Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0206 - Contabilidade de Custos
Cost Accounting

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
A disciplina visa propiciar aos participantes o entendimento do funcionamento da Contabilidade de Custos, compreendendo os seus conceitos fundamentais, seu funcionamento como sistema de informação e sua integração com a Contabilidade Societária.
 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
A disciplina oferece uma visão sistêmica abrangente e moderna da contabilidade de custos. Os temas estudados serão tratados de maneira conceitual e prática. Assim, espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam aptos a:

1. Entender a contextualização da contabilidade de custos relativamente às contabilidades societária, tributária e gerencial e entender a contabilidade de custos no contexto dos sistemas de informações empresariais.
2. Dominar a terminologia contábil e classificações aplicadas na contabilidade de custos. Discriminar os conceitos de custo, despesa, investimento, perda, gasto e desembolso. Classificar os custos e despesas em relação às alterações dos volumes de atividades em fixos e variáveis. Classificar os custos e despesas em relação aos objetos de custeio em diretos e indiretos.
3. Conhecer os conceitos fundamentais e os procedimentos sistêmicos do método de custeio por absorção. Aprender a elaboração do fluxo contábil do sistema, com a movimentação dos valores de custos pelas diferentes contas de estoques, desde o evento compras até a obtenção do CPV dos produtos. Conhecer o conteúdo do Pronunciamento CPC 16 – Estoques, 
4. Conceituar custo de material direto. Entender a classificação de material direto, a distinção entre material direto e indireto, a composição do custo de material direto, os critérios de avaliação de estoques, o tratamento contábil dos tributos incidentes sobre os materiais, o processo de apropriação do custos de materiais aos produtos e a contabilização dos materiais. 
5. Conceituar mão-de-obra direta, segregar mão-de-obra direta e indireta, mensurar o custo de mão-de-obra- direta, conhecer e tratar contabilmente os encargos incidentes sobre a mão-de-obra- direta, efetuar a apropriação de mão-de-obra- direta aos produtos e proceder à contabilização da mão-de-obra- direta.
6. Conceituar custos indiretos de fabricação e classificar os elementos que compõem os custos indiretos de fabricação. Compreender o processo de alocação dos custos indiretos de fabricação aos produtos, envolvendo a classificação dos centros de custos de produção, o processo de departamentalização e a utilização das diferentes unidades de trabalho dos centros de custos produtivos. Conhecer a aplicação do conceito de taxas pré-determinadas de custos indiretos de fabricação.
7. Conhecer as características do sistema de acumulação de custos por ordem de fabricação. Conhecer o processo de custeamento de ordens de fabricação, conhecer a integração do custeamento por ordem com a contabilidade societária, conhecer o tratamento contábil das ordens de produção de longo prazo de execução.
8. Conhecer as características do sistema de acumulação de custos por processo. Conhecer o processo de custeamento dos processos de produção, conhecer conceito de grau de acabamento de unidades equivalentes de produção. Saber calcular o grau de acabamento. Conhecer a integração do custeamento por processo com a contabilidade societária. 
9. Conhecer as características do sistema de produção conjunta. Classificar os coprodutos, subprodutos e sucatas, classificar os custos na produção conjunta e efetuar a apropriação dos custos conjuntos aos coprodutos. 


 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3767752 - Andson Braga de Aguiar
214113 - Carlos Alberto Pereira
8091887 - Daniel Magalhães Mucci
3770882 - Marcio Luiz Borinelli
64919 - Reinaldo Guerreiro
 
Programa Resumido
1. CONTEXTUALIZAÇÃO, TERMINOLOGIA CONTÁBIL E CLASSIFICAÇÕES DE CUSTOS
2. O MÉTODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO
3. OS ELEMENTOS DE CUSTOS
4. SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E PRODUÇÃO CONJUNTA
 
 
 
Programa
1. CONTEXTUALIZAÇÃO, TERMINOLOGIA CONTÁBIL E CLASSIFICAÇÕES DE CUSTOS
1.1 A contabilidade de custos e seu relacionamento com a contabilidade societária, tributária e gerencial
1.2 A contabilidade de custos como um sistema de informação
1.3 Terminologia contábil e classificações dos custos

2. O MÉTODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO
2.1 Conceitos fundamentais do método de custeio por absorção
2.2 A lógica e o fluxo contábil do método de custeio por absorção
2.3. Pronunciamento CPC 16

3. OS ELEMENTOS DE CUSTOS
3.1 Material direto: classificação, mensuração, apropriação e contabilização
3.2 Mão-de-obra direta: classificação, mensuração, apropriação e contabilização
3.3 Custos indiretos de fabricação: classificação, mensuração, apropriação e contabilização

4. SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E PRODUÇÃO CONJUNTA
4.1 Acumulação de custos por ordem: características, custeio dos produtos, integração com a contabilidade societária
4.2 Acumulação de custos por processo: características, custeio dos produtos, integração com a contabilidade societária
4.3 Produção conjunta: características, custeio dos produtos conjuntos
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas; 2. Leitura e discussão de capítulos de livros; 3. Discussões em sala de aula de casos práticos; 4. Atividades individuais: exercícios, quizzes e provas; 5. Atividades em grupo: exercícios, quizzes, resolução de casos. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Espera-se que os métodos de ensino-aprendizagem utilizados desenvolvam no aluno capacidade de aprender e discriminar a utilização dos conceitos e técnicas apresentadas na disciplina. Espera-se ainda o desenvolvimento de atitudes positivas no relacionamento com os pares.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GUERREIRO, Reinaldo. Estruturação de sistemas de custos para a gestão da rentabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ATKINSON, Anthony A.; BANKER, Rajiv D.; KAPLAN, Robert S.; YOUNG, S. Mark. Contabilidade gerencial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
HORNGREN, Charles T.; DATAR, Srikant M.; FOSTER, George. Contabilidade de custos. Volumes 1 e 2. 11. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. 
MAHER, Michael. Contabilidade de custos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0206

Clique para consultar o oferecimento para EAC0206

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP