Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0314 - Análise de Custos
Cost Analysis

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: A disciplina busca apresentar e discutir os conceitos teóricos e questões práticas que envolvem conceitos, ferramentas e técnicas de custos destinados à geração e utilização de informações de custos como instrumento de apoio gerencial ao processo de tomada de decisão, planejamento e controle nas organizações. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: A disciplina oferece uma visão abrangente e prática dos principais temas relacionados à análise de custos. Os temas estudados serão tratados de maneira conceitual e prática. Assim, espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam aptos a: 1. Descrever, distinguir e comparar os principais métodos de custeio (custeio por absorção, custeio pleno e custeio variável); 2. Aplicar os conceitos relacionados à cada método de custeio em casos e exercícios práticos; 3. Compreender e aplicar o custeio direto no processo de tomada de decisões; 4. Conhecer os conceitos e abordagens do Custeio Baseado em Atividades (ABC); 5. Entender os conceitos de custeio variável e margem de contribuição e aplicá-los nas relações de custo-volume-lucro, particularmente o cálculo do ponto de equilíbrio, da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional; 6. Compreender o reflexo da teoria das restrições em decisões de custos a partir da aplicação do conceito de margem de contribuição por fator limitante; 7. Distinguir as diferentes abordagens de definição de preços de venda e aplicar os conceitos markup em decisões de precificação de produtos/serviços; 8. Compreender os conceitos de custo de oportunidade, custos afundados e custos relevantes, e aplicá-los em decisões de terceirização de atividades, aceitação de pedido especial e de (des)continuidade de operações; 9. Descrever o conceito de custo-padrão e aplicar técnicas de análise de variação de custos (materiais, mão de obra de custos indiretos de fabricação) para o processo de planejamento e controle.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3767752 - Andson Braga de Aguiar
214113 - Carlos Alberto Pereira
8091887 - Daniel Magalhães Mucci
3770882 - Marcio Luiz Borinelli
3549898 - Patrícia Siqueira Varela
64919 - Reinaldo Guerreiro
 
Programa Resumido
1. MÉTODOS DE CUSTEIO 2. USO DAS INFORMAÇÕES DE CUSTOS PARA DECISÃO DE VOLUMES, LUCROS E PREÇOS 3. CUSTOS RELEVANTES PARA DECISÃO 4. CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
 
 
 
Programa
1. MÉTODOS DE CUSTEIO 1.1. Comportamento de custos 1.2. Métodos de custeio: variável x absorção x pleno 1.3. Métodos de custeio: direto 1.4. Custeio e Gestão Baseados em Atividades (ABC/ABM) 2. USO DAS INFORMAÇÕES DE CUSTOS PARA DECISÃO DE VOLUMES, LUCROS E PREÇOS 2.1. Relações entre o custo, o volume e o lucro 2.2. Margem de Contribuição por fator limitante 2.3. Preço de Venda 3. CUSTOS RELEVANTES PARA DECISÃO 3.1. Conceitos de custo de oportunidade, custo afundado e custos relevantes 3.2. Decisões baseadas em custos 4. CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE 4.1. Custo padrão 4.2. Análise das variações de materiais, mão de obra e custos indiretos
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas; 2. Leitura e discussão de capítulos de livro; 3. Discussões em sala de aula de casos práticos; 4. Atividades individuais: exercícios, quizzes e provas; 5. Atividades em grupo: exercícios, resolução de casos, seminários e trabalhos. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Espera-se que os métodos de ensino-aprendizagem utilizados desenvolvam no aluno capacidade de análise crítica e trabalho em equipe para resolução de problemas, e aprimore suas habilidades de julgamento para a tomada de decisões financeiras, tanto no âmbito pessoal, quanto no âmbito de diferentes tipos de organizações, públicas e/ou privadas.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2018. MARTINS, Eliseu; ROCHA, Welington. Métodos de custeio comparados: custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ATKINSON, Anthony A.; BANKER, Rajiv D.; KAPLAN, Robert S.; YOUNG, S. Mark. Contabilidade gerencial: informação para tomada de decisão e execução da estratégia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015. DRURY, C. M. Management and cost accounting. 10 ed. Cengage Learning, 2017. GARRISON, Ray H.; NOREEN, Eric. W.; BREWER, Peter C. Contabilidade gerencial. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. GUERREIRO, Reinaldo. Estruturação de sistemas de custos para a gestão da rentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010. HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Cengage Learning, 2001. HORNGREN, Charles T.; DATAR, Srikant M.; FOSTER, George. Contabilidade de custos. v.1 e 2, 11 ed. São Paulo: Pearson, 2004. MARTINS, Eliseu; ROCHA, Welington. Contabilidade de custos: Livro de Exercícios. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2015. MEGLIORINI, E. Custos: análise e gestão. 3. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. OYADOMARI, J. C. T.; MENDONÇA NETO, O. R. de; DULTRA-DE-LIMA, R. G.; NISIYAMA, E. K.; AGUIAR, A. B. de. Contabilidade Gerencial: ferramentas para melhoria de desempenho empresarial. GEN/Atlas, 2018.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0314

Clique para consultar o oferecimento para EAC0314

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP