstrações contábeis. Ao aluno será oferecida a oportunidade de identificar e, principalmente, compreender que, mesmo com taxas de inflação, ou variações cambiais, que possam ser consideradas baixas por muitos, ainda assim no médio e longo prazos seus efeitos são bastante perniciosos para o bom entendimento das demonstrações contábeis. Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos estejam aptos a: 1. Entender os efeitos da perda de poder aquisitivo da moeda. 2. Identificar as diferenças entre variações nominais e variações reais. 3. Avaliar e distinguir o que são despesas financeiras reais. 4. Avaliar e distinguir o que são receitas financeiras reais. 5. Compreender o que são ganhos e perdas em ativos e passivos monetários. 7. Identificar e entender o que significa capital monetário e capital físico. 8. Elaborar demonstrações contábeis em moeda de poder aquisitivo constante. 9. Entender a diferença entre moeda funcional, moeda local e moeda de apresentação. 10. Reconhecer e mensurar transações em moeda estrangeira e participações societárias no exterior. 11. Realizar o processo de conversão das demonstrações contábeis. 12. Entender o que são ganhos e perdas na conversão das demonstrações contábeis. 13. Avaliar de forma consistente as diferenças de resultado em moeda nacional e moeda estrangeira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90328 - Ariovaldo dos Santos
1035522 - Guillermo Oscar Braunbeck
8593894 - Raquel Wille Sarquis
 
Programa Resumido
1. HISTÓRICO DA INFLAÇÃO NO BRASIL, DESENVOLVIMENTO DOS MODELOS DE CORREÇÃO MONETÁRIA DE BALANÇOS (CMB) E CORREÇÃO MONETÁRIA INTEGRAL (CMI) 2. CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA MOEDA DE APRESENTAÇÃO
 
 
 
Programa
1. HISTÓRICO DA INFLAÇÃO NO BRASIL, DESENVOLVIMENTO DOS MODELOS DE CORREÇÃO MONETÁRIA DE BALANÇOS (CMB) E CORREÇÃO MONETÁRIA INTEGRAL (CMI) 1.1 Como a inflação afeta a empresa e suas informações. 1.2 Caracterização de itens monetários (puros e impuros) e não monetários 1.3 Cálculo de ganhos e perdas em itens monetários 1.4 Cálculo de receitas e despesas financeiras reais 1.5 Ajuste a valor presente de ativos e passivos monetários. 1.6 Modelo de Correção Monetária de Balanços (CMB). 1.7 Modelo de Correção Monetária Integral (CMI). 1.8 Reflexos nos tributos sobre os resultados. 1.9 Análise do Pronunciamento Técnico CPC 42 – Contabilidade em Economia Hiperinflacionária (IAS 29 – Financial Reporting in Hyperinflationary Economies). 2.CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA MOEDA DE APRESENTAÇÃO 2.1 Moeda funcional, moeda de apresentação, moeda local e moeda estrangeira. 2.2 Reconhecimento e mensuração de transações em moeda estrangeira. 2.3 Avaliação de investimentos no exterior. 2.4 Métodos de conversão de demonstrações contábeis. 2.5 Ajuste Acumulado de Conversão. 2.6 Análise do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeito das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis.
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para o ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas. 2. Discussões em sala de aula dos principais conceitos. 3. Discussões em sala de aula de exercícios e exemplos práticos. 4. Atividades em grupo: resolução de exercícios e de casos práticos. 5. Atividades individuais: realização de exercícios e provas. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Espera-se que os métodos de ensino-aprendizagem utilizados desenvolvam no aluno não apenas a capacidade técnica de aplicação dos procedimentos necessários para reconhecimento dos efeitos inflacionários e das variações cambiais nas demonstrações contábeis, mas principalmente a capacidade crítica para compreender os efeitos danosos que a ausência de mecanismos de atualização monetária das demonstrações contábeis pode provocar no processo de análise e decisões financeiras, não apenas no âmbito empresarial, mas na sociedade como um todo.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo dos; IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu (2018). Manual de Contabilidade Societária. 3a ed. São Paulo: Atlas. Instruções CVM Nº 191/92, Nº 248/96 e Parecer Nº 27/94 (Correção Integral de Balanços). Pronunciamento Técnico CPC 42 – Contabilidade em Economia Hiperinflacionária. Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) - Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de Demonstrações Contábeis. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: SZUSTER, N. (1985). Análise do Lucro Passível de Distribuição - Uma Abordagem Reconhecendo a Manutenção do Capital da Empresa São Paulo. Tese de Doutorado, FEA/USP. SANTOS, A. (1980). Aspectos da Conversão de Demonstrações Financeiras para Moeda Estrangeira. São Paulo, 1980. Tese de Doutorado, FEA/USP.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0114

Clique para consultar o oferecimento para EAC0114

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP